Notícias

Mix de produto: estratégias de produtos para o seu e-commerce

Sempre avaliei que, para se destacar no cenário de e-commerce, uma empresa precisa fazer o algo a mais. Vender flores pode ser commoditie, mas vender flores de um jeito que agregue valor é uma arte, não para poucos, mas para quem enxerga isso. Todos os produtos podem ser vendidos de uma forma diferente, que encante o consumidor. Afinal, no fim do dia, seja o produto que for, consumidor sem encantamento é apenas mais uma pessoa que passou pela sua loja e provavelmente nunca mais voltará.

Um varejo existe justamente para servir à clientela com qualidade. Caso o consumidor visite o ponto de venda, mas não se depare com o que estava procurando, certamente migrará para a concorrência - ou escolherá o produto da marca concorrente. Com um mix de produto maldefinido, varejo e indústria perdem vendas.

Precisa estar, primeiro de tudo, no DNA da empresa fazer diferente. Afinal, isso não vem da alta gestão apenas, é preciso que todos sejam ouvidos. É preciso também ter a cabeça aberta para saber que nem todas as ideias vão dar certo, mas ficar parado é muito pior.
Combinação de mix de produto para o e-commerce

Vender flores, muitos fazem, mas quais empresas pensaram em agregar outros produtos e criar kits exclusivos para quem compra? Flor é um ato de amor e carinho, comprada normalmente para celebrar um aniversário, uma conquista, uma data especial, um momento único. Flores e chocolates são uma tradição de décadas, mas será que é apenas com chocolate que flores combinam? O poder de conhecer a fundo o consumidor - e a internet permitiu expandir isso - é fundamental para ampliar a mente e pensar que é possível vender flores com pelúcias, bebidas, semijoias, cesta de café da manhã, bolachas e até brinquedos. E por quê? Bem, a pergunta é: e por que não?

Julio Ribeiro foi um dos maiores publicitários da história da propaganda nacional. Fundador de uma das mais tradicionais agência de propaganda, a Talent, dizia que "mais empresas fecharam por não inovar do que as que tentaram inovar". Ele, que faleceu em 2018, tinha razão. O mix de produto tem tudo a ver com essa frase, pois inovar não é criar o novo iPhone, mas sim fazer algo de uma forma diferente. O e-commerce, ainda hoje, é uma inovação. Cerca de 90% das lojas de moda, por exemplo, não têm uma loja online, segundo um estudo da plataforma Ozllo.

Ter um grande leque de opções deve ser o foco das marcas. A teoria da Cauda Longa, de Chris Anderson, mostra que há os produtos hit, os mais buscados, e os de nicho, menos buscados. Entretanto, há sempre alguém que busque o que você vende, claro. Os seus produtos hit, como rosas em uma floricultura, por exemplo, terão mais buscas do que produtos muito segmentados.
Mix de produto no marketplace

Sua empresa precisa ter um processo de curadoria de produtos, buscando marcas que possam somar e agregar valor, como Havanna, Ofner e Amor aos Pedaços, por exemplo, consolidadas em seus mercados, que agregam valor a qualquer outro. Uma flor com chocolate é uma coisa, uma flor com um chocolate do Amor aos Pedaços é outra, concorda?

No marketplace, as marcas poderão ter mais espaço para esse mix de produto variado. Afinal, há uma grande tendência de, em breve, todas as lojas serem markeplace no Brasil, ampliando o leque de produtos e consequentemente a busca pela sua loja, atingindo quem procura tanto os produtos hit como os de nicho. Entretanto, ter algo que diferencie seu site da concorrência é fundamental. Por isso mesmo é preciso estar sempre atento ao que pode ser oferecido nas lojas.


Leia mais em:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/mix-de-produto-estrategias-de-produtos-para-o-seu-e-commerce/

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores 2024
Grupo Ferreira Souza
Cab Motors
Videomedi
Cab Credit
Mister Wiz
Expositores 2024
Bamboo Confecções
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be Hive
beautyin
Belém Saúde
Bem Dito
Big John Burger
Booleria
Cab Credit
Cab Motors
Cabedal
Cartonagem CWB
China Link Trading
Cielo
CityMart
Clínica Arcangeli
Consulto
Cora
DigAÍ
Dr. Jack
EcomSmart
Edutalent
Em Casa com o Chef
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
Expo Center Norte
Fato Contábil
Fininport
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Ferreira Souza
Grupo Uriah
Hug
iMalaDireta
Loovi
Mac Immigration Canada
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Mister Wiz
Moov Eventos
OGGI
Paiva Ribeiro
Picolli Premier
PLX Digital
Projetando Eventos
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Seguro Prático
Shark Tank Brasil
Snapfi
Sony Channel
SOVC
Tejota Cast
TELEO
Thiane Café
Vera Motors
Videalize
Videomedi
VIVA FÁCIL
WAKU WAKU
WM Contabilidade
Expositores 2023
ABC CRED
Ademicon
Agência Mon
Agência NextWeb
Albas Balas De Coco
Amollis
AQBank
AQContábil
Audicoplan Assessoria Empresarial
Ayane Cota
Bachrelli Projetos e Treinamentos
Bamboo Confecções
Basecolor
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be You Business Education
beautyin
BECV Contábil
Bem Dito
Benditta Hora
Best Churros
Beta Montanhismo
BLESSA
Bluedot Marketing Digital
Booleria
Bot Company
Brasil Connecting
Brazil Cosmetics
Bric à Brac
BRM3 Consultoria
Bruter Brasil
Cabedal
Cachaça The Malake
Cannabwine
CAÔ Serviços Especializados
Capitu Bolsas
Carrefour Property
Cartonagem CWB
Catherine Bloom
Cerveja do Jessé
Cherry Mint
China Link Trading
China Venture
Chocolates Vitoio
Chopeiras Prime
CityMart
Clínica Arcangeli
Cognitive
Collar Capital
Comunicação Express
Conect Max
Conectar Marketing
Consulto
Cor de Amora
Cora
daki
Davinci
Delta Investiment Banking
Delta Investor
Diagrama Investimentos
Diego Paz Design
Dilubiju
Dona DÔs Doces
doTERRA
Dr. Brother Franchising
Dr. Jack
Dropify
Edix Seguros
Efí
Electra
Elite Empreendedorismo
Em Casa com o Chef
Empório Delícias da Ci
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
ESPM Jr
Estúdios Voz
Expo Center Norte
Farol Food Truck
Ferras Diamante Imperial
Fininport
Fisio Terapi
GoTo
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Cardoso Brasil
Grupo Criarq
Grupo Ferreira Souza
Grupo RZK
Grupo Souza Brasil
Grupo Uriah
Helena
Helô Doces
HiEz
Hope Produções
Hotel Jabaquara
Hug
iMalaDireta
Infinity Brindes
Insight Academy
iORDER
IP Force
Kitto Creative
Klaus Tecnologia
La Casa
Leide Gourmet
Leopards Tecnologia
LETZGO
LiciStar
Livraria e Editora Andreoli
Livraria Insight
Livraria Scritto Nobeli
Loovi
Lu Estética de Resultados
Lufema
Lune Assessoria Contábil
Mac Immigration Canada
Maloca Games
Master Coach Valdir Junior
MDF Technology
Meester / GoTo
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Menna Barreto Centro Educacional
Mister Wiz
Modal Marcas e Patentes
Monedd
Mony CashBack
Moov Eventos
MOSHE 3000
My Nexus
Nanica
Nest Business University
Nimble Evolution
NoRapido
Nova Nobel System
Nunesc Digital
OGGI
Operadora Legal
Orcoma Contabilidade
Paiva Ribeiro
Permanence
Picolli Premier
Pizza Roots
PLX Digital
Polozi
Pompoar App
PostCash
Pronex
Quero Mais
Quilombo Doces
Quiterias Delicias da Vovó
Recanto das Araucárias
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Rei do Transfer
Reinvent Consultoria & RH
Remate
RGS Contabilidade
Saboaria Sálvia
SAE+C
Salcio Branding
Santa Thereza Design
Secretária Virtual
Seguro Prático
Sellenger
Semear Contabilidade
Shark Tank Brasil
Sinapse Finance
Skwid
Solides Tecnologia
Sony Channel
SOVC
Starmeta
Sublinks
Swile
Synapsis Consultoria de Resultados
Tekiio
TELEO
Terapimax
Thianes Café
Tô Nem Aí
Total Coding
TRC Global Finance
Uni Varejo De Moda
Universidade São Judas Tadeu - Ânima Educação
VART
Vera Motors
Videalize
Videomedi
Visão Total
VIVA FÁCIL
VRO
Wine Move
X Craft Beer
Zoho
ZW Ccontabilidade
ZWORK - Gestão financeira completa
Media Partners
Sympla
Feiras e Negócios
Exame
ISTOÉ Dinheiro
Folha de São Paulo
Portal Radar
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Gráfica Paulista - Gráfica
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Videalize - Produtora
Nós apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
WhatsApp
Realização: exhibition.com.br
CNPJ: 11.442.325/0001-40