Notícias

Mercado: Grupo Boticário busca startups voltadas para o varejo e beleza na 4ª edição de programa de aceleração

Referência global em beleza e autocuidado, o Grupo Boticário tem um trabalho de longa data para promover a inovação em seu ecossistema, e vem fortalecendo seu relacionamento com startups fomentando assim o mercado e estimulando o crescimento do setor, além de promover ganhos mútuos, mantendo a companhia na vanguarda do mercado e possibilitando crescimento para parceiros.

Criada em 2021, a iniciativa nasceu com o intuito de auxiliar startups na exploração de novos mercados a partir da experiência em varejo e beleza, com base na troca de experiências, conhecimento e expertise adquirida pela companhia ao longo de seus mais de 40 anos de história. Com duração de cinco meses, o programa oferece uma imersão completa no ecossistema de beleza e varejo, de forma gratuita e equity-free, ou seja, não é necessário abrir mão de uma porcentagem do quadro societário das empresas participantes.

Para a edição deste ano, a companhia procura até 10 startups que atuem nos segmentos de beleza e varejo, que estejam com o produto validado e em fase de operação ou tração. Os interessados podem se inscrever até dia 08 de fevereiro.

As startups terão acesso a palestras e conteúdos ministrados por convidados externos e especialistas internos do Grupo, além de mentorias personalizadas com executivos do Boticário para atender às necessidades individuais de cada negócio. Elas também receberão acompanhamento especializado com o time de aceleração com checkpoints semanais. O Boticário irá abrir suas portas para as empresas participantes, oferecendo acesso a profissionais da companhia, bem como atuando na revisão de UX do site das startups pelos especialistas internos, além de oferecer apoio e treinamento para aperfeiçoamento de pitch de negócios e a oportunidade de realizar pesquisas quantitativas ou focus group com público-alvo usando a infraestrutura do Grupo.

A iniciativa reforça a visão de futuro do Grupo Boticário, que busca cada vez mais consolidar a sua marca como referência para as startups. A empresa vem fortalecendo seus trabalhos com inovação aberta nos últimos anos, buscando parceiros externos e apostando em formas de trazer ganhos internos, bem como aos parceiros, a partir da tese de inovar em conjunto. "O empreendedorismo faz parte do passado, do presente e do futuro do Grupo Boticário e, por conta disso, programas como esse são tão importantes e incentivados em nosso ecossistema", afirma Paulo Braga, diretor de Corporate Ventures do Grupo Boticário.

O executivo destaca ainda que a empresa vê nas startups parcerias estratégicas para a construção do ecossistema de beleza, uma vez que elas permitem testar soluções inovadoras de forma ágil e ajudam a indicar potenciais tendências de mercado e negócio. "A gente quer ser lembrado e reconhecido como um programa que traz a oportunidade de testar e refinar o modelo de negócio dos empreendedores dentro do mercado de beleza e varejo", afirma Braga.

O programa é realizado anualmente no Brasil e, desde o seu lançamento, já acelerou 29 startups, com mais de 90 mentores internos engajados na iniciativa. Entre as participantes das edições anteriores estão nomes como Feel, Marvin, Omens, De Benguela e Mimo Lives Sales.


O futuro da beleza é colaborativo

Para a edição deste ano, o Grupo Boticário procura até 10 startups para serem aceleradas. As empresas que participarem do programa terão a chance de aprender sobre o mercado de beleza e varejo, com o apoio de especialistas e executivos da área que irão aportar um sólido conhecimento nas startups.

O programa visa entender a fundo as principais dores e necessidades de cada empresa. A partir disso, o Grupo Boticário faz a personalização das jornadas, desenhando uma trilha de mentorias e conteúdos específicos para atender às demandas dos participantes. Além disso, por ser uma empresa multicanal, o Grupo Boticário utiliza seus conhecimentos e toda a sua estrutura para auxiliar as startups na exploração de novos canais e mercados - o que inclui a possibilidade de realizar pesquisas e também focus group.

"Desde que iniciamos a trajetória de estarmos mais próximos das startups percebemos que temos muito a oferecer, mas também que ganhamos bastante durante essa troca. Nosso foco é fomentar oportunidades. Com isso, os empreendedores podem refinar o modelo de negócio dentro do mercado de beleza e varejo, promovendo assim um ecossistema mais plural e colaborativo", enfatiza o diretor de Corporate Ventures do Grupo Boticário.

Na outra ponta, o Grupo Boticário também colhe aprendizados importantes a partir da conexão com o ecossistema de startups. O programa de aceleração auxilia o Grupo a explorar teses não óbvias para o seu negócio, gerando conhecimento sobre um novo mercado e novos modelos de negócios, e também reduzindo riscos para o próprio Grupo.

As startups têm em seu DNA características como agilidade, crescimento acelerado e adaptabilidade. Assim, a aproximação dessas empresas permite que a gigante de cosméticos não apenas acompanhe tendências de mercado, mas também acelere sua cultura de inovação, supere eventuais desafios tecnológicos, desenvolva projetos e dê mais agilidade à operação.

O programa pode ser uma ferramenta poderosa para qualificação de startups. A partir da aceleração, o Grupo é capaz de conhecer ainda melhor as empresas e identificar sinergias para torná-las fornecedoras ou parceiras de negócio, e até mesmo colocá-las no pipeline para futuros investimentos. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da marca Grupo Boticário como inovadora e startup-friendly, atraindo os melhores empreendedores para o seu ecossistema.


Case de Sucesso

A Marvin, atual parceira do Grupo Boticário na área de Soluções Digitais do Varejo, foi acelerada em 2022 e hoje oferta seus serviços em 10 distribuidores do ecossistema do Grupo. A startup nasceu para simplificar o meio de pagamento entre empresas. A ferramenta desenvolvida possibilita aos varejistas a utilização do saldo das maquininhas de cartão de crédito para efetuar os pagamentos com os fornecedores, sem precisar recorrer a antecipação de recebíveis ou pagar por taxas para efetuar os pagamentos.

"Já participamos de alguns programas de aceleração, e o do Grupo Boticário, com certeza, foi o que me deixou o sentimento mais forte de que estávamos saindo melhor do que entramos", afirma o CEO da Marvin, Bernardo Vale.


Como participar

A 4ª edição do Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário será realizada de maio a setembro de 2024, e as inscrições podem ser feitas até 8 de fevereiro, por meio do link: https://grupoboticario.com.br/aceleracao-de-startups/.

A iniciativa é direcionada a startups que atuem nos segmentos de beleza e varejo e que já estejam em fase de operação ou tração.

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores 2024
Grupo Ferreira Souza
Cab Motors
Videomedi
Cab Credit
Mister Wiz
Expositores 2024
Bamboo Confecções
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be Hive
beautyin
Belém Saúde
Bem Dito
Big John Burger
Booleria
Cab Credit
Cab Motors
Cabedal
Cartonagem CWB
China Link Trading
Cielo
CityMart
Clínica Arcangeli
Consulto
Cora
DigAÍ
Dr. Jack
EcomSmart
Edutalent
Em Casa com o Chef
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
Expo Center Norte
Fato Contábil
Fininport
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Ferreira Souza
Grupo Uriah
Hug
iMalaDireta
Loovi
Mac Immigration Canada
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Mister Wiz
Moov Eventos
OGGI
Paiva Ribeiro
Picolli Premier
PLX Digital
Projetando Eventos
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Seguro Prático
Shark Tank Brasil
Snapfi
Sony Channel
SOVC
Tejota Cast
TELEO
Thiane Café
Vera Motors
Videalize
Videomedi
VIVA FÁCIL
WAKU WAKU
WM Contabilidade
Expositores 2023
ABC CRED
Ademicon
Agência Mon
Agência NextWeb
Albas Balas De Coco
Amollis
AQBank
AQContábil
Audicoplan Assessoria Empresarial
Ayane Cota
Bachrelli Projetos e Treinamentos
Bamboo Confecções
Basecolor
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be You Business Education
beautyin
BECV Contábil
Bem Dito
Benditta Hora
Best Churros
Beta Montanhismo
BLESSA
Bluedot Marketing Digital
Booleria
Bot Company
Brasil Connecting
Brazil Cosmetics
Bric à Brac
BRM3 Consultoria
Bruter Brasil
Cabedal
Cachaça The Malake
Cannabwine
CAÔ Serviços Especializados
Capitu Bolsas
Carrefour Property
Cartonagem CWB
Catherine Bloom
Cerveja do Jessé
Cherry Mint
China Link Trading
China Venture
Chocolates Vitoio
Chopeiras Prime
CityMart
Clínica Arcangeli
Cognitive
Collar Capital
Comunicação Express
Conect Max
Conectar Marketing
Consulto
Cor de Amora
Cora
daki
Davinci
Delta Investiment Banking
Delta Investor
Diagrama Investimentos
Diego Paz Design
Dilubiju
Dona DÔs Doces
doTERRA
Dr. Brother Franchising
Dr. Jack
Dropify
Edix Seguros
Efí
Electra
Elite Empreendedorismo
Em Casa com o Chef
Empório Delícias da Ci
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
ESPM Jr
Estúdios Voz
Expo Center Norte
Farol Food Truck
Ferras Diamante Imperial
Fininport
Fisio Terapi
GoTo
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Cardoso Brasil
Grupo Criarq
Grupo Ferreira Souza
Grupo RZK
Grupo Souza Brasil
Grupo Uriah
Helena
Helô Doces
HiEz
Hope Produções
Hotel Jabaquara
Hug
iMalaDireta
Infinity Brindes
Insight Academy
iORDER
IP Force
Kitto Creative
Klaus Tecnologia
La Casa
Leide Gourmet
Leopards Tecnologia
LETZGO
LiciStar
Livraria e Editora Andreoli
Livraria Insight
Livraria Scritto Nobeli
Loovi
Lu Estética de Resultados
Lufema
Lune Assessoria Contábil
Mac Immigration Canada
Maloca Games
Master Coach Valdir Junior
MDF Technology
Meester / GoTo
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Menna Barreto Centro Educacional
Mister Wiz
Modal Marcas e Patentes
Monedd
Mony CashBack
Moov Eventos
MOSHE 3000
My Nexus
Nanica
Nest Business University
Nimble Evolution
NoRapido
Nova Nobel System
Nunesc Digital
OGGI
Operadora Legal
Orcoma Contabilidade
Paiva Ribeiro
Permanence
Picolli Premier
Pizza Roots
PLX Digital
Polozi
Pompoar App
PostCash
Pronex
Quero Mais
Quilombo Doces
Quiterias Delicias da Vovó
Recanto das Araucárias
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Rei do Transfer
Reinvent Consultoria & RH
Remate
RGS Contabilidade
Saboaria Sálvia
SAE+C
Salcio Branding
Santa Thereza Design
Secretária Virtual
Seguro Prático
Sellenger
Semear Contabilidade
Shark Tank Brasil
Sinapse Finance
Skwid
Solides Tecnologia
Sony Channel
SOVC
Starmeta
Sublinks
Swile
Synapsis Consultoria de Resultados
Tekiio
TELEO
Terapimax
Thianes Café
Tô Nem Aí
Total Coding
TRC Global Finance
Uni Varejo De Moda
Universidade São Judas Tadeu - Ânima Educação
VART
Vera Motors
Videalize
Videomedi
Visão Total
VIVA FÁCIL
VRO
Wine Move
X Craft Beer
Zoho
ZW Ccontabilidade
ZWORK - Gestão financeira completa
Media Partners
Sympla
Feiras e Negócios
Exame
ISTOÉ Dinheiro
Folha de São Paulo
Portal Radar
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Gráfica Paulista - Gráfica
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Videalize - Produtora
Nós apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
WhatsApp
Realização: exhibition.com.br
CNPJ: 11.442.325/0001-40