Notícias

Negócio próprio pode dar mais lucro, mas é preciso boa estratégia

Com a experiência de um comércio familiar de 33 anos no Leblon, na Zona Sul do Rio, Marcelo Vaz, de 49 anos, decidiu abrir seu próprio empreendimento há dois meses no bairro lado, o Jardim Botânico: lá criou um bazar elétrico e hidráulico com os mais diversos artigos para casa. A ideia surgiu após perceber uma carência na região.

"Vi não que não tinha nada parecido nesse segmento. Fiz pesquisa com moradores e decidi investir", conta Vaz.

A vantagem em relação a uma franquia, segundo ele, é o valor reduzido - seu investimento inicial foi de R$ 150 mil - e a desobrigação de pagar taxas ou seguir normas de uma matriz. A aposta tem dado certo. De dezembro de 2019 a janeiro deste ano, o faturamento cresceu 25%. A pesquisa de mercado e a experiência prévia foram fundamentais.

"É muito importante nesse tipo de negócio conhecer bem o bairro, a população e seu potencial de compra. além de ver se é possível oferecer algo diferente da concorrência", afirma Denise Schalom, coordenadora do escritório regional do Sebrae.

Vaz atribui o sucesso a estratégias de marketing que agradam aos clientes.

"No Natal, fiz promoções. Por exemplo, quem comprava até R$ 50 ganhava 10% de desconto. O percentual chegava a 20%, se o valor fosse maior. Além disso, coloco os preços baixos para atrair a clientela. Prefiro vender mais e ganhar na quantidade a manter uma margem de lucro alta e ter pouca saída", revela.

Desenvolver a estratégia de negócios é uma das maiores vantagens de ter sua própria loja. Mas isso só é útil para quem já tem conhecimento.

"É preciso estar preparado para fazer a gestão do negócio. Se não estiver, pode ser muito arriscado não estar com o suporte de uma grande rede", alerta André Diz, professor de economia do Ibmec.

Presença
O grande diferencial que uma loja local pode oferecer é o relacionamento com o cliente. Para Denise Schalom, coordenadora do Sebrae, é fundamental a presença do próprio empreendedor no local para atender:

"Relacionamento é tudo. O cliente sempre busca algo mais humanizado, e isso só é possível com o próprio dono estando no dia a dia, convivendo com as pessoas e vendo o que elas necessitam. E isso é essencial para fidelizar o consumidor."

A aposentada Sonia Regina Braz, de 64 anos, cliente de Marcelo, concorda e elogia. Para ela, é cômodo ter uma loja que "tem tudo" perto de casa, porque não precisa recorrer ao carro para achar os produtos de que necessita.

"Meu dia é muito corrido porque cuido dos meus netos. São muitos compromissos: escola, aula de natação. Então, é ótimo ter disponível um bazar onde posso ir andando", comemora.

Sonia ainda acrescenta que o diferencial é a atenção dada a cada cliente:

"O Marcelo recomenda eletricistas, bombeiros e marceneiros de confiança, o que facilita muito. Não preciso ter o trabalho de procurar um prestador de serviço."

Diferenças de administração

Montar um modelo de negócios - Em uma franquia já há um modelo de negócios preestabelecido, uma rede de fornecedores e uma marca já consolidada. Antes de montar o negócio local é preciso fazer uma pesquisa de mercado e ver o que tem demanda e como atendê-la. Como não se tem suporte, é preciso conhecer bem o ramo do negócio que pretende seguir.
Divulgar bem - Abrindo uma loja própria é preciso fazer também seu próprio marketing. Conhecer bem o público alvo é importante para ver a melhor forma de divulgação, como pela internet, panfletos e lojas parceiras.
Invista em um bom ponto de venda - O grande diferencial de um negócio local é a comodidade. Estar em um local de fácil acesso no bairro e de grande movimento é crucial para atrair e manter a clientela
Use a seu favor

Flexibilidade nos produtos - Em uma franquia é preciso seguir um padrão de produto que nem sempre é o que melhor atende ao público de uma região. Com a loja própria, o empreendedor que captar gostos específicos de uma localidade e ofertá-los pode sair em vantagem.
Relacionamento com o cliente - Uma loja de bairro pode oferecer um atendimento mais personalizado e com mais comodidade para o cliente, como entrega em domicílio, que agrega um grande valor. É importante estar presente no negócio e ficar atento às necessidades dos consumidores, o que torna a relação mais humana.
Fidelização - O cliente que chegar à loja deve ser conquistado e fidelizado. Uma estratégia pode ser dar vantagens em compras recorrentes ou avisar ao cliente diretamente de ofertas e serviços.


Leia mais em:
https://exame.abril.com.br/pme/negocio-proprio-pode-dar-mais-lucro-mas-e-preciso-boa-estrategia/

Voltar para Notícias
Patrocinadores 2025
3 Cliques -
3D Prime - Líder em Soluções para Impressão 3D no Brasil.
Equity Fund Group - Investimentos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Kameda - Aceleradora e Incubadora
Apoiadores 2025
Ademicon - Consórcios
Associação Comercial de São Paulo -
Brascare - Cosméticos de alta performance
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
ESocial Cred - Crédito Social
Esparta - Marcas e Patentes
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
FIAAM FAAM - Centro Universitário
FMU - Centro Universitário
Franco Contabilidade - Contabilidade
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Lavateria - Franquia de Lavanderias
Legaliza - Marcas e Patentes
Mamute Equipamentos -
Mark-se - Marcas e Patentes
Master Prime -
Maxi Grua -
Pequenas Empresas e Grandes Negócios - Editora Globo
Refin - Treinamentos  / Recuperação Financeira
S Parfum e Cosmetics -
Sympla - Ingressos
Valoriza - Registro de Marca
Visite São Paulo Convention Bureau -
Vitalis Invest - Incubadora tecnológica
WI - Consultoria e Assessoria
Expositores 2025
777 Solutio - Soluções em Varejo
Aba Textil -
Actmob - Marketing Estratégico
Adequa.SI - LGPD
Afiador Robô -
Akombinha -
Alleman Corretora -
Amazônida -
Arymana - Contabilidade
Atlanta Uniformes -
Aura Consultores -
Bia Bonita - SEMIJOIAS
Bistrô do Milho -
Bless Cookeria -
BM SHOP - MARKETPLACE
bni -
Bob Drive -
Brigaderia Borboleta Doce -
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
Café com Mousse - Planejamento
Café São Francisco -
Calfis Contabilidade -
CAÔ Serviços Especializados - Consultoria em Gestão Empresarial
Cap Cabines -
Capitale Privato -
Casullo Brindes -
Champs - Maquinas de Sorvetes
Cheiro Bom Shop -
Chocoart -
Editora Citadel -
Citadel Grupo Editorial -
Clube UNIFORMES - Uniformes profissionais
Compact Store -
Compliance - Consultoria Contábil
Conecte Publi - Plataforma de criadores de conteúdo digital
Connection Licitações - Consultoria / Mentoria
Contábil Norte -
CP Embalagens -
Cris Armele - Semijoias e Acessórios
D+ Contabilidade - Serviços contábeis e soluções empresariais
DMO Enterprises -
Doces do Príncipe -
Duque Casa -
Ectrill -
Editora Eficaz -
Editora Gente -
Escola de Palestrantes - Mentoria
Especialista Vistorias - Franquias
Evolu Marcas -
Filomena -
First Web -
Garimpeira Urbana - Moda
G&C Contábil - Contabilidade
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Grande Bazar de Moema e Região -
Greenpeace - Meio Ambiente
Gross Bumper -
Grupo Keeper - Contabilidade
Grupo Mãos de Arte -
Grupo Uriah - Publicidade
Help Personagens -
Heron -
hug -
Hugway - Consultoria em Marca Empregadora
Indeed Institute - Inglês Corporativo
Infini - Seguros e Benefícios
Instituto Deo Med -
Izabela Toledo -
KNN Idiomas -
KwikLedgers -
Letícia Silmas -
Lexis English Academy -
Libonati TV -
LimpGOOD - Limpeza Especializada
Loja Tauari -
Magic Sucos -
Maq Injet -
Maralto Brewing CO -
Mascotes de luxo -
Meu Mundo 3D -
Moncoc -
Monostate -
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
Nação Saude -
No Coffee -
Noova Contábil -
NoRapido - Aplicativo de Entregas
Nwa Agência -
Ohlara Pratas -
Osten Moove - Inovação e tecnologia
Padme Store -
Panelas e Companhia -
Paolo Vendas -
Patativa -
PayPags -
Personal Bank Online -
Photo Now -
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Poison Creative - Publicidade
Ponto Fino -
PRNEWS - Gestão de Reputação
Projetando Eventos - Estandes
Quinta Das Magnólias -
Raddoo - Agência de marketing digital
RAFAGRAF -
RB Professional - Saúde e Beleza
RCHub -
Rede do Abraço -
Registre Fácil -
Rincon Chileno -
RPG Jurídico -
Sababag -
Sal e Garimpagi -
Santo Chopp -
Sato Fisio -
Save Car Brasil -
Security Intel - Proteção e Segurança Cibernética
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Sellit - Marketplace e Social Commerce
Setpoint Comunicação -
Slyco -
smartrafego -
Soul Silver Joias 925 -
SPM Partners - Marketing Digital
SS Satiro -
Talker Flow -
Taluarte -
Tania Vieira Joias - Joias
tantaarte -
Tech For Us -
Tholci Bakery -
Valente Enxovais -
Vanessa Winter -
Villa Defumados -
Violeteira -
Visão Eventos - Eventos Gastronômico, educativos e esportivos.
Vittel Group Telecom -
Vivax tV -
WK Podcast -
Yeet - Plataforma de Dropshipping
Yonder -
Yupi Commerce - Tecnologia
Zappy Plataforma - Tecnologia
Zelly Uniformes - Confecção de Roupas
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
Nações Unidas Brasil - Organização intergovernamental
WhatsApp