Notícias

Como atrair investimentos para a sua startup

Cada vez mais empreendedores se perguntam como aproveitar a onda de investimentos em startups para atrair capital. Em 2021, os aportes somaram US$ 621 bilhões, segundo dados globais da CB Insights.

O que investidores buscam em uma startup?

Inicialmente, é importante entender quais são as expectativas dos investidores em relação às startups. Segundo Júlia De Luca, gerente de tecnologia do Itaú BBA, existem três aspectos principais que são levados em consideração durante o processo seletivo.

O primeiro deles é a equipe que compõe a startup. A equipe se torna especialmente relevante quando a empresa ainda está no início do seu ciclo, pois é justamente na capacidade dessas pessoas que os investidores apostam.

De maneira geral, uma boa equipe é composta por indivíduos com habilidades complementares, que possuem experiências relevantes e aderem à visão da companhia. É recomendável que a startup conte com mais de um fundador, pois uma pessoa dificilmente conseguirá impulsionar o crescimento de uma startup sozinha.

"Está mais do que comprovado que, quando você tem um bom time de fundadores, eles acabam atraindo pessoas boas", comenta De Luca. "Tem até aquele ditado: é mais fácil dar certo uma ideia ruim com pessoas boas, do que uma ideia boa com pessoas ruins".

O segundo aspecto é o mercado alvo, que se refere ao mercado que a startup considera aproveitável ou disponível para consumir o seu produto ou serviço. Nesse sentido, é importante diferenciá-lo do tamanho da oportunidade, que se refere ao mercado total que, hipoteticamente, poderia ser atendido pela empresa - que não leva em conta limitações geográficas ou a concorrência, por exemplo.

"O fundo de investimentos sempre quer que a empresa fique gigante e gere bilhões", diz a especialista. "Então não adianta você ter uma excelente ideia e ela focar um nicho muito pequeno."

O terceiro aspecto é o próprio produto, que deve atender às demandas do mercado alvo. Por isso, é necessário estar atento ao conceito de "product-market fit", que avalia essa adequação e é o principal indicativo de que existem pessoas dispostas a pagar pela ideia.

Amure Pinho, investidor e ex-presidente da Abstartups (Associação Brasileira de Startups), porém, lembra que os requisitos podem variar de acordo com o investimento escolhido: "Investidores-anjo, por exemplo, costumam buscar startups que já estão em crescimento com ritmo acelerado e recorrente, acima de dois dígitos mensais nos últimos seis meses."

Como preparar sua startup para receber investimentos?

Uma vez resolvidas as questões que envolvem produto, mercado alvo e equipe, existem outros detalhes que podem influenciar o interesse de investidores em uma startup. Esse é o caso, por exemplo, do pitch - ou seja, do discurso utilizado pelo empreendedor para vender a sua ideia.

No pitch, é necessário comunicar de forma sucinta qual é a tese do produto, abordar qual problema ele se propõe a resolver e de que maneira pretende fazer isso. Ele funciona como um convite ao investidor para conhecer mais sobre a empresa, e geralmente é o primeiro passo em direção a uma parceria.

Segundo De Luca, porém, é comum que ocorram alguns erros nessa etapa. "Quantas ideias nós vemos que são muito boas, mas o empreendedor demora quarenta minutos para chegar ao ponto? Às vezes ele está tão imerso no produto que trata aquilo como óbvio, e não explica o suficiente"

Aprender a fazer um bom pitch pode ser útil não apenas para atrair investidores, mas também para conquistar clientes, cativar colaboradores e aperfeiçoar o próprio objetivo da startup.

Também é necessário demonstrar ao investidor que existe um olhar estratégico e que os recursos captados serão utilizados para objetivos específicos. "Lembre-se de apresentar as metas do negócio e as projeções de crescimento a curto, médio e longo prazo", complementa Paulo Buso, head de marketing da Abstartups.

Aspectos legais devem estar no radar dos empreendedores durante essa fase, sendo recomendável contar com os serviços de um advogado para elaborar um contrato social, entender os termos e condições colocados pelos investidores, e garantir o cumprimento da legislação e dos termos contratuais.

O ambiente regulatório para startups no Brasil ainda é incipiente, e passa por mudanças constantes. Ainda assim, já é possível encontrar escritórios de advocacia especializados nesse setor, e contratar serviços desse tipo permite que a empresa evite multas e outras punições que possam comprometer financeiramente a sua atuação.

Que tipo de investimento escolher?

Existem diversos tipos de investimentos para startups. As aceleradoras, por exemplo, são empresas lideradas por empreendedores ou investidores experientes que buscam auxiliar no crescimento de startups através de apoio financeiro, mentoria e networking, e exigem participação no capital da empresa.

Já as incubadoras oferecem auxílios semelhantes, mas escolhem startups de acordo com alguma necessidade governamental ou regional, e os investimentos ocorrem através de editais de verbas públicas. As incubadoras são mais burocráticas e são lideradas por gestores com experiência em mediar o poder público, por exemplo.

O venture capital, por sua vez, ocorre através da aquisição de ações ou de direitos de participação por meio de um grupo de investidores, que passam a fazer parte do quadro societário da empresa. Já o investidor-anjo é um pessoa física que injeta capital próprio em uma empresa, também em troca de uma participação no negócio.

Outras modalidades incluem private equity, capital semente e venture building.

Segundo De Luca, para escolher o melhor tipo de investimento, é preciso olhar para o valor agregado que ele traz. Existe o caso, por exemplo, dos investidores que já foram operadores de uma startup, e que podem ajudar o empreendedor no dia-a-dia. Ou, então, há os fundos globais que, além de trazerem o financiamento, também garantem renome à empresa.

"Também pode ser um anjo que seja um alto executivo de uma empresa que poderá se tornar minha cliente no futuro", explica.

A principal forma de se expor a esses diferentes investidores é através do networking - seja participando de eventos ou sendo ativo nas redes sociais, por exemplo. O networking também é importante para alavancar o produto da startup e atrair novos clientes, especialmente no início da empresa, quando não há muito dinheiro disponível para marketing.

Buso acrescenta que, mesmo após a captação, é necessário cultivar uma relação saudável com o investidor. "Isso cria possibilidades de novas captações, ou de mudanças no modo de utilização do recurso acordado ou até mesmo no próprio montante", afirma.

Os especialistas argumentam que, apesar do aumento da taxa básica de juros e do período eleitoral, o mercado de startups deve continuar a crescer no Brasil em 2022. Por conta do cenário macroeconômico contracionista, porém, os investidores devem ser mais seletivos e criteriosos.

"Vivemos sem dúvidas o melhor momento do ecossistema de startups brasileiro. Ambiente mais maduro, grandes empresas e entidades de fomento mais preparadas e próximas aos empreendedores, e capital chegando na ponta, equação que em geral tende a trazer bons resultados", afirma Pinho.


Leia mais em:
https://forbes.com.br/forbes-money/2022/02/como-atrair-investimentos-para-a-sua-startup/

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores
Correios -
Governo Federal -
Grupo Boticário - A beleza de crescer juntos
Apoiadores
4blue - Educação e Gestação empresarial
Ademicon - Consórcios
Anhembi Morumbi - Universidade
Ânima Educação - Grupo Educacional
O Boticário - Perfumaria, Produtos de Beleza, Cosméticos e mais
Care Systems Bio Enzymes - Biotecnologia
Catherine Bloom - Cosméticos e Velas Aromáticas
China Link Trading - Consultoria de Importação
Claro Empresas - Telefonia
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
Dinastia Hub - Aceleradora de negócios.
Editora Gente - Editora
Escola de Palestrantes - Mentoria
Focus Palestras - Palestras e Treinamentos
Goshen Land - Expansão de Negócios
MegaZap Business - Chatbot omnichannel
MUNTE - Construtora e Incorporadora
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
Pini Personalizados - GIFTS
RapChef - Refeições congeladas e Franquias
Santander - Banco
Shark Tank Brasil - Programa de TV
Shopee - Marketplace
Sony Channel - Canal de tv e entretenimento
SPA Tecnologia - Software
Transfeera - Plataforma de Pagamentos
Expositores
2CX - Customer Experience
Açaí Tenório - Açaí
Action 360° - Franquia
Simões, March e Araujo - Advocacia para negócios
Agência MDAP - Agência de Marketing Digital
Agitel Telecom - Inteligência na comunicação
Ahoba Viagens - Franquia de Viagens
Aline Sobrino - Joias, Acessórios e Moda
AMA - Associação de Amigos do Autista - Assistência Social, Saúde e Educação
Ancoraggio Café - Eventos
Andrade - Gestão de Franquias
AROMADEGAIA - Óleos Essenciais
Art&spresso CAFÉ - Acessórios Femininos Diferenciados
Átomo Online - Agência de marketing
AZ BANK - Consultoria Financeira
Balteus - Agência de Marketing e Consultoria
Bamboo Confecções - Confecção de Roupas e Vestuário
Bar4You - Drinks
Batataria Leve Sabor - Batata Recheada
Batatas Drikas - Batata no cone
BBQ MEAT - Alimentação
Bee Delivery - Logística
Belém Saúde - Segurança e Saúde do Trabalho
Bem Dito - Food Trailer
Bem Minas Empório - Queijos e doces
Big John Burger - Hamburgueria
Biscoiteria - Doces
Biscoitos da Bisa - Loja de alimentos naturais
Booleria - Monte seu bolo
Cab Credit - Financeira
Cab Motors - Montadora de veículos
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
Churros da Rô - Churros
Circuito das Feiras - Mídia e Conteúdo
CityMart - eCommerce
Coffee4You - Coffee
Consulto - Plataforma de Saúde
Dacosta Registro de Marcas - Propriedade Intelectual
DAS Assessoria e Consultoria Empresarial - Consultoria e Contabilidade
DBV Company -  Franquia de Serviços de Limpeza
Devise - Software House
DigAÍ - Plataforma de entrevistas
Do Chef Creperia - Crepe
doTERRA - Óleos Essenciais
Drika Brindes - Brindes Personalizados
Drusa Eventos - Eventos e Festas
EcomSmart - Tecnologia
Editora Escala - Editora
Editora Unbewusste - Editora
Edutalent - Tecnologia
Em Casa com o Chef - Food Trailer
EME Doctors - Arte da Medicina
EmpreendaCast - Podcast
Empreendedor.TV - Mídia e Conteúdo
Emprego Simples - Plataforma de Empregos
Erkon - Registro de Marcas
Crema Grill - Espetinhos
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Farol Food Truck - Hamburgueria
Fato Contábil - Assessoria Contábil e Empresarial
FEA Júnior USP - Consultoria
Fininport - Investimentos
Firebull Burger - Hamburgueria
Fisio Terapi - Aparelhos de Massagem
Flavored Popcorn - Franquia e Produtos personalizados
Fome de Pizza - Máquinas para pizzarias
Fujifilm Brasil - Fotografia e Saúde
Gam Brasil - Energia Solar
Gerah - Beleza e Bem-estar
Gestão Tecc - Tecnologia
GF Nutri Consultoria - Consultoria na Área de Alimentos
Glow Gourmet - Geladinhos Gourmet
GO! Foods - Café
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Greenpeace - Meio Ambiente
Greice Joviane - Transformação Ativacional
Grin Store - Darkstores e Last Mile
Grupo ABC - Soluções em Terceirização
Grupo Arbo - Turismo e Eventos
Grupo Ferreira Souza - Holding
Grupo Mark - Representação comercial
Grupo Princesa - Marcas e Patentes
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Grupo Uriah - Publicidade
Hope Produções  - Fotografia e Videografia
Hug - Infláveis
Ilhas de Atibaia - Hotel Resort
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
InstalFone Telecom - Serviços de telecomunicações empresarial
J.A Essence De La Vie - Fragrâncias
LAM Consultoria Empresarial - Consultoria Empresarial
Lapidare - Centro de Treinamento em Cirurgia Plástica, Estética e Dermatologia
Lash House - Estética
Lataria Food Truck - Hamburgueria
Leggero - Café
Leide Gourmet - Doces Artesanais
LT Culinária - Comida japonesa
Macarrão na Chapa - Gastronomia
MAXI ACESSÓRIOS - Joias e Semijoias
MCF Info - Soluções em Tecnologia
MDW Brasil - Energia Solar
Mega Robô de Led - Entretenimento
Meu Baiano - Gastronomia Regional
MG Consultoria Contábil - Contabilidade
Mister Wiz - Escolas de Empreendedorismo
Monomito Filmes - Produção audiovisual
Natureza em Saúde - Suplementos alimentares
Negócio Fechado -
NextWeb - Agência de Marketing
Nobru Coffee e Donuts - Cookies, Donuts, Café
Núcleo Zainaghi - Cursos e Palestras
Óleos Essenciais de Bem - Óleos Essenciais doTERRA
Ônix Comex - Comércio Exterior
Parceiro Ton - Maquininhas de Cartão
Parmê da Rê - Parmegianas
Pequenas Mordidas - Doces
Pipocando na Nave - Pipocas Gourmet
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Presentare - Consultoria e Comunicação
Prisma Colors - Corantes para Tintas
Projetando Eventos - Estandes
Pudim dos Deuses - Doces
RCHub - Contabilidade
Rede Brasil de Televisão - Canal de TV
Rei da Cabine - Cabine Fotográfica
Rei do Brigadeiro - Brigadeiros Gourmet
RiviaDev - Tecnologia
Sabor e Cor Ateliê Gourmet - Pipocas Gourmet
Associação São Joaquim - Serviços de assistência social
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - Painéis de LED, som e iluminação
Silent System - Wireless Audio Systems
SIQ Consultoria e Gestão - Consultoria e Gestão
Snapfi - Aplicativo para empreendedores
Strongs - Moda Fitness
Super Estágios - Recrutamento e Seleção
TELEO - Plataforma de Marketing
Terapimax - Aparelhos de Massagem
Thiane Café - Food Bike
TRABBE - Tecnologia
Trevo Bistrô - Gastronomia
Trufaria São Paulo - Confeitaria
Tv Eventos - Mídia e Conteúdo
USE PLUXY - Moda praia
Videomedi - Telemedicina
Vitorino Seguros - Corretora de planos de saúde
VIVA FÁCIL - Assistente pessoal
VRO - Entretenimento
WAKU WAKU - Cafeteria
Webbing Brasil - Desenvolvimento de Sistemas, Aplicativos e Produtos digitais
We Do Logos - Plataforma
WM Contabilidade - Contabilidade
ZIPPI - Fintech
ZUKI - Segurança e Medicina do Trabalho
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
MDL Extintores - Extintores e Combate a Incêndio
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Silent System - Wireless Audio Systems
Sympla - Ingressos
Nós apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
WhatsApp
Realização: minds.com.br
A Minds é um grupo de mídia e publicidade, desde 1997 cria e desenvolve meios de comunicação e negócios inovadores
Telefone / WhatsApp: (11) 4172.5266