Notícias

Pesquisa mostra interesse dos brasileiros por marcas locais

Estudo realizado pela Toluna em parceria com a Local.e aponta que 75% dos consumidores se mostram propensos a adquirir itens de fabricantes e empresas locais

Os brasileiros estão mais propensos a experimentar e consumir itens de pequenos e médios produtores. Uma pesquisa realizada pela Toluna em parceria com a Local.e revela que 75% dos entrevistados afirmaram que comprariam algum produto de alguma marca ou empresa local.

O estudo também mostrou que as pessoas estão abertas a conhecer novas marcas. Segundo a pesquisa, 84% dos entrevistados assumiram que gostam de experimentar produtos que não conheciam, sendo que 52% deles declararam ter experimentado algo novo nos últimos três meses.

Apesar da vontade de experimentar produtos novos, a maior parte das pessoas ouvidas no estudo (57%) declarou ter visto poucas novidades recentemente nas lojas e canais de compras. Já 26% disseram ter visto, recentemente, vários produtos novos à disposição. A pesquisa ouviu mil consumidores que participam ou tomam as decisões de compra em suas residências, de forma online, entre os dias 5 e 12 de julho deste ano.

A respeito do consumo de marcas locais, os consumidores apontaram algumas razões que os levam a dar preferência a esse tipo de produto. Para 76% dos entrevistados, os produtos locais levam vantagem em termos de qualidade; 75% citam o fato de serem itens produzidos com cuidado e 74% declararam que as marcas locais costumam fazer coisas autênticas e diferenciadas. Para 72% dos pesquisados, os produtos locais também possuem preços acessíveis.

A Toluna e a Local.e apuraram que mais da metade dos consumidores (52%) afirmam ter visto marcas locais nos supermercados em que costumam fazer compras. De acordo com a consultoria isso representa uma oportunidade para as marcas locais investiram mais em comunicação, uma vez que 26% dos entrevistados no estudo responderam que não conseguem distinguir se estão comprando marcas locais no ponto de venda.

Para 90% dos consumidores ouvidos pela pesquisa seria melhor se fosse mais fácil identificar as marcas locais no momento da compra e 90% dos respondentes afirmaram que gostariam que as marcas locais estivessem mais disponíveis nos locais em que costumam comprar. Já 89% declararam que gostariam de experimentar mais marcas locais sempre que possível.

A pesquisa também mostrou que os consumidores procuram se informar a respeito das marcas que consomem: 88% responderam que buscam conhecer mais os produtos que compram e consomem. A maior fonte para essa pesquisa de informações é a internet: 72% recorrem a sites e à web para saber mais sobre os produtos que compram; 50% buscam essas informações junto às opiniões de familiares e amigos. O mesmo percentual (50%) também citaram que procuram informações sobre os produtos nas redes sociais enquanto 44% tentam encontrar essas informações e saber mais sobre aquilo que compram pela televisão.


Leia mais em:
https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2021/09/21/pesquisa-mostra-interesse-dos-brasileiros-por-marcas-locais.html

Voltar para Notícias
Patrocinadores 2025
3 Cliques -
3D Prime - Líder em Soluções para Impressão 3D no Brasil.
Equity Fund Group - Investimentos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Kameda - Aceleradora e Incubadora
Apoiadores 2025
Ademicon - Consórcios
Associação Comercial de São Paulo -
Brascare - Cosméticos de alta performance
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
ESocial Cred - Crédito Social
Esparta - Marcas e Patentes
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
FIAAM FAAM - Centro Universitário
FMU - Centro Universitário
Franco Contabilidade - Contabilidade
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Lavateria - Franquia de Lavanderias
Legaliza - Marcas e Patentes
Mamute Equipamentos -
Mark-se - Marcas e Patentes
Master Prime -
Maxi Grua -
Pequenas Empresas e Grandes Negócios - Editora Globo
Refin - Treinamentos  / Recuperação Financeira
S Parfum e Cosmetics -
Sympla - Ingressos
Valoriza - Registro de Marca
Visite São Paulo Convention Bureau -
Vitalis Invest - Incubadora tecnológica
WI - Consultoria e Assessoria
Expositores 2025
777 Solutio - Soluções em Varejo
Aba Textil -
Actmob - Marketing Estratégico
Adequa.SI - LGPD
Afiador Robô -
Akombinha -
Alleman Corretora -
Amazônida -
Arymana - Contabilidade
Atlanta Uniformes -
Aura Consultores -
Bia Bonita - SEMIJOIAS
Bistrô do Milho -
Bless Cookeria -
BM SHOP - MARKETPLACE
bni -
Bob Drive -
Brigaderia Borboleta Doce -
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
Café com Mousse - Planejamento
Café São Francisco -
Calfis Contabilidade -
CAÔ Serviços Especializados - Consultoria em Gestão Empresarial
Cap Cabines -
Capitale Privato -
Casullo Brindes -
Champs - Maquinas de Sorvetes
Cheiro Bom Shop -
Chocoart -
Editora Citadel -
Citadel Grupo Editorial -
Clube UNIFORMES - Uniformes profissionais
Compact Store -
Compliance - Consultoria Contábil
Conecte Publi - Plataforma de criadores de conteúdo digital
Connection Licitações - Consultoria / Mentoria
Contábil Norte -
CP Embalagens -
Cris Armele - Semijoias e Acessórios
D+ Contabilidade - Serviços contábeis e soluções empresariais
DMO Enterprises -
Doces do Príncipe -
Duque Casa -
Ectrill -
Editora Eficaz -
Editora Gente -
Escola de Palestrantes - Mentoria
Especialista Vistorias - Franquias
Evolu Marcas -
Filomena -
First Web -
Garimpeira Urbana - Moda
G&C Contábil - Contabilidade
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Grande Bazar de Moema e Região -
Greenpeace - Meio Ambiente
Gross Bumper -
Grupo Keeper - Contabilidade
Grupo Mãos de Arte -
Grupo Uriah - Publicidade
Help Personagens -
Heron -
hug -
Hugway - Consultoria em Marca Empregadora
Indeed Institute - Inglês Corporativo
Infini - Seguros e Benefícios
Instituto Deo Med -
Izabela Toledo -
KNN Idiomas -
KwikLedgers -
Letícia Silmas -
Lexis English Academy -
Libonati TV -
LimpGOOD - Limpeza Especializada
Loja Tauari -
Magic Sucos -
Maq Injet -
Maralto Brewing CO -
Mascotes de luxo -
Meu Mundo 3D -
Moncoc -
Monostate -
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
Nação Saude -
No Coffee -
Noova Contábil -
NoRapido - Aplicativo de Entregas
Nwa Agência -
Ohlara Pratas -
Osten Moove - Inovação e tecnologia
Padme Store -
Panelas e Companhia -
Paolo Vendas -
Patativa -
PayPags -
Personal Bank Online -
Photo Now -
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Poison Creative - Publicidade
Ponto Fino -
PRNEWS - Gestão de Reputação
Projetando Eventos - Estandes
Quinta Das Magnólias -
Raddoo - Agência de marketing digital
RAFAGRAF -
RB Professional - Saúde e Beleza
RCHub -
Rede do Abraço -
Registre Fácil -
Rincon Chileno -
RPG Jurídico -
Sababag -
Sal e Garimpagi -
Santo Chopp -
Sato Fisio -
Save Car Brasil -
Security Intel - Proteção e Segurança Cibernética
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Sellit - Marketplace e Social Commerce
Setpoint Comunicação -
Slyco -
smartrafego -
Soul Silver Joias 925 -
SPM Partners - Marketing Digital
SS Satiro -
Talker Flow -
Taluarte -
Tania Vieira Joias - Joias
tantaarte -
Tech For Us -
Tholci Bakery -
Valente Enxovais -
Vanessa Winter -
Villa Defumados -
Violeteira -
Visão Eventos - Eventos Gastronômico, educativos e esportivos.
Vittel Group Telecom -
Vivax tV -
WK Podcast -
Yeet - Plataforma de Dropshipping
Yonder -
Yupi Commerce - Tecnologia
Zappy Plataforma - Tecnologia
Zelly Uniformes - Confecção de Roupas
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
Nações Unidas Brasil - Organização intergovernamental
WhatsApp