5 dicas da Carol Paiffer (Shark Tank) para o sucesso no empreendedorismo
Empreendedora e jurada no Shark Tank Brasil mostra principais pontos de atenção para quem quer ter eficiência e ganhos reais com o próprio negócio.
No Brasil, diversas pessoas começam a empreender desde cedo, muitas por falta de opção ou espaço no mercado de trabalho. Uma parte delas consegue fazer o próprio negócio girar, mas outra parte, às vezes por falta de dinheiro, planejamento ou conhecimento em alguma área, acaba ficando para trás.
Prova disso está em um apontamento de Adriano Duarte, CEO e co-fundador da 123Qred, empresa que oferece empréstimos para novos negócios.
Durante os últimos três meses, notou-se um aumento de 225% no volume mensal de solicitações de crédito por parte de empreendedores. Do total, 60% são de empresas com menos de dois anos de vida, que buscam alavancar o seu negócio.
Para que isso não aconteça, é preciso tomar consciência dos conhecimentos necessários para determinado tipo de negócio, além de saber quais são os princípios básicos para qualquer empreendedor.
De acordo com a jurada do Shark Tank Brasil e CEO da ATOM, Carol Paiffer, é preciso saber onde você está pisando antes de começar um negócio.
A empresária, um dos maiores nomes do empreendedorismo no Brasil, apontou cinco dicas para quem quer começar o próprio negócio e ter sucesso com aquilo, mas não sabe como dar o primeiro passo.
1- Organize a agenda
Todo empreendedor tem várias ideias e é importante que ele se organize. Faça uma agenda e coloque quais são as prioridades dessa agenda. Obviamente, criando metas que possam ser atingidas.
2- Cuide do caixa
O segundo ponto bem importante é cuidar do caixa. Ter sempre na tela seus números, quais são as metas, qual é a margem líquida, ou seja, quanto sobra de lucro, e quais são os custos.
3- Corte custos e busque mais produtividade
O empreendedor que sempre busca cortar custos e ser mais produtivo acaba trazendo uma tranquilidade muito maior para a empresa.
4- Cuide muito bem da comunicação da empresa
É necessário cuidar da comunicação da sua empresa, tanto interna, quanto externa. É preciso se atentar a como a empresa quer ser vista e como os colaboradores veem o seu time, porque um dos pontos mais importantes é que a equipe esteja alinhada com as metas, objetivos e valores da companhia.
5- Faça networking
Por último, busque sempre ter bons relacionamentos e bom networking, para que você possa fazer o seu negócio crescer, trocando ideias com outros empreendedores que têm sucesso no ramo, fazendo parte de grupos que possam te ajudar e te conectar com pessoas melhores do que você.
Leia mais em:
https://exame.com/pme/5-dicas-carol-paiffer-sucesso-empreendedorismo/