João Kepler 22 principais modelos de expansão na Nova Economia.
22 principais modelos de expansão na Nova Economia.
É hora de pensar além do óbvio, subir o nível de Consciência Empresarial e abraçar as estratégias que realmente impulsionam o crescimento hoje.
Esqueça o que você sabe sobre negócios tradicionais, a expansão agora também envolve novas linhas de receita e novos modelos de negócio. Quais são os métodos inovadores e disruptivos que estão transformando o mercado?
Confira a lista com os 22 modelos que eu ensino na Jornada Equity:
Aquisições e Equity: Cresça rapidamente jogando o Jogo do Equity, negociando e comprando outras empresas.
Licenciamento: Permita que outras empresas usem sua marca ou tecnologia.
Parcerias Estratégicas: Alie-se a outras empresas para expandir alcance e recursos.
Expansão Internacional com Digital: Penetre novos mercados globais sem a necessidade de estrutura física.
Camadas de Serviços: Adicione serviços complementares ao seu produto principal para aumentar o valor percebido.
Plataformas de Negócio: Estruture seu negócio como uma plataforma onde diferentes stakeholders podem interagir, consumir e colaborar.
Motor 2 de Crescimento: Desenvolva um segundo motor de crescimento que funcione em paralelo ao seu negócio principal, diversificando fontes de receita.
Marketplace: Crie um espaço onde diferentes vendedores possam oferecer seus produtos ou serviços.
Assinaturas: Fidelize clientes com modelos de pagamento recorrente.
Freemium: Ofereça uma versão gratuita para atrair usuários e converta-os para planos pagos.
Economia Compartilhada e Circular: Monetize ativos subutilizados através do compartilhamento e reuso.
Dropshipping: Venda produtos sem precisar estocar mercadorias.
Crowdfunding: Financie projetos com o apoio de uma comunidade engajada.
Social Commerce: Venda diretamente através de plataformas de redes sociais.
Influenciadores Digitais: Utilize personalidades online para promover produtos ou serviços.
Programas de Afiliados: Incentive terceiros a venderem seus produtos em troca de comissões.
Spin-offs: Crie novas empresas a partir de projetos ou departamentos internos.
Personalização em Massa: Ofereça produtos ou serviços customizados em larga escala.
Data Analytics e IA: Use dados e inteligência artificial para entender o comportamento do
consumidor, otimizar operações e criar soluções personalizadas que aumentem a eficiência e reduzam custos.
Novas Unidades com Sócios: Expanda sua presença com novas unidades operadas por sócios locais.
Franquias: Multiplique seu negócio permitindo que terceiros operem sob sua marca.
Novas Unidades Próprias: Expanda sua presença com novas unidades operadas pela sua própria empresa.
Além dos modelos conhecidos e tradicionais de expansão, como Franquia, Novas Unidades Próprias e Licenciamento, apresento outras formas inovadoras que estão moldando a Nova Economia.
Mas atenção, é preciso analisar o seu negócio e aprofundar cada possibilidade, porque o que funciona para um segmento pode não funcionar para outro. Além disso, é fundamental entender os objetivos, o momento, a cultura da empresa e, claro, quais são as ferramentas necessárias para essa implantação.
Adotar essas estratégias não é mais uma opção, mas uma necessidade. Estude esses modelos e veja a transformação acontecer!
Pense nisso!
João Kepler
https://expoempreendedor.com.br/
https://www.instagram.com/joaokepler/
@joaokepler
@expoempreendedor