Palestrante 2022
Dono da Chilli Beans, Caito Maia começou a se envolver com óculos no final dos anos 90, quando foi aos Estados Unidos para estudar música. Para completar o orçamento, vendia os óculos que comprava na Califórnia para os amigos. Ao voltar para o Brasil, passou a comercializá-los no atacado para distribuição em estabelecimentos multimarcas. Em 1998, decidido a investir e alavancar sua própria marca que exibia no Mercado Mundo Mix desde 1997, lançou a primeira loja Chilli Beans, na Galeria Ouro Fino. Um sucesso contabilizado hoje em mais de 900 pontos de venda no Brasil e no exterior, em lugares como Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, México, Tailândia e Caribe.
Com uma excelente visão de negócios e empreendedorismo, Caito Maia, um dos maiores e mais influentes empresários do Brasil, é o fundador da Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, da Ótica Chilli Beans e jurado do Shark Tank Brasil, na Sony Channel.
Nascido em Cotia, SP, iniciou sua trajetória em um ambiente diferente do que está hoje. Apaixonado por música, aos 18 anos, decidiu se mudar para os Estados Unidos para estudar na Berklee College Of Music, em Boston. Nessa época, estava à frente de uma banda chamada Las Ticas Tienen Fuego.
Fascinado pelos óculos escuros americanos e utilizando seu instinto empresarial aguçado, Caito financiou seus estudos com a renda que obtinha dos óculos que trazia dos Estados Unidos para seus amigos do Brasil. Foi assim que passou a mergulhar no universo dos óculos escuros e se apaixonar por eles.
Oito anos depois, em 1997, com o aumento crescente da demanda de pedidos por óculos, decidiu investir em sua própria marca e inaugurar a primeira loja da Chilli Beans, na Galeria Ouro Fino, em SP, revolucionando o segmento de óculos no país. Nessa época, Caito já abraçava a diversidade entre seus colaboradores e desenvolvia um modelo de negócio que priorizava a experiência do consumidor, ao gerar o contato direto do cliente com o produto e ao produzir 44 coleções limitadas por ano, com parcerias baseadas nos pilares de moda, música, arte e geek.
Presente em mais de 19 países e com um market share de 16,5% no segmento de óculos escuros no Brasil, decidiu embarcar em uma nova aventura: a Ótica Chilli Beans, um novo conceito de loja focado em soluções de ótica. Inspirada em uma barbearia cubana do século XX, sua primeira unidade foi inaugurada em 2019 no Shopping Cidade São Paulo e, hoje, é a terceira maior rede do Brasil, com mais de 160 lojas abertas.
Para Caito, um de seus papeis enquanto empresário é assumir o compromisso sobre impactos ambientais. Dessa maneira, há quatro anos, passou a investir em pesquisas para desenvolver materiais sustentáveis para os óculos. O resultado foi a coleção ECO, com produtos feitos com resíduos plásticos recolhidos do oceano, que se tornou parte do portfólio perene da marca, podendo ser encontrada em qualquer época do ano. Além disso, desenvolveu a Eco Chilli, um novo formato de loja, com construção modular, que utiliza energia solar e é produzida 100% com plástico reciclado.
Fora do ambiente corporativo, Caito é reconhecido por ser um verdadeiro showman. Desde 2017, integra o elenco do reality show Shark Tank Brasil, na Sony Channel, como um dos tubarões. Além disso, o rockstar dos negócios está à frente do programa Se Parar O Sangue Esfria, na 89FM, onde recebe empresários para conversar sobre seus negócios.