Notícias

Devemos falar

A ascensão e queda meteórica da varejista americana de moda feminina Nasty Gal, fundada em 2006 com uma conta no eBay por Sophia Amoruso em seu pequeno apartamento em São Francisco, é o tema de um estudo de caso na HBS (Harvard Business School). Em uma década, a varejista de moda online alcançou US$ 300 milhões (R$ 1,5 bilhão) em receita anual, garantindo a Amoruso um lugar na lista da Forbes das mulheres mais ricas e que fizeram sua fortuna por conta própria.

Mas em novembro de 2016, a Nasty Gal entrou com pedido de falência. Desde então, a HBS revisou o caso, que serve como uma fascinante curva de aprendizado para aspirantes a empresários.

A autobiografia best-seller de Sophia Amoruso, #GIRLBOSS, foi adaptada para uma série de televisão pela Netflix, e Amoruso lançou a Fundação GIRLBOSS para inspirar mulheres a tomarem as rédeas das suas próprias carreiras. O termo girlboss se tornou viral - geralmente estampado em feeds cor de rosa no Instagram -, e criou uma comunidade de mulheres que estão fazendo sucesso nos seus termos.

Essas mulheres devem se orgulhar desse sucesso. Ainda em 2022 continuam a enfrentar inúmeros desafios e a enfrentar estereótipos desanimadores. Um relatório recente da McKinsey indica que menos de 10% dos CEOs da Fortune 500, lista das maiores empresas dos EUA, são mulheres, e apenas 17% dos dólares de VC (venture capital) vão para empresas lideradas por mulheres e colideradas por mulheres.

Mas será que as expressões empreendedorismo feminino e girl boss estão contribuindo para o problema? Precisamos nos referir ao gênero e ocupação das mulheres quando o mesmo não é feito para os homens?

A Dra. Inès Blal, reitora e diretora executiva da EHL Hospitality Business School, acredita que as mulheres merecem ser lembradas de como trabalharam duro por suas conquistas. "Pesquisas da Harvard Business Review mostram que os gerentes usam palavras mais positivas para descrever os homens do que as mulheres, então uma mulher que atinge esse nível de hierarquia no ambiente atual muitas vezes teve que colocar mais comprometimento, sacrifício e competência."

Na opinião dela, o termo "empreendedorismo feminino" pode ser para muitas uma maneira de destacar o sucesso das mulheres. Aimee-Louise Carton, fundadora da plataforma de bem-estar emocional KeepAppy e graduada em empreendedorismo na Trinity Business School em Dublin, concorda com esse pensamento. "A decisão de ser definida por uma combinação de gênero e ocupação é uma escolha pessoal, e eu escolho reivindicar isso quando digo que sou uma fundadora mulher", diz ela.

Carton entende que muitas pessoas considerem esses termos depreciativos. "Pode ser visto como uma forma de reduzir o trabalho de uma mulher ao seu gênero quando ela é muito mais do que isso. No entanto, tenho mais orgulho do que superei e conquistei por ser mulher na sociedade patriarcal em que existimos e os desafios que as fundadoras mulheres e sub-representadas enfrentam".

Na EHL, a melhor universidade de gestão hoteleira do mundo, cujos graduados ocupam inúmeras posições de liderança na indústria, a Dra. Blal observa os dois lados dessa discussão. O termo, segundo ela, faz alusão ao fato de que, por ser uma mulher, a pessoa será diferente do que consideramos ser a norma. "É como se fosse uma anomalia que vale a pena mencionar".

Ainda há poucas líderes mulheres

Então, como mudar a percepção de que uma mulher em uma posição de liderança não deve ser considerada uma anomalia, mas algo comum? Antonella Moretto, reitora para programas abertos na escola de liderança POLIMI em Milão, acredita que gênero não deve ter qualquer conexão com capacidade, e a única diferença entre um líder homem e uma líder mulher é o gênero.

"Hoje, ainda temos menos mulheres ocupando cargos de liderança, e isso não é por uma questão de mérito, mas porque muitas vezes não se acredita que as mulheres sejam boas o suficiente para essas posições."

Houve um progresso nas duas décadas desde que Sophia Amoruso lançou a Nasty Gal, mas ainda há muito a ser feito. Karina Collis, fundadora e CEO da plataforma de software Dialllog CRM, e com MBA na escola de negócios ESCP, na França, diz que "a sociedade passou da ausência para a consciência e da consciência para a ação. Estamos tentando corrigir um desequilíbrio que tem sido prejudicial para as mulheres na sociedade por muito tempo."

Por mais mulheres na liderança

Mas o que tem que ser feito para garantir que mais mulheres ocupem cargos de liderança? Antonella Moretto, da POLIMI, acredita que isso não deve ser feito através de mentorias femininas, ou de cursos de formação dedicados às mulheres. "Na minha opinião, isso deve ser promovido antes de mais nada por meio de exemplos. Em segundo lugar, o foco para cada mulher que ocupa um papel de liderança não é que ela seja uma mulher, mas de seu valor e por que ela merece estar nesta posição."

Anna Comas, empreendedora e vencedora de melhor startup no G-Accelerator da GBSB Global Business School, enfatiza isso. "No final das contas, queremos destaque no nosso impacto como empreendedoras e o sucesso de nossas empresas, e não pelo fato de sermos mulheres."

Para alcançar isso, Wenda Linthorst, fundadora da empresa de neuromarketing Consumatics e aluna do ano na Nyenrode Business University, na Holanda, aconselha as pessoas a "parar de ver barreiras por causa da diferença. Não importa se você é velho, jovem, homem, mulher, o que for, apenas siga seus sonhos e trabalhe com a sua paixão."

Muitas vezes focamos nas coisas que nos diferenciam dos outros, quando a realidade é que nos negócios existem muitas semelhanças reunidas em um mesmo objetivo: o sucesso.

"Muitas vezes as mulheres acreditam que precisam ser excepcionais para realizar seus negócios, e temem que pedir ajuda seja visto como uma falha pessoal", diz Carton.

Mulheres em todos os setores e em diferentes níveis estão liderando a mudança. De avós que decidiram trabalhar em uma época em que se esperava que fossem donas de casa, até a última geração de graduadas em áreas de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática); de políticas a profissionais da saúde, estando ou não nas manchetes.

A discussão sobre se devemos ou não usar os termos ressaltando o feminino se resume a uma preferência individual. Muitas veem isso como algo depreciativo, outras como uma forma de destacar o sucesso das mulheres.

Talvez Karina Collis descreva bem o estágio que a sociedade alcançou. "Estamos fazendo um bom progresso, mas o trabalho não está concluído. É por isso que ainda sou uma líder mulher hoje, esperando apenas ser uma líder amanhã."


Leia mais em:
https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/12/lideranca-feminina-e-o-mesmo-que-lideranca-o-legado-de-girlboss/

Fonte:
Forbes

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores 2024
Grupo Ferreira Souza
Cab Motors
Videomedi
Cab Credit
Mister Wiz
Expositores 2024
Bamboo Confecções
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be Hive
beautyin
Belém Saúde
Bem Dito
Big John Burger
Booleria
Cab Credit
Cab Motors
Cabedal
Cartonagem CWB
China Link Trading
Cielo
CityMart
Clínica Arcangeli
Consulto
Cora
DigAÍ
Dr. Jack
EcomSmart
Edutalent
Em Casa com o Chef
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
Expo Center Norte
Fato Contábil
Fininport
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Ferreira Souza
Grupo Uriah
Hug
iMalaDireta
Loovi
Mac Immigration Canada
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Mister Wiz
Moov Eventos
OGGI
Paiva Ribeiro
Picolli Premier
PLX Digital
Projetando Eventos
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Seguro Prático
Shark Tank Brasil
Snapfi
Sony Channel
SOVC
Tejota Cast
TELEO
Thiane Café
Vera Motors
Videalize
Videomedi
VIVA FÁCIL
WAKU WAKU
WM Contabilidade
Expositores 2023
ABC CRED
Ademicon
Agência Mon
Agência NextWeb
Albas Balas De Coco
Amollis
AQBank
AQContábil
Audicoplan Assessoria Empresarial
Ayane Cota
Bachrelli Projetos e Treinamentos
Bamboo Confecções
Basecolor
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be You Business Education
beautyin
BECV Contábil
Bem Dito
Benditta Hora
Best Churros
Beta Montanhismo
BLESSA
Bluedot Marketing Digital
Booleria
Bot Company
Brasil Connecting
Brazil Cosmetics
Bric à Brac
BRM3 Consultoria
Bruter Brasil
Cabedal
Cachaça The Malake
Cannabwine
CAÔ Serviços Especializados
Capitu Bolsas
Carrefour Property
Cartonagem CWB
Catherine Bloom
Cerveja do Jessé
Cherry Mint
China Link Trading
China Venture
Chocolates Vitoio
Chopeiras Prime
CityMart
Clínica Arcangeli
Cognitive
Collar Capital
Comunicação Express
Conect Max
Conectar Marketing
Consulto
Cor de Amora
Cora
daki
Davinci
Delta Investiment Banking
Delta Investor
Diagrama Investimentos
Diego Paz Design
Dilubiju
Dona DÔs Doces
doTERRA
Dr. Brother Franchising
Dr. Jack
Dropify
Edix Seguros
Efí
Electra
Elite Empreendedorismo
Em Casa com o Chef
Empório Delícias da Ci
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
ESPM Jr
Estúdios Voz
Expo Center Norte
Farol Food Truck
Ferras Diamante Imperial
Fininport
Fisio Terapi
GoTo
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Cardoso Brasil
Grupo Criarq
Grupo Ferreira Souza
Grupo RZK
Grupo Souza Brasil
Grupo Uriah
Helena
Helô Doces
HiEz
Hope Produções
Hotel Jabaquara
Hug
iMalaDireta
Infinity Brindes
Insight Academy
iORDER
IP Force
Kitto Creative
Klaus Tecnologia
La Casa
Leide Gourmet
Leopards Tecnologia
LETZGO
LiciStar
Livraria e Editora Andreoli
Livraria Insight
Livraria Scritto Nobeli
Loovi
Lu Estética de Resultados
Lufema
Lune Assessoria Contábil
Mac Immigration Canada
Maloca Games
Master Coach Valdir Junior
MDF Technology
Meester / GoTo
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Menna Barreto Centro Educacional
Mister Wiz
Modal Marcas e Patentes
Monedd
Mony CashBack
Moov Eventos
MOSHE 3000
My Nexus
Nanica
Nest Business University
Nimble Evolution
NoRapido
Nova Nobel System
Nunesc Digital
OGGI
Operadora Legal
Orcoma Contabilidade
Paiva Ribeiro
Permanence
Picolli Premier
Pizza Roots
PLX Digital
Polozi
Pompoar App
PostCash
Pronex
Quero Mais
Quilombo Doces
Quiterias Delicias da Vovó
Recanto das Araucárias
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Rei do Transfer
Reinvent Consultoria & RH
Remate
RGS Contabilidade
Saboaria Sálvia
SAE+C
Salcio Branding
Santa Thereza Design
Secretária Virtual
Seguro Prático
Sellenger
Semear Contabilidade
Shark Tank Brasil
Sinapse Finance
Skwid
Solides Tecnologia
Sony Channel
SOVC
Starmeta
Sublinks
Swile
Synapsis Consultoria de Resultados
Tekiio
TELEO
Terapimax
Thianes Café
Tô Nem Aí
Total Coding
TRC Global Finance
Uni Varejo De Moda
Universidade São Judas Tadeu - Ânima Educação
VART
Vera Motors
Videalize
Videomedi
Visão Total
VIVA FÁCIL
VRO
Wine Move
X Craft Beer
Zoho
ZW Ccontabilidade
ZWORK - Gestão financeira completa
Media Partners
Sympla
Feiras e Negócios
Exame
ISTOÉ Dinheiro
Folha de São Paulo
Portal Radar
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Gráfica Paulista - Gráfica
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Videalize - Produtora
Nós apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
WhatsApp
Realização: exhibition.com.br
CNPJ: 11.442.325/0001-40