Notícias

7 mitos sobre o empreendedorismo que impedem o sucesso de negócios

De acordo com o último levantamento do Global Entrepreneurship Monitor, abrir o próprio negócio está entre os quatro maiores desejos do brasileiro

1. Apenas jovens têm chances de sucesso ao começar um negócio

O empreendedorismo está diretamente ligado a se expor a riscos, e, geralmente (não é uma regra), pessoas mais jovens são mais dispostas a arriscar. Contudo, isto não é uma barreira para que empreendedores seniores apostem no próprio negócio. Inclusive, há quem defenda que a maturidade adquirida com a idade é um fator positivo na hora de empreender.

Entre os mitos do empreendedorismo, a idade é um tema recorrente, mas dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostram que a questão etária nada mais é do que uma crença errada na hora de começar um negócio.

A geração de empreendedores seniores brasileiros - com idade de 54 a 65 anos - é a que apresenta o maior rendimento mensal (14% ganham cinco salários mínimos ou mais), além de ser a faixa etária que mais emprega, em termos relativos. "Nesta faixa etária predominam chefes de família. Segundo o estudo do Sebrae, o principal fator que motiva esses donos de pequenos negócios a abrir a própria empresa é conseguir uma fonte de renda adicional", diz o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

2. Empreendedorismo é para quem tem muito dinheiro

Quem tem a oportunidade de começar a empreender com algum dinheiro em caixa certamente tem uma vantagem, mas acreditar que necessariamente é preciso ter muito dinheiro para começar um negócio próprio é mais um dos mitos do empreendedorismo.

É comum, inclusive, que pessoas de classes sociais mais baixas iniciem um pequeno negócio com investimentos mínimos e com foco na renda extra para sustentar a família. Em muitos casos, esses pequenos empreendimentos se expandem e prosperam. Além disso, é possível começar um negócio por meio de franquias, algumas delas não exigem um grande investimento inicial.

3. É preciso ter ideias geniais para ter sucesso

Ao observar o seu dia a dia, quantos negócios à sua volta surgiram de ideias totalmente inovadoras? Talvez alguns, principalmente os ligados à tecnologia - afinal, Uber e Ifood, por exemplo, mudaram o modo como nos comportamos em relação a transporte e alimentação -, mas a grande maioria dos negócios não surgem de ideias absolutamente inovadoras.

Caso assim fosse, seria um problema, porque todos ainda precisaríamos de supermercados, farmácias, hortifrutis, açougues, lojas de roupas, salão de cabeleireiro e tantos outros produtos e serviços diários. Portanto, é um mito acreditar que só é possível empreender a partir de ideias geniais. Essa crença limita potenciais empreendedores, que deixam de tirar sua ideia do papel.

Um bom exercício é substituir esse pensamento pela ideia de que o seu negócio precisa resolver um problema (seja ele grande, para milhões de pessoas, ou pequeno, para algumas poucas pessoas). Mas cuidado! Isso não significa que o seu empreendimento não precisa apresentar um diferencial ao consumidor.

Além disso, precisamos normalizar o fato de que quando o assunto é empreendedorismo, as ideias não vêm do nada (às vezes, acontece, mas não é a regra). Na verdade, um trabalho de amadurecimento das ideias é uma das etapas ao abrir um negócio.

4. Empreender é sinônimo de não ter chefe e ser livre

Ser o seu próprio chefe é uma das máximas entre os mitos sobre o empreendedorismo. Na teoria, a ideia é encantadora, mas na prática, pode desanimar quem está pensando em começar o próprio negócio.

O empreendedor pode não ter um superior cobrando metas mensais, ou checando o horário de trabalho. Por outro lado, a responsabilidade de ter um negócio independente é enorme e exige disciplina. O empreendedor precisa cumprir datas, acordos e contratos com uma série de pontas envolvidas no sucesso do seu próprio negócio como sócios, investidores, clientes, fornecedores, funcionários, etc.

5. Só quem faz o que ama tem sucesso nos negócios

Trabalhe com o que você ama e nunca estará trabalhando. Esse é um ditado comum no mundo profissional, mas traz as ressalvas de muitos estudiosos da área. Ele também se encaixa no universo do empreendedorismo. É comum que pessoas à frente de novos negócios falem que são apaixonadas pelo que fazem, fator que é importante - porém não definitivo - para o sucesso do negócio.

No entanto, são questões muito mais concretas como um bom plano de negócios, definição de público-alvo, definição de um problema a ser resolvido que realmente influenciam o desenvolvimento de uma nova empresa. Você pode amar o seu projeto, mas se não tiver uma estratégia de negócio e comprometimento, as chances dele não funcionar tão bem são grandes.

6. Quem fracassa uma vez, vai fracassar sempre.

Tentativa e erro (muitos erros) são muito comuns no universo do empreendedorismo. O mercado está cheio de empreendedores que só alcançaram o sucesso depois de muitas tentativas.

Com todos os processos burocráticos e de estruturação do negócio (o que envolve análise de mercado, análise de concorrência, definição de produto/serviço, definição de um plano de divulgação, entre outros) é comum que muitos erros aconteçam pelo caminho, e é mais comum ainda que esses episódios deixem o empreendedor iniciante desanimado.

A dica é: não desista! O sucesso de um negócio geralmente não acontece na primeira tentativa, ideias e processos precisam ser amadurecidos, o que exige tempo e paciência.

7. Empreendedores devem fazer faculdade

Esse talvez seja um dos mitos mais comuns do empreendedorismo. Muitas pessoas acreditam que só pode empreender quem tem formação técnica ou acadêmica. Mas a verdade é que para ter uma empresa bem-sucedida não é necessário carregar um diploma universitário, muitos donos de grandes e pequenos negócios sequer são graduados.

É claro que a educação formal ajuda, mas não é uma exigência, nem um sinal de sucesso. Portanto, não ter um diploma não é uma condição impeditiva para empreender. Mas é claro que conhecimento nunca é demais e que estudar sempre facilita as experiências práticas.

Então, se você tiver a oportunidade, procure estudar o mercado, ganhar experiência e adquirir conhecimentos sobre finanças para administrar bem o fluxo de caixa, por exemplo. Aprender sobre temas como gestão de negócios e de pessoas, marketing, contabilidade e logística com certeza será muito útil para o seu negócio.

Uma opção é começar por cursos livres (geralmente mais baratos do que uma faculdade) e até mesmo buscar os muitos conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo disponíveis na internet.

Tire o seu negócio do papel


Leia mais em:
https://exame.com/pme/principais-mitos-sobre-empreendedorismo/

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores 2024
Grupo Ferreira Souza
Cab Motors
Videomedi
Cab Credit
Mister Wiz
Expositores 2024
Bamboo Confecções
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be Hive
beautyin
Belém Saúde
Bem Dito
Big John Burger
Booleria
Cab Credit
Cab Motors
Cabedal
Cartonagem CWB
China Link Trading
Cielo
CityMart
Clínica Arcangeli
Consulto
Cora
DigAÍ
Dr. Jack
EcomSmart
Edutalent
Em Casa com o Chef
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
Expo Center Norte
Fato Contábil
Fininport
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Ferreira Souza
Grupo Uriah
Hug
iMalaDireta
Loovi
Mac Immigration Canada
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Mister Wiz
Moov Eventos
OGGI
Paiva Ribeiro
Picolli Premier
PLX Digital
Projetando Eventos
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Seguro Prático
Shark Tank Brasil
Snapfi
Sony Channel
SOVC
Tejota Cast
TELEO
Thiane Café
Vera Motors
Videalize
Videomedi
VIVA FÁCIL
WAKU WAKU
WM Contabilidade
Expositores 2023
ABC CRED
Ademicon
Agência Mon
Agência NextWeb
Albas Balas De Coco
Amollis
AQBank
AQContábil
Audicoplan Assessoria Empresarial
Ayane Cota
Bachrelli Projetos e Treinamentos
Bamboo Confecções
Basecolor
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be You Business Education
beautyin
BECV Contábil
Bem Dito
Benditta Hora
Best Churros
Beta Montanhismo
BLESSA
Bluedot Marketing Digital
Booleria
Bot Company
Brasil Connecting
Brazil Cosmetics
Bric à Brac
BRM3 Consultoria
Bruter Brasil
Cabedal
Cachaça The Malake
Cannabwine
CAÔ Serviços Especializados
Capitu Bolsas
Carrefour Property
Cartonagem CWB
Catherine Bloom
Cerveja do Jessé
Cherry Mint
China Link Trading
China Venture
Chocolates Vitoio
Chopeiras Prime
CityMart
Clínica Arcangeli
Cognitive
Collar Capital
Comunicação Express
Conect Max
Conectar Marketing
Consulto
Cor de Amora
Cora
daki
Davinci
Delta Investiment Banking
Delta Investor
Diagrama Investimentos
Diego Paz Design
Dilubiju
Dona DÔs Doces
doTERRA
Dr. Brother Franchising
Dr. Jack
Dropify
Edix Seguros
Efí
Electra
Elite Empreendedorismo
Em Casa com o Chef
Empório Delícias da Ci
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
ESPM Jr
Estúdios Voz
Expo Center Norte
Farol Food Truck
Ferras Diamante Imperial
Fininport
Fisio Terapi
GoTo
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Cardoso Brasil
Grupo Criarq
Grupo Ferreira Souza
Grupo RZK
Grupo Souza Brasil
Grupo Uriah
Helena
Helô Doces
HiEz
Hope Produções
Hotel Jabaquara
Hug
iMalaDireta
Infinity Brindes
Insight Academy
iORDER
IP Force
Kitto Creative
Klaus Tecnologia
La Casa
Leide Gourmet
Leopards Tecnologia
LETZGO
LiciStar
Livraria e Editora Andreoli
Livraria Insight
Livraria Scritto Nobeli
Loovi
Lu Estética de Resultados
Lufema
Lune Assessoria Contábil
Mac Immigration Canada
Maloca Games
Master Coach Valdir Junior
MDF Technology
Meester / GoTo
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Menna Barreto Centro Educacional
Mister Wiz
Modal Marcas e Patentes
Monedd
Mony CashBack
Moov Eventos
MOSHE 3000
My Nexus
Nanica
Nest Business University
Nimble Evolution
NoRapido
Nova Nobel System
Nunesc Digital
OGGI
Operadora Legal
Orcoma Contabilidade
Paiva Ribeiro
Permanence
Picolli Premier
Pizza Roots
PLX Digital
Polozi
Pompoar App
PostCash
Pronex
Quero Mais
Quilombo Doces
Quiterias Delicias da Vovó
Recanto das Araucárias
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Rei do Transfer
Reinvent Consultoria & RH
Remate
RGS Contabilidade
Saboaria Sálvia
SAE+C
Salcio Branding
Santa Thereza Design
Secretária Virtual
Seguro Prático
Sellenger
Semear Contabilidade
Shark Tank Brasil
Sinapse Finance
Skwid
Solides Tecnologia
Sony Channel
SOVC
Starmeta
Sublinks
Swile
Synapsis Consultoria de Resultados
Tekiio
TELEO
Terapimax
Thianes Café
Tô Nem Aí
Total Coding
TRC Global Finance
Uni Varejo De Moda
Universidade São Judas Tadeu - Ânima Educação
VART
Vera Motors
Videalize
Videomedi
Visão Total
VIVA FÁCIL
VRO
Wine Move
X Craft Beer
Zoho
ZW Ccontabilidade
ZWORK - Gestão financeira completa
Media Partners
Sympla
Feiras e Negócios
Exame
ISTOÉ Dinheiro
Folha de São Paulo
Portal Radar
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Gráfica Paulista - Gráfica
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Videalize - Produtora
Nós apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
WhatsApp
Realização: exhibition.com.br
CNPJ: 11.442.325/0001-40