Notícias

Veja as principais tendências em Tecnologia para 2024

O panorama global mostra que cada vez mais tendências de tecnologia irão interferir não só na transformação digital de empresas, mas também trarão impacto no dia a dia dos seres humanos.

A inteligência artificial, impulsionada por modelos generativos acessíveis, aos poucos está transformando a tomada de decisões em organizações e até mesmo facilitando o trabalho de alguns profissionais. Paralelamente, o cenário de segurança cibernética está evoluindo em resposta à hiperconectividade, demandando abordagens mais rigorosas para proteger sistemas interligados.

Esses são apenas alguns dos vários exemplos que mostram que inovações tecnológicas irão fazer parte do nosso cotidiano. Porém, você já imaginou quais delas estarão mais presentes em 2024? Continue lendo para descobrir!

Quais são as tendências de tecnologia para 2024?
As mais recentes tecnologias disponibilizadas para acesso público estão delineando um futuro onde a conectividade, a eficiência e a inovação se juntam para moldar a forma como lidamos com a nossa realidade.

Uma recente pesquisa do Gartner, empresa que traz insights sobre o mercado de tecnologia, lançada em outubro de 2023, mostra que espera-se um aumento de 8% nos investimentos mundiais com TI em 2024.

Com isso, especialistas já começam a apostar nas que estarão em destaque no próximo ano, então comece a prestar atenção nas seguintes tendências:

1. Desenvolvimento e democratização das IAs generativas
Não há dúvidas que um dos assuntos mais comentados em 2023 foi o ChatGPT. Após sua última atualização, em novembro, a empresa revelou possuir 100 milhões de usuários ativos. Além disso, um relatório da enciclopédia virtual Wikipédia mostra que, neste ano, a página que explica sobre essa Inteligência Artificial foi a mais visitada do site - os números chegam a 49.490.406 visualizações de página.

Tornando-se cada vez mais acessível, a tendência é que as IAs generativas fiquem mais robustas e assertivas, uma vez que o algoritmo aprende conforme o uso - e isso vale tanto para textos como para criação de imagens.

De acordo com o Gartner, prevê-se que mais de 80% das organizações usem APIs e modelos de GenAI até 2026.

2. Tecnologia Sustentável
O aumento do foco nos problemas ambientais impulsionará o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e energias renováveis.

Isso porque o uso massivo de algumas iniciativas, como a própria Inteligência Artificial ou a Internet das Coisas (IoT), acabam gerando impactos negativos devido à alta geração energética que elas demandam.

Frente a isso, inovações em armazenamento que envolvem energia solar, eólica e outras fontes renováveis terão um papel crucial na transição para práticas mais ecológicas.

3. Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)
As Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs) são soluções de computação projetadas e personalizadas para fornecer recursos e funcionalidades especializadas adaptadas a um setor específico.

A expectativa do Gartner é que 70% das empresas usem ICPs para acelerar iniciativas de negócios até 2027, uma vez que essas plataformas permitem a otimização de tempo e recursos.

4. Internet das Coisas (IoT) e Hiperconectividade
A implementação generalizada da tecnologia 5G proporcionará uma conectividade mais rápida e confiável. Isso terá impactos significativos em áreas como comunicações, IoT, veículos autônomos e saúde, permitindo uma comunicação instantânea e uma maior capacidade de conexão de dispositivos.

5. Banco como um serviço
A ideia de BAAS, ou Bank as a Service, está transformando a interação entre empresas e clientes, mesmo aquelas fora do setor financeiro, uma vez que isso transforma a experiência do usuário e torna as plataformas mais acessíveis.

Desta forma, isso representa uma oportunidade significativa para aprimorar eficiência, personalização e conveniência nas transações financeiras e serviços relacionados no mundo digital.

6. Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)
O relatório Worldwide Augmented and Virtual Reality Spending Guide da IDC mostra que os gastos mundiais com realidade aumentada e realidade virtual devem chegar a US$ 50,9 bilhões em 2026.

Isso é importante para setores de empresas que trabalham com previsibilidade e simulação de situações ou espaços para tornar seus produtos e serviços mais personalizados, assertivos e com menor propensão ao erro.

7. Identidade digital
A biometria continuará a evoluir, proporcionando métodos mais avançados de autenticação. Reconhecimento facial, impressões digitais, íris e outras formas de autenticação biométrica serão cada vez mais utilizados para garantir a segurança em dispositivos e serviços - inclusive no setor governamental.

Desenvolver o conceito de identidade digital é essencial para evitar fraudes e prejuízos tanto para indivíduos quanto para organizações, já que golpes podem causar invasão em contas, vazamento de dados e propriedade intelectual e gerar vítimas de deep fakes.

8. Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança da Inteligência Artificial (TRiSM)
A democratização da IA aumenta a urgência do TRiSM para evitar efeitos negativos fora de controle. Isso porque a inteligência artificial pode acabar herdando alguns vícios que não são identificados por quem constrói o algoritmo, como é o caso de discriminações ou geração de informações enviesadas.

Inclusive, algoritmos de IA podem tomar decisões importantes, como concessão de empréstimos ou contratação sem fornecer clareza das condições para os usuários.

9. Engenharia de Plataformas
A ideia é construir e operar plataformas internas de desenvolvimento de autosserviço e de DevOps para otimizar a produtividade, experiência do usuário e acelerar a entrega de valor comercial.

As plataformas são desenvolvidas para atender às necessidades específicas dos usuários, interagindo com ferramentas e processos para facilitar o desenvolvimento eficiente de aplicativos e serviços, já que ocorre uma otimização do operacional.

10. Gestão Contínua de Exposição a Ameaças (CTEM)
Essa é uma abordagem que as empresas adotam para avaliar de maneira contínua e consistente a acessibilidade, exposição e explorabilidade dos ativos digitais e físicos de uma organização.

Desta forma, a CTEM consegue identificar e mitigar potenciais ameaças à segurança da informação, proporcionando uma visão holística dos riscos ao longo do tempo.

De acordo com o Gartner, organizações que priorizam investimentos em segurança com base nessa iniciativa podem reduzir duas vezes as violações até 2026.

11. Aplicações Inteligentes
Ao contrário das aplicações tradicionais, as aplicações inteligentes não apenas processam informações, mas também aprendem e se adaptam ao longo do tempo. Considerando o atual cenário de constantes mudanças e avanços tecnológicos, contar com o apoio de uma ferramenta que consegue se adaptar é essencial para otimizar a operação.

A demanda de profissionais da área tende a aumentar em 2024, e uma pesquisa da Gartner CEO and Senior Business Executive mostra que 26% dos CEOs consideram que a escassez de talentos é um problema.

12. Clientes-Máquinas (Machine Customers)
Trata-se de agentes não-humanos que têm a capacidade de negociar e adquirir bens e serviços de forma autônoma, utilizando tecnologias avançadas, como IA e algoritmos de tomada de decisão.

Eles são programados para conduzir transações comerciais, desde a pesquisa e seleção de produtos até o pagamento, sem intervenção humana direta.

A previsão do Gartner é que trilhões de dólares em receitas sejam gerados até 2030 para esse viés.

13. Força de Trabalho Conectada Aumentada
Essa tendência revolucionária está moldando a experiência do colaborador, impulsionando a eficiência e promovendo a inovação nos processos de negócios por meio de ferramentas digitais.

Isso se dá com a utilização integrada de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA), e Internet das Coisas (IoT), entre outras iniciativas.

O Gartner estima que até 2027, 25% dos CIOs usarão iniciativas de força de trabalho conectada aumentada para reduzir o tempo de aquisição de competência em 50%.

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores 2024
Grupo Ferreira Souza
Cab Motors
Videomedi
Cab Credit
Mister Wiz
Expositores 2024
Bamboo Confecções
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be Hive
beautyin
Belém Saúde
Bem Dito
Big John Burger
Booleria
Cab Credit
Cab Motors
Cabedal
Cartonagem CWB
China Link Trading
Cielo
CityMart
Clínica Arcangeli
Consulto
Cora
DigAÍ
Dr. Jack
EcomSmart
Edutalent
Em Casa com o Chef
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
Expo Center Norte
Fato Contábil
Fininport
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Ferreira Souza
Grupo Uriah
Hug
iMalaDireta
Loovi
Mac Immigration Canada
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Mister Wiz
Moov Eventos
OGGI
Paiva Ribeiro
Picolli Premier
PLX Digital
Projetando Eventos
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Seguro Prático
Shark Tank Brasil
Snapfi
Sony Channel
SOVC
Tejota Cast
TELEO
Thiane Café
Vera Motors
Videalize
Videomedi
VIVA FÁCIL
WAKU WAKU
WM Contabilidade
Expositores 2023
ABC CRED
Ademicon
Agência Mon
Agência NextWeb
Albas Balas De Coco
Amollis
AQBank
AQContábil
Audicoplan Assessoria Empresarial
Ayane Cota
Bachrelli Projetos e Treinamentos
Bamboo Confecções
Basecolor
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be You Business Education
beautyin
BECV Contábil
Bem Dito
Benditta Hora
Best Churros
Beta Montanhismo
BLESSA
Bluedot Marketing Digital
Booleria
Bot Company
Brasil Connecting
Brazil Cosmetics
Bric à Brac
BRM3 Consultoria
Bruter Brasil
Cabedal
Cachaça The Malake
Cannabwine
CAÔ Serviços Especializados
Capitu Bolsas
Carrefour Property
Cartonagem CWB
Catherine Bloom
Cerveja do Jessé
Cherry Mint
China Link Trading
China Venture
Chocolates Vitoio
Chopeiras Prime
CityMart
Clínica Arcangeli
Cognitive
Collar Capital
Comunicação Express
Conect Max
Conectar Marketing
Consulto
Cor de Amora
Cora
daki
Davinci
Delta Investiment Banking
Delta Investor
Diagrama Investimentos
Diego Paz Design
Dilubiju
Dona DÔs Doces
doTERRA
Dr. Brother Franchising
Dr. Jack
Dropify
Edix Seguros
Efí
Electra
Elite Empreendedorismo
Em Casa com o Chef
Empório Delícias da Ci
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
ESPM Jr
Estúdios Voz
Expo Center Norte
Farol Food Truck
Ferras Diamante Imperial
Fininport
Fisio Terapi
GoTo
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Cardoso Brasil
Grupo Criarq
Grupo Ferreira Souza
Grupo RZK
Grupo Souza Brasil
Grupo Uriah
Helena
Helô Doces
HiEz
Hope Produções
Hotel Jabaquara
Hug
iMalaDireta
Infinity Brindes
Insight Academy
iORDER
IP Force
Kitto Creative
Klaus Tecnologia
La Casa
Leide Gourmet
Leopards Tecnologia
LETZGO
LiciStar
Livraria e Editora Andreoli
Livraria Insight
Livraria Scritto Nobeli
Loovi
Lu Estética de Resultados
Lufema
Lune Assessoria Contábil
Mac Immigration Canada
Maloca Games
Master Coach Valdir Junior
MDF Technology
Meester / GoTo
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Menna Barreto Centro Educacional
Mister Wiz
Modal Marcas e Patentes
Monedd
Mony CashBack
Moov Eventos
MOSHE 3000
My Nexus
Nanica
Nest Business University
Nimble Evolution
NoRapido
Nova Nobel System
Nunesc Digital
OGGI
Operadora Legal
Orcoma Contabilidade
Paiva Ribeiro
Permanence
Picolli Premier
Pizza Roots
PLX Digital
Polozi
Pompoar App
PostCash
Pronex
Quero Mais
Quilombo Doces
Quiterias Delicias da Vovó
Recanto das Araucárias
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Rei do Transfer
Reinvent Consultoria & RH
Remate
RGS Contabilidade
Saboaria Sálvia
SAE+C
Salcio Branding
Santa Thereza Design
Secretária Virtual
Seguro Prático
Sellenger
Semear Contabilidade
Shark Tank Brasil
Sinapse Finance
Skwid
Solides Tecnologia
Sony Channel
SOVC
Starmeta
Sublinks
Swile
Synapsis Consultoria de Resultados
Tekiio
TELEO
Terapimax
Thianes Café
Tô Nem Aí
Total Coding
TRC Global Finance
Uni Varejo De Moda
Universidade São Judas Tadeu - Ânima Educação
VART
Vera Motors
Videalize
Videomedi
Visão Total
VIVA FÁCIL
VRO
Wine Move
X Craft Beer
Zoho
ZW Ccontabilidade
ZWORK - Gestão financeira completa
Media Partners
Sympla
Feiras e Negócios
Exame
ISTOÉ Dinheiro
Folha de São Paulo
Portal Radar
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Gráfica Paulista - Gráfica
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Videalize - Produtora
Nós apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
WhatsApp
Realização: exhibition.com.br
CNPJ: 11.442.325/0001-40