Carlos Wizard aposta em empreendedorismo para jovens e lança franquia de MBA infantil
Mister Wiz já nasce com 100 unidades franqueadas em oito estados e tem investimento a partir de R$ 50 mil. Rede mira ensino de finanças em colégios particulares e públicos.
Nos últimos dois anos, o nome do empresário Carlos Wizard Martins esteve mais atrelado a assuntos políticos e sanitários, mas agora, quase dez anos depois de vender o Grupo Multi (então dono da Wizard) para a Pearson, ele retorna às origens e anuncia um novo empreendimento no ramo da educação: a Mister Wiz. Escola de empreendedorismo para crianças e adolescentes, a rede começou a ser formulada no início do ano e está sendo lançada neste mês já com 100 franquias negociadas.
"Quando eu comecei a Wizard, há mais de 30 anos, foi dando aulas particulares de inglês em casa. Ela cresceu, se tornou a maior escola de idiomas do mundo, foi vendida e eu passei a empreender em outros setores. Porém, neste ano, tive uma inspiração: qual é o legado que eu quero deixar para o Brasil?", diz o empresário. A Mister Wiz começou a ser pensada e comentada por ele dentro de um grupo de networking criado pelo próprio Wizard no início do ano. Por isso, quando foi anunciada, 100 empreendedores, de oito estados, já demonstraram interesse em se tornar franqueados.
A sócia de Wizard na empreitada é a empresária Maria Isabel Macegosso, criadora do MBA Kids. O empresário adquiriu o negócio fundado por Macegosso, por um valor não revelado, e fundou a Mister Wiz. O novo empreendimento marca o retorno de Wizard ao front do mercado de educação. Detentor de marcas como Rainha e Topper e da máster-franquia que gerencia KFC, Pizza Hut e Taco Bell no Brasil, ele também possui participação minoritária na Wiser, dona da rede Wise Up, de Flávio Augusto.
A princípio, o foco é montar as escolas físicas, para que as crianças, a partir de seis anos de idade, e os adolescentes de até 17 façam o curso de maneira extracurricular. As mensalidades serão em torno de R$ 197, o que Wizard considera uma forma de popularizar o método também para alunos da rede pública. As escolas também oferecerão a modalidade de cursos à distência, para atender regiões mais distantes.
A previsão é apresentar o projeto para escolas particulares neste ano e iniciar as primeiras aulas dentro de colégios em 2023. De acordo com Wizard, será outro programa de ensino, próprio para crianças e adolescentes de cada série do ensino regular. Ele também está de olho nas escolas públicas, que estão prestes a instituir a obrigatoriedade de ensino de finanças. Neste caso, o projeto que dá acesso à verba pública precisará ser aprovado por gestores municipais e estaduais.
A metodologia aplicada é chamada de MBA for Kids, que dura quatro anos e abrange um currículo específico de formação, com temas como business plan, atividades de compra e venda e cálculo de lucratividade. "Muitos dos pais que conhecem nosso currículo perguntam se podem fazer o curso", diz Wizard. A ideia é que todo o conteúdo seja apresentado de forma lúdica, com material didático impresso e acesso à uma plataforma digital com atividades e interações.
O cronograma se inicia neste mês de agosto: os franqueados passarão por treinamentos operacionais, comerciais e pedagógicos em Campinas (SP). A franqueadora dará o suporte inicial para que os empreendedores consigam captar alunos nas regiões, com marketing digital direcionado e apresentações em escolas particulares. "É muito importante ter em mente que não vai abrir as portas da franquia com uma fila de alunos. Vai precisar de um esforço grande de divulgação, e a franqueadora vai dar esse suporte.
O investimento inicial para ter uma franquia é a partir de R$ 50 mil. O valor inclui taxa de franquia, capital de giro e instalação. O empreendedor interessado precisa ter um espaço entre 50 e 70 metros quadrados, afinidade com o mercado de educação e ter disposição para participar de treinamentos e orientações de qualificação constantes. Wizard também diz que priorizará mulheres empreendedoras - ou investidores que tenham mulheres em posição de coordenação.
"A microfranquia (franquia com investimento inicial de até R$ 105 mil) tem uma capacidade maior de pulverização." Ele não arrisca estimativas de unidades ou faturamento, mas diz que está otimista e que a nova marca tem potencial para chegar ao patamar que a Wizard alcançou - mas em bem menos tempo. O empresário conta que também já há interessados de Portugal e do estado da Flórida, nos Estados Unidos, e acredita que a rede possa ter alcance internacional.