Notícias

Dicas valiosas para ganhar dinheiro neste Carnaval

A festa mais popular do planeta está chegando. O carnaval, em 2020, será celebrado no dia 25 de fevereiro e, como em todos os anos, promete entupir as ruas das cidades brasileiras, mexendo com o imaginário popular e estimulando a criatividade dos milhares de foliões que participam de desfiles, blocos e outras comemorações espalhadas pelo país. Mas em meio a todo esse clima festivo, há quem aproveite o período para abrir alas à novas oportunidades e tirar nota dez em quesitos como fidelizar clientes e aumentar vendas.

"Essas datas são excelentes oportunidades para quem deseja potencializar seus empreendimentos e é fundamental que os empreendedores se preparem para a sazonalidade e, assim, possam realmente ter motivos para comemorar", comenta o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira.

De acordo com a instituição, datas comemorativas como o Carnaval e a Páscoa - as primeiras a serem celebradas a cada ano -, são excelentes oportunidades para que empreendedores possam colocar ideias em prática e conquistar novos públicos. Ainda segundo a instituição, são períodos que aquecem a economia, potencializando o fluxo de consumidores, sendo especialmente bons para o segmentos de turismo, comércio varejista e de serviços.

Idealizador de uma marca fabricante de roupas e acessórios agêneros e que também incentiva um consumo mais racional, o fashion designer Sérgio Calado é um exemplo de empreendedor que utilizará a época de folia para tornar seu trabalho mais conhecido. O cearense, radicado em Brasília desde 2013, já chegou a expor dentro da CasaCor Brasília e, ainda assim, vê no carnaval deste ano a oportunidade de começar um novo ciclo com sua marca, a Calado.

A aposta do pequeno empresário, no entanto, está focada na produção de itens que podem ser utilizados tanto no período de folia, como em outras datas ao longo do ano. "O perfil do consumidor muda de uma hora pra outra e hoje em dia eu percebo que é bem comum a procura por algo mais durável; que simplesmente facilite a vida, seja pela usabilidade ou versatilidade. Quando vou produzir um casaco, por exemplo, penso que pode se transformar em um colete e ser utilizado não somente no período em que faz frio. É preciso transmitir funcionalidade", observa Sérgio.

No início do ano o empreendedor optou por produzir doleiras e pequenas bolsas que podem ser utilizadas presas à cintura por meio de um elástico. Assim, o folião poderá pular o carnaval sem se preocupar em perder dinheiro, celular ou algum documento importante. "É um produto elaborado artesanalmente, com material de qualidade e que vai ao encontro do propósito da Calado. Pode ser utilizado nos bloquinhos, mas também em outras ocasiões do dia a dia", explica. Customizar produtos é, segundo o empreendedor, uma outra estratégia que pode ser adotada em períodos comemorativos, já que a procura por algo exclusivo tem conquistado cada vez mais destaque no mercado. "Para o carnaval, principalmente, vejo que pode ser muito viável e vantajoso. Há muitas pessoas que gostam de abusar da criatividade e compram uma peça de roupa, um acessório, e utilizam aviamentos para tornar o produto ainda mais exclusivo", acrescenta. Sérgio ressalta, ainda, que em períodos festivos a demanda costuma aumentar e exige que o empreendedor tenha uma certa precaução com o estoque de produtos para não perder vendas.

Ter atenção com a divulgação da marca e dos produtos é um outro ponto destacado pelo empreendedor. O Sebrae também chama a atenção para isso e aconselha que sempre é bom pensar em qual produto será o destaque e em como será feita a divulgação. "Tenho feito vídeos curtos para mostrar como é a produção das peças da minha marca. Isso tem gerado um engajamento bom e tem se traduzido em procura. As mídias sociais devem ser bem exploradas, pois são utilizadas por boa parte dos consumidores; é um caminho que pode ser seguido por qualquer empreendedor", aconselha. Sérgio também chama a atenção para o impulsionamento de conteúdo nas mídias sociais. Segundo ele, é essencial destinar uma verba para marketing digital.

Uma outra ideia a ser adotada é a oferta de descontos, sempre acompanhada de uma disposição inteligente dos produtos e de um bom atendimento ao cliente Segundo o Sebrae, é fundamental dar atenção a toda pessoa que entrar no estabelecimento para que ela não saia sem ter falado com alguém. Tais estratégias já são consagradas no mercado e se mostraram amplamente capazes de atrair e entreter os consumidores.


Leia mais em:
https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Diversao-e-turismo/noticia/2020/02/dicas-de-como-ganhar-dinheiro-neste-carnaval.html

Voltar para Notícias
Patrocinadores 2025
3 Cliques -
3D Prime - Líder em Soluções para Impressão 3D no Brasil.
Equity Fund Group - Investimentos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Kameda - Aceleradora e Incubadora
Apoiadores 2025
Ademicon - Consórcios
Associação Comercial de São Paulo -
Brascare - Cosméticos de alta performance
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
ESocial Cred - Crédito Social
Esparta - Marcas e Patentes
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
FIAAM FAAM - Centro Universitário
FMU - Centro Universitário
Franco Contabilidade - Contabilidade
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Lavateria - Franquia de Lavanderias
Legaliza - Marcas e Patentes
Mamute Equipamentos -
Mark-se - Marcas e Patentes
Master Prime -
Maxi Grua -
Pequenas Empresas e Grandes Negócios - Editora Globo
Refin - Treinamentos  / Recuperação Financeira
S Parfum e Cosmetics -
Sympla - Ingressos
Valoriza - Registro de Marca
Visite São Paulo Convention Bureau -
Vitalis Invest - Incubadora tecnológica
WI - Consultoria e Assessoria
Expositores 2025
777 Solutio - Soluções em Varejo
Aba Textil -
Actmob - Marketing Estratégico
Adequa.SI - LGPD
Afiador Robô -
Akombinha -
Alleman Corretora -
Amazônida -
Arymana - Contabilidade
Atlanta Uniformes -
Aura Consultores -
Bia Bonita - SEMIJOIAS
Bistrô do Milho -
Bless Cookeria -
BM SHOP - MARKETPLACE
bni -
Bob Drive -
Brigaderia Borboleta Doce -
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
Café com Mousse - Planejamento
Café São Francisco -
Calfis Contabilidade -
CAÔ Serviços Especializados - Consultoria em Gestão Empresarial
Cap Cabines -
Capitale Privato -
Casullo Brindes -
Champs - Maquinas de Sorvetes
Cheiro Bom Shop -
Chocoart -
Editora Citadel -
Citadel Grupo Editorial -
Clube UNIFORMES - Uniformes profissionais
Compact Store -
Compliance - Consultoria Contábil
Conecte Publi - Plataforma de criadores de conteúdo digital
Connection Licitações - Consultoria / Mentoria
Contábil Norte -
CP Embalagens -
Cris Armele - Semijoias e Acessórios
D+ Contabilidade - Serviços contábeis e soluções empresariais
DMO Enterprises -
Doces do Príncipe -
Duque Casa -
Ectrill -
Editora Eficaz -
Editora Gente -
Escola de Palestrantes - Mentoria
Especialista Vistorias - Franquias
Evolu Marcas -
Filomena -
First Web -
Garimpeira Urbana - Moda
G&C Contábil - Contabilidade
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Grande Bazar de Moema e Região -
Greenpeace - Meio Ambiente
Gross Bumper -
Grupo Keeper - Contabilidade
Grupo Mãos de Arte -
Grupo Uriah - Publicidade
Help Personagens -
Heron -
hug -
Hugway - Consultoria em Marca Empregadora
Indeed Institute - Inglês Corporativo
Infini - Seguros e Benefícios
Instituto Deo Med -
Izabela Toledo -
KNN Idiomas -
KwikLedgers -
Letícia Silmas -
Lexis English Academy -
Libonati TV -
LimpGOOD - Limpeza Especializada
Loja Tauari -
Magic Sucos -
Maq Injet -
Maralto Brewing CO -
Mascotes de luxo -
Meu Mundo 3D -
Moncoc -
Monostate -
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
Nação Saude -
No Coffee -
Noova Contábil -
NoRapido - Aplicativo de Entregas
Nwa Agência -
Ohlara Pratas -
Osten Moove - Inovação e tecnologia
Padme Store -
Panelas e Companhia -
Paolo Vendas -
Patativa -
PayPags -
Personal Bank Online -
Photo Now -
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Poison Creative - Publicidade
Ponto Fino -
PRNEWS - Gestão de Reputação
Projetando Eventos - Estandes
Quinta Das Magnólias -
Raddoo - Agência de marketing digital
RAFAGRAF -
RB Professional - Saúde e Beleza
RCHub -
Rede do Abraço -
Registre Fácil -
Rincon Chileno -
RPG Jurídico -
Sababag -
Sal e Garimpagi -
Santo Chopp -
Sato Fisio -
Save Car Brasil -
Security Intel - Proteção e Segurança Cibernética
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Sellit - Marketplace e Social Commerce
Setpoint Comunicação -
Slyco -
smartrafego -
Soul Silver Joias 925 -
SPM Partners - Marketing Digital
SS Satiro -
Talker Flow -
Taluarte -
Tania Vieira Joias - Joias
tantaarte -
Tech For Us -
Tholci Bakery -
Valente Enxovais -
Vanessa Winter -
Villa Defumados -
Violeteira -
Visão Eventos - Eventos Gastronômico, educativos e esportivos.
Vittel Group Telecom -
Vivax tV -
WK Podcast -
Yeet - Plataforma de Dropshipping
Yonder -
Yupi Commerce - Tecnologia
Zappy Plataforma - Tecnologia
Zelly Uniformes - Confecção de Roupas
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
Nações Unidas Brasil - Organização intergovernamental
WhatsApp