Significado de Empreendedor
» O que é Empreendedor
Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro. É aquele que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado. É o que estabelece metas, que inicia projetos, que controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento.
Ser empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter capacidade de planejar para o longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo. O bom empreendedor é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que implementa novos rumos em busca de resultados eficazes.
» Empreendedor individual
Empreendedor individual é aquele que atua no mercado com uma atividade empresarial própria. É a pessoa física, é o titular da empresa, onde o patrimônio da pessoa física e do empreendedor individual são os mesmos. É o responsável de forma ilimitada pelas dívidas do empreendimento. Na legislação brasileira, é considerado empreendedor individual aquele empresário que fatura até R$60 mil por ano, e que possui, no máximo, um empregado. O empreendedor individual é enquadrado no sistema tributário do "Simples Nacional", cujas alíquotas tributárias variam entre 04 a 11,61%.
» Empreendedor social
Empreendedor social é aquele indivíduo que busca soluções inovadoras para os problemas que surgem numa sociedade. O empreendedor social atua como agente de mudanças, buscando novas ideias, criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou das empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para por meio de uma atividade lucrativa, buscar soluções para os problemas sociais.
» Diferença entre Empreendedor e Empresário
Empreendedor e empresário são palavras associadas, porém, na prática, há uma diferença entre os dois perfis. Ser empresário é tomar a seu cargo um empreendimento, é gerenciar recursos e buscar como resultado o lucro e o crescimento sustentável da empresa. É também se ocupar da vida profissional e dos interesses de pessoas que se distinguem por seu desempenho perante o público. O perfil do empreendedor é ser inovador, arrojado, é ter um olhar próprio de ver os negócios, é querer transformar seu sonho em realidade. Para ser empreendedor não precisa abrir uma empresa, ele pode ser empreendedor em qualquer campo que atue, sendo ele um professor, um médico, um industriário, etc. Basta ser inovador, contribuir com ideias arrojadas, com o objetivo de criar algo que revolucione sua área de trabalho.
» Empreendedorismo
Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo usado no setor empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos.
Empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Quando um empreendedor percebe uma necessidade dos consumidores, ele consegue criar uma maneira de resolver o problema, oferecendo um produto ou serviço que dê uma experiência de mais qualidade ao cliente (agrega valor). Essa solução pode ser transformada em um negócio.
O conceito de empreendedorismo foi usado inicialmente pelo economista austríaco Joseph Alois Schumpeter (1883-1945). Em 1942, ele publicou a Teoria da Destruição Criativa no livro Capitalismo, Socialismo e Democracia. A teoria explica o empreendedorismo (criação de produtos, serviços ou empresas inovadoras) como uma resposta a uma necessidade do consumidor percebida pelo empreendedor.
» Qual a importância do empreendedorismo?
O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam inovação, transformando conhecimentos e ideias em novos produtos que serão colocados no mercado. A criação de empreendimentos contribui para a economia do país porque gera riquezas, aumenta a circulação econômica e cria mais oportunidades de empregos. Também pode influenciar a melhora da qualidade dos produtos ou serviços que são oferecidos aos consumidores, por meio do aumento da concorrência entre empresas que oferecem serviços parecidos.
O empreendedorismo também ganhou uma nova missão social: ajudar a preservar o meio ambiente. Isso pode acontecer tanto pela conscientização dos consumidores sobre hábitos de consumo sustentáveis, como pela criação de produtos ecológicos, direcionados à preservação dos recursos naturais.