Notícias

Mercado: Grupo Boticário busca startups voltadas para o varejo e beleza na 4ª edição de programa de aceleração

Referência global em beleza e autocuidado, o Grupo Boticário tem um trabalho de longa data para promover a inovação em seu ecossistema, e vem fortalecendo seu relacionamento com startups fomentando assim o mercado e estimulando o crescimento do setor, além de promover ganhos mútuos, mantendo a companhia na vanguarda do mercado e possibilitando crescimento para parceiros.

Criada em 2021, a iniciativa nasceu com o intuito de auxiliar startups na exploração de novos mercados a partir da experiência em varejo e beleza, com base na troca de experiências, conhecimento e expertise adquirida pela companhia ao longo de seus mais de 40 anos de história. Com duração de cinco meses, o programa oferece uma imersão completa no ecossistema de beleza e varejo, de forma gratuita e equity-free, ou seja, não é necessário abrir mão de uma porcentagem do quadro societário das empresas participantes.

Para a edição deste ano, a companhia procura até 10 startups que atuem nos segmentos de beleza e varejo, que estejam com o produto validado e em fase de operação ou tração. Os interessados podem se inscrever até dia 08 de fevereiro.

As startups terão acesso a palestras e conteúdos ministrados por convidados externos e especialistas internos do Grupo, além de mentorias personalizadas com executivos do Boticário para atender às necessidades individuais de cada negócio. Elas também receberão acompanhamento especializado com o time de aceleração com checkpoints semanais. O Boticário irá abrir suas portas para as empresas participantes, oferecendo acesso a profissionais da companhia, bem como atuando na revisão de UX do site das startups pelos especialistas internos, além de oferecer apoio e treinamento para aperfeiçoamento de pitch de negócios e a oportunidade de realizar pesquisas quantitativas ou focus group com público-alvo usando a infraestrutura do Grupo.

A iniciativa reforça a visão de futuro do Grupo Boticário, que busca cada vez mais consolidar a sua marca como referência para as startups. A empresa vem fortalecendo seus trabalhos com inovação aberta nos últimos anos, buscando parceiros externos e apostando em formas de trazer ganhos internos, bem como aos parceiros, a partir da tese de inovar em conjunto. "O empreendedorismo faz parte do passado, do presente e do futuro do Grupo Boticário e, por conta disso, programas como esse são tão importantes e incentivados em nosso ecossistema", afirma Paulo Braga, diretor de Corporate Ventures do Grupo Boticário.

O executivo destaca ainda que a empresa vê nas startups parcerias estratégicas para a construção do ecossistema de beleza, uma vez que elas permitem testar soluções inovadoras de forma ágil e ajudam a indicar potenciais tendências de mercado e negócio. "A gente quer ser lembrado e reconhecido como um programa que traz a oportunidade de testar e refinar o modelo de negócio dos empreendedores dentro do mercado de beleza e varejo", afirma Braga.

O programa é realizado anualmente no Brasil e, desde o seu lançamento, já acelerou 29 startups, com mais de 90 mentores internos engajados na iniciativa. Entre as participantes das edições anteriores estão nomes como Feel, Marvin, Omens, De Benguela e Mimo Lives Sales.


O futuro da beleza é colaborativo

Para a edição deste ano, o Grupo Boticário procura até 10 startups para serem aceleradas. As empresas que participarem do programa terão a chance de aprender sobre o mercado de beleza e varejo, com o apoio de especialistas e executivos da área que irão aportar um sólido conhecimento nas startups.

O programa visa entender a fundo as principais dores e necessidades de cada empresa. A partir disso, o Grupo Boticário faz a personalização das jornadas, desenhando uma trilha de mentorias e conteúdos específicos para atender às demandas dos participantes. Além disso, por ser uma empresa multicanal, o Grupo Boticário utiliza seus conhecimentos e toda a sua estrutura para auxiliar as startups na exploração de novos canais e mercados - o que inclui a possibilidade de realizar pesquisas e também focus group.

"Desde que iniciamos a trajetória de estarmos mais próximos das startups percebemos que temos muito a oferecer, mas também que ganhamos bastante durante essa troca. Nosso foco é fomentar oportunidades. Com isso, os empreendedores podem refinar o modelo de negócio dentro do mercado de beleza e varejo, promovendo assim um ecossistema mais plural e colaborativo", enfatiza o diretor de Corporate Ventures do Grupo Boticário.

Na outra ponta, o Grupo Boticário também colhe aprendizados importantes a partir da conexão com o ecossistema de startups. O programa de aceleração auxilia o Grupo a explorar teses não óbvias para o seu negócio, gerando conhecimento sobre um novo mercado e novos modelos de negócios, e também reduzindo riscos para o próprio Grupo.

As startups têm em seu DNA características como agilidade, crescimento acelerado e adaptabilidade. Assim, a aproximação dessas empresas permite que a gigante de cosméticos não apenas acompanhe tendências de mercado, mas também acelere sua cultura de inovação, supere eventuais desafios tecnológicos, desenvolva projetos e dê mais agilidade à operação.

O programa pode ser uma ferramenta poderosa para qualificação de startups. A partir da aceleração, o Grupo é capaz de conhecer ainda melhor as empresas e identificar sinergias para torná-las fornecedoras ou parceiras de negócio, e até mesmo colocá-las no pipeline para futuros investimentos. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da marca Grupo Boticário como inovadora e startup-friendly, atraindo os melhores empreendedores para o seu ecossistema.


Case de Sucesso

A Marvin, atual parceira do Grupo Boticário na área de Soluções Digitais do Varejo, foi acelerada em 2022 e hoje oferta seus serviços em 10 distribuidores do ecossistema do Grupo. A startup nasceu para simplificar o meio de pagamento entre empresas. A ferramenta desenvolvida possibilita aos varejistas a utilização do saldo das maquininhas de cartão de crédito para efetuar os pagamentos com os fornecedores, sem precisar recorrer a antecipação de recebíveis ou pagar por taxas para efetuar os pagamentos.

"Já participamos de alguns programas de aceleração, e o do Grupo Boticário, com certeza, foi o que me deixou o sentimento mais forte de que estávamos saindo melhor do que entramos", afirma o CEO da Marvin, Bernardo Vale.


Como participar

A 4ª edição do Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário será realizada de maio a setembro de 2024, e as inscrições podem ser feitas até 8 de fevereiro, por meio do link: https://grupoboticario.com.br/aceleracao-de-startups/.

A iniciativa é direcionada a startups que atuem nos segmentos de beleza e varejo e que já estejam em fase de operação ou tração.

Voltar para Notícias
Patrocinadores 2025
3D Prime - Líder em Soluções para Impressão 3D no Brasil.
Equity Fund Group - Investimentos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Kameda - Aceleradora e Incubadora
Apoiadores 2025
Ademicon - Consórcios
Associação Comercial de São Paulo -
Brascare - Cosméticos de alta performance
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
ESocial Cred - Crédito Social
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
Mark-se - Marcas e Patentes
Maxi Grua -
Sympla - Ingressos
Visite São Paulo Convention Bureau -
Vitalis Invest - Incubadora tecnológica
WI - Consultoria e Assessoria
Expositores 2025
3 Cliques -
777 Solutio - Soluções em Varejo
Aba Textil -
Actmob - Marketing Estratégico
Adequa.SI - LGPD
Alleman Corretora -
Amazônida -
Arymana - Contabilidade
Atlanta Uniformes -
Aura Consultores -
Bela Blue Beauty - Ecommerce de suplementação
Bia Bonita - SEMIJOIAS
Bless Cookeria -
BM SHOP - MARKETPLACE
bni -
Bob Drive -
Brigaderia Borboleta Doce -
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
Café com Mousse - Planejamento
Café São Francisco -
Calfis Contabilidade -
CAÔ Serviços Especializados - Consultoria em Gestão Empresarial
Cap Cabines -
Capitale Privato -
Casullo Brindes -
Champs - Maquinas de Sorvetes
Cheiro Bom Shop -
Editora Citadel -
Citadel Grupo Editorial -
Clube UNIFORMES - Uniformes profissionais
Compact Store -
Compliance - Consultoria Contábil
Conecte Publi - Plataforma de criadores de conteúdo digital
Connection Licitações - Consultoria / Mentoria
Contábil Norte -
CP Embalagens -
Cris Armele - Semijoias e Acessórios
D+ Contabilidade - Serviços contábeis e soluções empresariais
DMO Enterprises -
Doces do Príncipe -
Duque Casa -
Ectrill -
Editora Eficaz -
Editora Gente -
Escola de Palestrantes - Mentoria
Esparta - Marcas e Patentes
Especialista Vistorias - Franquias
Evolu Marcas -
FIAAM FAAM - Centro Universitário
First Web -
FMU - Centro Universitário
Franco Contabilidade - Contabilidade
Garimpeira Urbana - Moda
G&C Contábil - Contabilidade
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Greenpeace - Meio Ambiente
Gross Bumper -
Grupo Keeper - Contabilidade
Grupo Mãos de Arte -
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Grupo Uriah - Publicidade
Help Personagens -
Hi-Service -
hug -
Hugway - Consultoria em Marca Empregadora
Indeed Institute - Inglês Corporativo
Infini - Seguros e Benefícios
Instituto Deo Med -
Izabela Toledo -
KNN Idiomas -
KwikLedgers -
Lavateria - Franquia de Lavanderias
Legaliza - Marcas e Patentes
Letícia Silmas -
Lexis English Academy -
Libonati TV -
LimpGOOD - Limpeza Especializada
Loja Tauari -
Mamute Equipamentos -
Maq Injet -
Mascotes de luxo -
Master Prime -
Meu Mundo 3D -
Moncoc -
Monostate -
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
Nação Saude -
No Coffee -
Noova Contábil -
NoRapido - Aplicativo de Entregas
Nwa Agência -
Osten Moove - Inovação e tecnologia
Padme Store -
Panelas e Companhia -
Paolo Vendas -
PayPags -
Pequenas Empresas e Grandes Negócios - Editora Globo
Photo Now -
Pluss TV -
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Poison Creative - Publicidade
Ponto Fino -
Portal do Andreoli - Noticias e Mídia
PRNEWS - Gestão de Reputação
Projetando Eventos - Estandes
Quinta Das Magnólias -
Raddoo - Agência de marketing digital
RAFAGRAF -
RB Professional - Saúde e Beleza
RCHub -
Rede do Abraço -
Refin - Treinamentos  / Recuperação Financeira
Registre Fácil -
RPG Jurídico -
Sababag -
Sal e Garimpagi -
Sato Fisio -
Save Car Brasil -
Security Intel - Proteção e Segurança Cibernética
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Sellit - Marketplace e Social Commerce
Setpoint Comunicação -
Slyco -
smartrafego -
Soul Silver Joias 925 -
S Parfum e Cosmetics -
SPM Partners - Marketing Digital
SS Satiro -
Talker Flow -
Tania Vieira Joias - Joias
Tech For Us -
Valoriza - Registro de Marca
Vanessa Winter -
Visão Eventos - Eventos Gastronômico, educativos e esportivos.
Vittel Group Telecom -
Vivax tV -
WK Podcast -
Yeet - Plataforma de Dropshipping
Yonder -
Yupi Commerce - Tecnologia
Zappy Plataforma - Tecnologia
Zelly Uniformes - Confecção de Roupas
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Expo Telecom -
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
PRNEWS - Gestão de Reputação
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
Nações Unidas Brasil - Organização intergovernamental
WhatsApp