Notícias

7 mitos sobre o empreendedorismo que impedem o sucesso de negócios

De acordo com o último levantamento do Global Entrepreneurship Monitor, abrir o próprio negócio está entre os quatro maiores desejos do brasileiro

1. Apenas jovens têm chances de sucesso ao começar um negócio

O empreendedorismo está diretamente ligado a se expor a riscos, e, geralmente (não é uma regra), pessoas mais jovens são mais dispostas a arriscar. Contudo, isto não é uma barreira para que empreendedores seniores apostem no próprio negócio. Inclusive, há quem defenda que a maturidade adquirida com a idade é um fator positivo na hora de empreender.

Entre os mitos do empreendedorismo, a idade é um tema recorrente, mas dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostram que a questão etária nada mais é do que uma crença errada na hora de começar um negócio.

A geração de empreendedores seniores brasileiros - com idade de 54 a 65 anos - é a que apresenta o maior rendimento mensal (14% ganham cinco salários mínimos ou mais), além de ser a faixa etária que mais emprega, em termos relativos. "Nesta faixa etária predominam chefes de família. Segundo o estudo do Sebrae, o principal fator que motiva esses donos de pequenos negócios a abrir a própria empresa é conseguir uma fonte de renda adicional", diz o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

2. Empreendedorismo é para quem tem muito dinheiro

Quem tem a oportunidade de começar a empreender com algum dinheiro em caixa certamente tem uma vantagem, mas acreditar que necessariamente é preciso ter muito dinheiro para começar um negócio próprio é mais um dos mitos do empreendedorismo.

É comum, inclusive, que pessoas de classes sociais mais baixas iniciem um pequeno negócio com investimentos mínimos e com foco na renda extra para sustentar a família. Em muitos casos, esses pequenos empreendimentos se expandem e prosperam. Além disso, é possível começar um negócio por meio de franquias, algumas delas não exigem um grande investimento inicial.

3. É preciso ter ideias geniais para ter sucesso

Ao observar o seu dia a dia, quantos negócios à sua volta surgiram de ideias totalmente inovadoras? Talvez alguns, principalmente os ligados à tecnologia - afinal, Uber e Ifood, por exemplo, mudaram o modo como nos comportamos em relação a transporte e alimentação -, mas a grande maioria dos negócios não surgem de ideias absolutamente inovadoras.

Caso assim fosse, seria um problema, porque todos ainda precisaríamos de supermercados, farmácias, hortifrutis, açougues, lojas de roupas, salão de cabeleireiro e tantos outros produtos e serviços diários. Portanto, é um mito acreditar que só é possível empreender a partir de ideias geniais. Essa crença limita potenciais empreendedores, que deixam de tirar sua ideia do papel.

Um bom exercício é substituir esse pensamento pela ideia de que o seu negócio precisa resolver um problema (seja ele grande, para milhões de pessoas, ou pequeno, para algumas poucas pessoas). Mas cuidado! Isso não significa que o seu empreendimento não precisa apresentar um diferencial ao consumidor.

Além disso, precisamos normalizar o fato de que quando o assunto é empreendedorismo, as ideias não vêm do nada (às vezes, acontece, mas não é a regra). Na verdade, um trabalho de amadurecimento das ideias é uma das etapas ao abrir um negócio.

4. Empreender é sinônimo de não ter chefe e ser livre

Ser o seu próprio chefe é uma das máximas entre os mitos sobre o empreendedorismo. Na teoria, a ideia é encantadora, mas na prática, pode desanimar quem está pensando em começar o próprio negócio.

O empreendedor pode não ter um superior cobrando metas mensais, ou checando o horário de trabalho. Por outro lado, a responsabilidade de ter um negócio independente é enorme e exige disciplina. O empreendedor precisa cumprir datas, acordos e contratos com uma série de pontas envolvidas no sucesso do seu próprio negócio como sócios, investidores, clientes, fornecedores, funcionários, etc.

5. Só quem faz o que ama tem sucesso nos negócios

Trabalhe com o que você ama e nunca estará trabalhando. Esse é um ditado comum no mundo profissional, mas traz as ressalvas de muitos estudiosos da área. Ele também se encaixa no universo do empreendedorismo. É comum que pessoas à frente de novos negócios falem que são apaixonadas pelo que fazem, fator que é importante - porém não definitivo - para o sucesso do negócio.

No entanto, são questões muito mais concretas como um bom plano de negócios, definição de público-alvo, definição de um problema a ser resolvido que realmente influenciam o desenvolvimento de uma nova empresa. Você pode amar o seu projeto, mas se não tiver uma estratégia de negócio e comprometimento, as chances dele não funcionar tão bem são grandes.

6. Quem fracassa uma vez, vai fracassar sempre.

Tentativa e erro (muitos erros) são muito comuns no universo do empreendedorismo. O mercado está cheio de empreendedores que só alcançaram o sucesso depois de muitas tentativas.

Com todos os processos burocráticos e de estruturação do negócio (o que envolve análise de mercado, análise de concorrência, definição de produto/serviço, definição de um plano de divulgação, entre outros) é comum que muitos erros aconteçam pelo caminho, e é mais comum ainda que esses episódios deixem o empreendedor iniciante desanimado.

A dica é: não desista! O sucesso de um negócio geralmente não acontece na primeira tentativa, ideias e processos precisam ser amadurecidos, o que exige tempo e paciência.

7. Empreendedores devem fazer faculdade

Esse talvez seja um dos mitos mais comuns do empreendedorismo. Muitas pessoas acreditam que só pode empreender quem tem formação técnica ou acadêmica. Mas a verdade é que para ter uma empresa bem-sucedida não é necessário carregar um diploma universitário, muitos donos de grandes e pequenos negócios sequer são graduados.

É claro que a educação formal ajuda, mas não é uma exigência, nem um sinal de sucesso. Portanto, não ter um diploma não é uma condição impeditiva para empreender. Mas é claro que conhecimento nunca é demais e que estudar sempre facilita as experiências práticas.

Então, se você tiver a oportunidade, procure estudar o mercado, ganhar experiência e adquirir conhecimentos sobre finanças para administrar bem o fluxo de caixa, por exemplo. Aprender sobre temas como gestão de negócios e de pessoas, marketing, contabilidade e logística com certeza será muito útil para o seu negócio.

Uma opção é começar por cursos livres (geralmente mais baratos do que uma faculdade) e até mesmo buscar os muitos conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo disponíveis na internet.

Tire o seu negócio do papel


Leia mais em:
https://exame.com/pme/principais-mitos-sobre-empreendedorismo/

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores
Correios -
Governo Federal -
Grupo Boticário - A beleza de crescer juntos
Apoiadores
4blue - Educação e Gestação empresarial
Ademicon - Consórcios
Anhembi Morumbi - Universidade
Ânima Educação - Grupo Educacional
O Boticário - Perfumaria, Produtos de Beleza, Cosméticos e mais
Care Systems Bio Enzymes - Biotecnologia
Catherine Bloom - Cosméticos e Velas Aromáticas
China Link Trading - Consultoria de Importação
Claro Empresas - Telefonia
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
Dinastia Hub - Aceleradora de negócios.
Editora Gente - Editora
Escola de Palestrantes - Mentoria
Focus Palestras - Palestras e Treinamentos
Goshen Land - Expansão de Negócios
MegaZap Business - Chatbot omnichannel
MUNTE - Construtora e Incorporadora
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
Pini Personalizados - GIFTS
RapChef - Refeições congeladas e Franquias
Santander - Banco
Shark Tank Brasil - Programa de TV
Shopee - Marketplace
Sony Channel - Canal de tv e entretenimento
SPA Tecnologia - Software
Transfeera - Plataforma de Pagamentos
Expositores
2CX - Customer Experience
Açaí Tenório - Açaí
Action 360° - Franquia
Simões, March e Araujo - Advocacia para negócios
Agência MDAP - Agência de Marketing Digital
Agitel Telecom - Inteligência na comunicação
Ahoba Viagens - Franquia de Viagens
Aline Sobrino - Joias, Acessórios e Moda
AMA - Associação de Amigos do Autista - Assistência Social, Saúde e Educação
Ancoraggio Café - Eventos
Andrade - Gestão de Franquias
AROMADEGAIA - Óleos Essenciais
Art&spresso CAFÉ - Acessórios Femininos Diferenciados
Átomo Online - Agência de marketing
AZ BANK - Consultoria Financeira
Balteus - Agência de Marketing e Consultoria
Bamboo Confecções - Confecção de Roupas e Vestuário
Bar4You - Drinks
Batataria Leve Sabor - Batata Recheada
Batatas Drikas - Batata no cone
BBQ MEAT - Alimentação
Bee Delivery - Logística
Belém Saúde - Segurança e Saúde do Trabalho
Bem Dito - Food Trailer
Bem Minas Empório - Queijos e doces
Big John Burger - Hamburgueria
Biscoiteria - Doces
Biscoitos da Bisa - Loja de alimentos naturais
Booleria - Monte seu bolo
Cab Credit - Financeira
Cab Motors - Montadora de veículos
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
Churros da Rô - Churros
Circuito das Feiras - Mídia e Conteúdo
CityMart - eCommerce
Coffee4You - Coffee
Consulto - Plataforma de Saúde
Dacosta Registro de Marcas - Propriedade Intelectual
DAS Assessoria e Consultoria Empresarial - Consultoria e Contabilidade
DBV Company -  Franquia de Serviços de Limpeza
Devise - Software House
DigAÍ - Plataforma de entrevistas
Do Chef Creperia - Crepe
doTERRA - Óleos Essenciais
Drika Brindes - Brindes Personalizados
Drusa Eventos - Eventos e Festas
EcomSmart - Tecnologia
Editora Escala - Editora
Editora Unbewusste - Editora
Edutalent - Tecnologia
Em Casa com o Chef - Food Trailer
EME Doctors - Arte da Medicina
EmpreendaCast - Podcast
Empreendedor.TV - Mídia e Conteúdo
Emprego Simples - Plataforma de Empregos
Erkon - Registro de Marcas
Crema Grill - Espetinhos
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Farol Food Truck - Hamburgueria
Fato Contábil - Assessoria Contábil e Empresarial
FEA Júnior USP - Consultoria
Fininport - Investimentos
Firebull Burger - Hamburgueria
Fisio Terapi - Aparelhos de Massagem
Flavored Popcorn - Franquia e Produtos personalizados
Fome de Pizza - Máquinas para pizzarias
Fujifilm Brasil - Fotografia e Saúde
Gam Brasil - Energia Solar
Gerah - Beleza e Bem-estar
Gestão Tecc - Tecnologia
GF Nutri Consultoria - Consultoria na Área de Alimentos
Glow Gourmet - Geladinhos Gourmet
GO! Foods - Café
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Greenpeace - Meio Ambiente
Greice Joviane - Transformação Ativacional
Grin Store - Darkstores e Last Mile
Grupo ABC - Soluções em Terceirização
Grupo Arbo - Turismo e Eventos
Grupo Ferreira Souza - Holding
Grupo Mark - Representação comercial
Grupo Princesa - Marcas e Patentes
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Grupo Uriah - Publicidade
Hope Produções  - Fotografia e Videografia
Hug - Infláveis
Ilhas de Atibaia - Hotel Resort
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
InstalFone Telecom - Serviços de telecomunicações empresarial
J.A Essence De La Vie - Fragrâncias
LAM Consultoria Empresarial - Consultoria Empresarial
Lapidare - Centro de Treinamento em Cirurgia Plástica, Estética e Dermatologia
Lash House - Estética
Lataria Food Truck - Hamburgueria
Leggero - Café
Leide Gourmet - Doces Artesanais
LT Culinária - Comida japonesa
Macarrão na Chapa - Gastronomia
MAXI ACESSÓRIOS - Joias e Semijoias
MCF Info - Soluções em Tecnologia
MDW Brasil - Energia Solar
Mega Robô de Led - Entretenimento
Meu Baiano - Gastronomia Regional
MG Consultoria Contábil - Contabilidade
Mister Wiz - Escolas de Empreendedorismo
Monomito Filmes - Produção audiovisual
Natureza em Saúde - Suplementos alimentares
Negócio Fechado -
NextWeb - Agência de Marketing
Nobru Coffee e Donuts - Cookies, Donuts, Café
Núcleo Zainaghi - Cursos e Palestras
Óleos Essenciais de Bem - Óleos Essenciais doTERRA
Ônix Comex - Comércio Exterior
Parceiro Ton - Maquininhas de Cartão
Parmê da Rê - Parmegianas
Pequenas Mordidas - Doces
Pipocando na Nave - Pipocas Gourmet
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Presentare - Consultoria e Comunicação
Prisma Colors - Corantes para Tintas
Projetando Eventos - Estandes
Pudim dos Deuses - Doces
RCHub - Contabilidade
Rede Brasil de Televisão - Canal de TV
Rei da Cabine - Cabine Fotográfica
Rei do Brigadeiro - Brigadeiros Gourmet
RiviaDev - Tecnologia
Sabor e Cor Ateliê Gourmet - Pipocas Gourmet
Associação São Joaquim - Serviços de assistência social
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - Painéis de LED, som e iluminação
Silent System - Wireless Audio Systems
SIQ Consultoria e Gestão - Consultoria e Gestão
Snapfi - Aplicativo para empreendedores
Strongs - Moda Fitness
Super Estágios - Recrutamento e Seleção
TELEO - Plataforma de Marketing
Terapimax - Aparelhos de Massagem
Thiane Café - Food Bike
TRABBE - Tecnologia
Trevo Bistrô - Gastronomia
Trufaria São Paulo - Confeitaria
Tv Eventos - Mídia e Conteúdo
USE PLUXY - Moda praia
Videomedi - Telemedicina
Vitorino Seguros - Corretora de planos de saúde
VIVA FÁCIL - Assistente pessoal
VRO - Entretenimento
WAKU WAKU - Cafeteria
Webbing Brasil - Desenvolvimento de Sistemas, Aplicativos e Produtos digitais
We Do Logos - Plataforma
WM Contabilidade - Contabilidade
ZIPPI - Fintech
ZUKI - Segurança e Medicina do Trabalho
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
MDL Extintores - Extintores e Combate a Incêndio
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Silent System - Wireless Audio Systems
Sympla - Ingressos
Nós apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
WhatsApp
Realização: minds.com.br
A Minds é um grupo de mídia e publicidade, desde 1997 cria e desenvolve meios de comunicação e negócios inovadores
Telefone / WhatsApp: (11) 4172.5266