Notícias

A revolução que acontece por dentro

A pauta da diversidade vem ganhando espaço nas organizações. Nos últimos anos, foi possível perceber o crescimento do número de empresas que investiram na implementação de ações afirmativas, contratação de especialistas e até mesmo na estruturação de áreas funcionais dedicadas ao tema.

Em 2021, um estudo produzido pela consultoria Mais Diversidade mostrou que 97% das empresas brasileiras pretendiam investir em diversidade naquele ano, mas cerca de 65% ainda não possuem um programa estruturado sobre o tema. Além disso, apenas 28% possuem uma área específica sobre o assunto.

Os números mostram um avanço, mas também deixam claro que ainda há um longo caminho a se percorrer. Para aqueles que ainda relutam em investir no tema, o prejuízo financeiro e impacto negativo nos resultados serão consequências naturais.

De acordo com a Deloitte, empresas que trabalham a diversidade acima da média produziram uma proporção maior da receita de inovação (45% do total) do que aqueles com diversidade abaixo da média (26%), o que se traduziu em desempenho financeiro geral mais forte.

Além disso, um estudo realizado pelo LinkedIn ano passado concluiu que 88% das empresas brasileiras preferem fazer negócios com organizações que tenham como um dos pilares a diversidade.

Dito isso, profissionais negros estão desempenhando um papel fundamental como agentes de mudança que operam por dentro das organizações. Para escrever esse artigo, conversei com mulheres que são protagonistas e trabalham e/ou vivem essa revolução em empresas como FARM e Semente Negócios.


Percepções e realidades

No começo deste texto, falei sobre o crescimento da pauta de diversidade e inclusão (DEI) nas organizações. Mas isso é, de fato, sentido pelas pessoas negras? Antes de qualquer coisa, é preciso entender que se a transformação não for genuína, o sistema não se mantém de maneira sustentável. As áreas acabam não sendo priorizadas e consequentemente passam por corte (seja de verba ou de equipe). Mas uma vez que a transformação é feita de maneira estratégica e transversal, a empresa muda de dentro pra fora.

Porém, de acordo com a Semente, existe um aumento no esforço das empresas em trabalhar o tema, seja por meio de programas de apoio ao desenvolvimento de mulheres ou pessoas negras no pipeline de liderança das organizações, na implementação de políticas e práticas de gestão de pessoas com foco na diversidade, bem como um aumento na implementação de programas que visem o desenvolvimento das comunidades do entorno dessas organizações, promovendo o que chamamos de geração de valor compartilhado.
Trabalhar com esse tema pressupõe assumir que para além das pessoas serem todas iguais, elas possuem necessidades diferentes que passam por questões individuais ou coletivas frutos de uma construção social em nossa sociedade.


Como é ser uma agente da mudança?

Conversando com alguns "agentes da mudança", percebi que estar nesse local é um misto de sentimentos, englobando o desejo de mudar uma realidade que impacta nós mesmos e nossos pares. É preciso ter esse propósito muito bem estabelecido para construir melhores condições de vida para pessoas diversas e promover uma educação empreendedora que visa o desenvolvimento sustentável.

Trabalhar a interseccionalidade da diversidade (gênero, raça, classe social, geracional, entre outras) precisa ser sempre na terceira pessoa, é frequentemente trocar o ELES pelo NÓS".
Assumir esse papel de agenda da mudança, entretanto, é desafiador. Não podemos deixar de destacar a importância e necessidade de dividir essa responsabilidade para que não sobrecarregue ninguém.

Essa sobrecarga também está diretamente ligada ao envolvimento pessoal que essas questões tomam na vida dos agentes. O contato com altos volumes de casos relacionados a racismo e outras discriminações, torna muito difícil não afetar e respingar em tudo o que já vivemos. No setor de DEI, por exemplo, a criação de processos é uma etapa muito importante para dar tração aos casos e conseguir envolver outros setores nas tratativas.


O olhar para a saúde mental

Como você deve estar imaginando, a saúde mental é impactada no processo de diversas maneiras ao longo da trajetória de trabalho, principalmente quando se é sujeito de uma estrutura que não te favorece e muitas das vezes impõem barreiras para o desenvolvimento profissional e social, mesmo que haja movimento para mitigação disto. Trabalhar para ser agente da mudança é viver o próprio objeto de pesquisa e trabalho. Para Josy Santos, que é gestora de projetos em Inovação Social e Empreendedorismo Feminino, atuar nessa área é saber que "quando eu falo, por exemplo, do impacto do racismo no desenvolvimento da carreira de mulheres negras, eu estou falando da minha carreira também".


A importância da liderança negra em DEI

Falando sobre essa presença da liderança negra em DEI, existe um movimento chamado "nada sobre nós sem nós" que destaca a importância de contar com os grupos afetados no assunto tratado.

Em recente conversa com a líder de Diversidade e Inclusão na FARM Rio, Caroline Sodré, percebemos que quando você vive, na prática, o tema que articula, certamente as tratativas são mais eficientes, alinhadas e empáticas. Existe um limite de atuação entre teoria e prática. Por mais que o profissional branco que ocupa essa cadeira seja competente, terão articulações que vão para um lugar de vivência que não faz parte do espaço de experiência dele.

É importante ressaltar também o impacto social positivo causado, já que ainda vivemos em uma sociedade na qual a posição de liderança ainda é de difícil acesso para a população preta brasileira.

Novamente olhando para dados: segundo uma pesquisa realizada em 2021 pela consultoria Tree Diversidade em parceria com o Grupo TopRH, o perfil dos profissionais que trabalham com diversidade nas organizações são de maioria branca (51,1%), mulher cisgênero (75,7%), heterossexual (63,8%) e sem qualquer tipo de deficiência (94,2%).

Muitas vezes as empresas entendem que para liderar a pauta de diversidade e inclusão dentro da companhia é importante falar a língua do meio empresarial: ter habilidades de gestão, planejamento, saber lidar com metas e métricas. Quando esse perfil se combina com representatividade, a expectativa é que as mudanças avancem mais rapidamente.

A participação de pessoas negras como líderes em DEI leva para o campo de discussões e construção de soluções e há uma grande diferença no trabalho desempenhado quando, além de negra, a liderança possui consciência social. De qualquer maneira, ainda falta para muitos o estudo profundo sobre as pautas e o entendimento do processo.


Balanço das mudanças e perspectivas do futuro

Para finalizar esse artigo, trago um balanço das mudanças na pauta racial e da diversidade nas organizações nos últimos anos, além das perspectivas para o futuro.
Tenho percebido a busca pela ampliação do conhecimento sobre a temática diversidade e ESG por parte das organizações. Isso se mostra positivo no sentido de encontrarmos um ambiente favorável na proposição de ações que sejam mais efetivas. Empresas como a Semente Negócios são exemplos que é possível promover impactos positivos na mitigação dessas desigualdades, com projetos como "Mulheres do Nosso Bairro" e "Empreenda Como Uma Mulher", iniciativas para fomentar o empreendedorismo feminino e "Vai Tec", programa de empreendedorismo periférico que acontece em São Paulo, desenvolvido com um olhar da lente das questões sociais da periferia.

Em outras conversas com quem atua em outros mercados, a percepção é um pouco diferente e as mudanças acabam sendo muito vazias, pouco embasadas e superficiais. O problema dessa superficialidade é que muitas empresas encaram esse desafio atrelado a uma descredibilização do assunto e com uma ampla resistência na hora de dialogar sobre privilégios e posicionamentos estratégicos do negócio para alta liderança. Porém, ainda existem os pontos positivos, como a maior visibilidade da pauta ESG, maior protagonismo sobretudo de pessoas pretas, taxas de empregabilidade maiores na média e alta liderança, fóruns constantes e profundos sobre o tema.

A presença do profissional negro ainda se faz figurativa em muitos espaços. Já existe uma parcela alta de profissionais negros trabalhando com diversidade, porém, também existem profissionais qualificados para outras áreas. Podemos ter destaque em todos os campos, e não apenas falando de questões que nos atravessam pessoalmente.


Leia mais em:
https://startups.com.br/artigo/a-revolucao-que-acontece-por-dentro

Fonte:
Startups.com.br

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores
Correios -
Governo Federal -
Grupo Boticário - A beleza de crescer juntos
Apoiadores
4blue - Educação e Gestão empresarial
Ademicon - Consórcios
Anhembi Morumbi - Universidade
Ânima Educação - Grupo Educacional
Bossa Invest - Investimentos em Startups
O Boticário - Perfumaria, Produtos de Beleza, Cosméticos e mais
Care Systems Bio Enzymes - Biotecnologia
Catherine Bloom - Cosméticos e Velas Aromáticas
China Link Trading - Consultoria de Importação
Claro Empresas - Telefonia
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
Dinastia Hub - Aceleradora de negócios.
Editora Gente - Editora
Escola de Palestrantes - Mentoria
Focus Palestras - Palestras e Treinamentos
Goshen Land - Expansão de Negócios
MegaZap Business - Chatbot omnichannel
MUNTE - Construtora e Incorporadora
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
Pini Personalizados - GIFTS
RapChef - Refeições congeladas e Franquias
Santander - Banco
Shark Tank Brasil - Programa de TV
Shopee - Marketplace
Sony Channel - Canal de tv e entretenimento
SPA Tecnologia - Software
Transfeera - Plataforma de Pagamentos
Expositores
2CX - Customer Experience
Açaí Tenório - Açaí
Action 360° - Franquia
Simões, March e Araujo - Advocacia para negócios
Agência MDAP - Agência de Marketing Digital
Agitel Telecom - Inteligência na comunicação
Ahoba Viagens - Franquia de Viagens
Aline Sobrino - Joias, Acessórios e Moda
AMA - Associação de Amigos do Autista - Assistência Social, Saúde e Educação
Ancoraggio Café - Eventos
Andrade - Gestão de Franquias
AROMADEGAIA - Óleos Essenciais
Art&spresso CAFÉ - Acessórios Femininos Diferenciados
Átomo Online - Agência de marketing
Avendaz - Consultoria
AZ BANK - Consultoria Financeira
Balteus - Agência de Marketing e Consultoria
Bamboo Confecções - Confecção de Roupas e Vestuário
Bar4You - Drinks
Batataria Leve Sabor - Batata Recheada
Batatas Drikas - Batata no cone
BBQ MEAT - Alimentação
Bee Delivery - Logística
Belém Saúde - Segurança e Saúde do Trabalho
Bem Dito - Food Trailer
Bem Minas Empório - Queijos e doces
Big John Burger - Hamburgueria
Biscoiteria - Doces
Biscoitos da Bisa - Loja de alimentos naturais
Booleria - Monte seu bolo
Cab Credit - Financeira
Cab Motors - Montadora de veículos
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
Churros da Rô - Churros
Circuito das Feiras - Mídia e Conteúdo
CityMart - eCommerce
Coffee4You - Coffee
Comunidade de Autoconhecimento - Cursos e treinamentos
Consulto - Plataforma de Saúde
Dacosta Registro de Marcas - Propriedade Intelectual
DAS Assessoria e Consultoria Empresarial - Consultoria e Contabilidade
DBV Company -  Franquia de Serviços de Limpeza
Devise - Software House
DigAÍ - Plataforma de entrevistas
Do Chef Creperia - Crepe
doTERRA - Óleos Essenciais
Drika Brindes - Brindes Personalizados
Drusa Eventos - Eventos e Festas
EcomSmart - Tecnologia
Editora Escala - Editora
Editora Unbewusste - Editora
Edutalent - Tecnologia
Em Casa com o Chef - Food Trailer
EME Doctors - Arte da Medicina
EmpreendaCast - Podcast
Empreendedor.TV - Mídia e Conteúdo
Emprego Simples - Plataforma de Empregos
Erkon - Registro de Marcas
Crema Grill - Espetinhos
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Farol Food Truck - Hamburgueria
Fato Contábil - Assessoria Contábil e Empresarial
FEA Júnior USP - Consultoria
Fininport - Investimentos
Firebull Burger - Hamburgueria
Fisio Terapi - Aparelhos de Massagem
Flavored Popcorn - Franquia e Produtos personalizados
Flex Correria Express - Entregas rápidas
Fome de Pizza - Máquinas para pizzarias
Fujifilm Brasil - Fotografia e Saúde
Gam Brasil - Energia Solar
Gerah - Beleza e Bem-estar
Gestão Tecc - Tecnologia
GF Nutri Consultoria - Consultoria na Área de Alimentos
Glow Gourmet - Geladinhos Gourmet
GO! Foods - Café
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Greenpeace - Meio Ambiente
Greice Joviane - Transformação Ativacional
Grin Store - Darkstores e Last Mile
Grupo ABC - Soluções em Terceirização
Grupo Arbo - Turismo e Eventos
Grupo Ferreira Souza - Holding
Grupo Mark - Representação comercial
Grupo Princesa - Marcas e Patentes
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Grupo Uriah - Publicidade
Héctor - Contador Digital
Hope Produções  - Fotografia e Videografia
Hug - Infláveis
Ilhas de Atibaia - Hotel Resort
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
InstalFone Telecom - Serviços de telecomunicações empresarial
J.A Essence De La Vie - Fragrâncias
LAM Consultoria Empresarial - Consultoria Empresarial
Lapidare - Centro de Treinamento em Cirurgia Plástica, Estética e Dermatologia
Lash House - Estética
Lataria Food Truck - Hamburgueria
Leggero - Café
Leide Gourmet - Doces Artesanais
LT Culinária - Comida japonesa
Macarrão na Chapa - Gastronomia
Mary Kay - Cosméticos
MAXI ACESSÓRIOS - Joias e Semijoias
MCF Info - Soluções em Tecnologia
MDW Brasil - Energia Solar
Mega Robô de Led - Entretenimento
Meu Baiano - Gastronomia Regional
MG Consultoria Contábil - Contabilidade
Mister Wiz - Escolas de Empreendedorismo
Monomito Filmes - Produção audiovisual
myBro. Corretora - Corretora
Natureza em Saúde - Suplementos alimentares
NextWeb - Agência de Marketing
Nobru Coffee e Donuts - Cookies, Donuts, Café
Núcleo Zainaghi - Cursos e Palestras
Ônix Comex - Comércio Exterior
Parceiro Ton - Maquininhas de Cartão
Parmê da Rê - Parmegianas
Pequenas Mordidas - Doces
Pipocando na Nave - Pipocas Gourmet
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Presentare - Consultoria e Comunicação
Prisma Colors - Corantes para Tintas
Projetando Eventos - Estandes
Pudim dos Deuses - Doces
RCHub - Contabilidade
Rede Brasil de Televisão - Canal de TV
Refin - Treinamentos  / Recuperação Financeira
Rei da Cabine - Cabine Fotográfica
Rei do Brigadeiro - Brigadeiros Gourmet
Renascimento Óleos Essenciais - Cosméticos e Óleos Essenciais
RiviaDev - Tecnologia
Sabor e Cor Ateliê Gourmet - Pipocas Gourmet
Associação São Joaquim - Serviços de assistência social
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - Painéis de LED, som e iluminação
Silent System - Wireless Audio Systems
SIQ Consultoria e Gestão - Consultoria e Gestão
Snapfi - Aplicativo para empreendedores
Strongs - Moda Fitness
Super Estágios - Recrutamento e Seleção
TELEO - Plataforma de Marketing
Terapimax - Aparelhos de Massagem
Thiane Café - Food Bike
TRABBE - Tecnologia
Trevo Bistrô - Gastronomia
Trufaria São Paulo - Confeitaria
Tv Eventos - Mídia e Conteúdo
USE PLUXY - Moda praia
Vapt Vupt Soluções Financeiras - Reabilitação de CPF E CNPJ
Videomedi - Telemedicina
Vitorino Seguros - Corretora de planos de saúde
VIVA FÁCIL - Assistente pessoal
VRO - Entretenimento
WAKU WAKU - Cafeteria
Webbing Brasil - Desenvolvimento de Sistemas, Aplicativos e Produtos digitais
We Do Logos - Plataforma
WM Contabilidade - Contabilidade
ZIPPI - Fintech
ZUKI - Segurança e Medicina do Trabalho
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
MDL Extintores - Extintores e Combate a Incêndio
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Silent System - Wireless Audio Systems
Sympla - Ingressos
Nós apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
WhatsApp
Realização: minds.com.br
A Minds é um grupo de mídia e publicidade, desde 1997 cria e desenvolve meios de comunicação e negócios inovadores
Telefone / WhatsApp: (11) 4172.5266