Notícias

Expo Empreendedor - José Carlos Semenzato no Painel Shark Tank Brasil

José Carlos Semenzato é um conhecido executivo e empresário brasileiro. Ele se tornou uma referência quando o assunto é franquias, além de se mostrar um grande empreendedor. Também se tornou conhecido por fazer parte da equipe do programa Shark Tank Brasil.

Além disso, José Carlos Semenzato se tornou um importante investidor de diferentes projetos, como é possível ver em sua atuação no programa de TV da Sony Channel.

Ele é o presidente da SMZTO, uma holding fundada em 2010 que possui diversas empresas afiliadas. Começando a trabalhar ainda muito cedo, o patrimônio do José Carlos Semenzato se tornou muito considerável, fazendo seu nome no empreendedorismo.

Um vendedor nato desde quando começou a trabalhar, Semenzato ganhou sua ascensão principalmente após a fundação da Microlins, quando se especializou no ramo de franquias desde então.

José Carlos Semenzato nasceu em 23 de março de 1968, em Cafelândia - SP. Seus pais eram pedreiro e dona de casa. Com o objetivo de trazer um complemento para a renda familiar, ele trabalhou desde os 12 anos, vendendo coxinhas feitas por sua mãe na cidade de Lins, com a utilização de uma bicicleta.

Já nessa época foi possível ver o espírito empreendedor de Semenzato, já que as vendas dos salgadinhos aumentaram consideravelmente. Apesar de estudar em escola pública, ele então começou a fazer um curso de programação de computadores aos finais de semana, que era pago justamente com sua renda da venda de coxinhas.

Quando tinha 15 anos de idade, recebeu seu primeiro registro em carteira assinada, na função de copiador de xerox. Apesar de parecer uma tarefa relativamente simples, José Carlos Semenzato buscava deixar as cópias com uma qualidade superior aos documentos originais, o que chamou a atenção de clientes.

Foi assim que com 16 anos, Semenzato se tornou gerente da copiadora e em seguida começou a lidar com as finanças da empresa. Um dos clientes da copiadora que ele conversava lhe deu uma oportunidade para poder entrar no Grupo Cermaco, do ramo de construção, porém desta vez como programador, que era o seu desejo.

Com 17 anos, ele entrou nesse emprego enquanto realizava um curso técnico de processamento de dados. Como programador, o jovem Semenzato se destacou, ao mesmo tempo que adquiriu diversas outras habilidades, como, por exemplo, a de um ótimo vendedor.

Com isso, ganhou a experiência necessária para entender como funcionavam os fluxos de uma empresa, assim como os métodos de organização empresarial e contabilidade. Isso trouxe Semenzato mais próximo do empreendedorismo, iniciando assim sua jornada de sucesso que ele só veria tempos depois.


A fundação da Microlins

Por conta de seu desempenho como aluno do curso técnico que fazia, o jovem promissor começou a dar aulas de computação com 18 anos de idade. Ele lecionava no Instituto Americano de Lins e suas aulas eram voltadas a alunos do ensino médio.

Após seu destaque como professor e vendo que os alunos o recebiam muito bem, no ano de 1991, José Carlos Semenzato teve a ideia de criar sua própria escola de computação. Sendo assim, com 23 anos, ele fundava a Microlins.

O crescimento da empresa foi incontestável. A microlins se tornou ao longo do tempo uma das maiores redes de escolas de informática e cursos profissionalizantes do Brasil. Através de financiamento bancário, ele abriu 17 escolas próprias do ano de 1991 a 1994. Mas o aluguel dos computadores e a dívida do empresário estava atrelada ao dólar.


Franquias do José Carlos semenzato

Com a chegada do Plano Real e mudanças na estrutura econômica do Brasil, o negócio de Semenzato começou a ruir. A ponto de entrar em falência, aquele mesmo cliente que o levou ao Grupo Cermaco lhe aconselhou a entrar no ramo de franquias. Desse modo, as 17 escolas próprias acabaram se tornando 17 franquias num prazo de 60 dias. Cerca de 1 ano depois, já se tinha cerca de 50 franquias.

Posteriormente, ele já possuía 100 franquias, enquanto pagava sua dívida e simultaneamente investia em novos projetos e inovações. Foi então que José Carlos Semenzato se mudou para São José do Rio Preto. Nesse período, as coisas começaram a melhorar ainda mais para o empresário.

No ano de 2001, Semenzato assumiu uma decisão arriscada, que era pagar um patrocínio ao cantor Netinho de Paula, que levaria a Microlins a aparecer na televisão para o Brasil inteiro. O risco estava no fato de que o valor de patrocínio era maior que a capacidade de caixa da empresa, o que desagradou seu sócio.

No entanto, o aparecimento da Microlins na TV acabou atraindo muitos investidores para a compra de novas franquias da companhia. O sucesso também fez com que Semenzato pagasse diversos outros artistas da televisão ao longo de sua trajetória, fazendo com que a empresa se expandisse rapidamente.


SMZTO

Em 2008, José Carlos Semenzato vendeu 30% das ações da Microlins, e terminou por vender o resto da companhia em 2010. Nesse período, a empresa já possuía 750 escolas espalhadas por todo o Brasil e incluía cerca de 500 mil alunos ativos.

Apesar da fortuna do Semenzato, ele não parou por aí. Foi assim que ele criou no ano de 2010 a SMZTO Holding de Franquias Setoriais, uma holding de franquias que aceleraria negócios promissores.

A partir daí ele fundou o Instituto Embelleze, que capacita profissionais da beleza. Além disso, entre algumas das empresas da holding SMZTO, destacam-se, por exemplo:

OdontoCompany;
Espaçolaser;
Oakberry;
Lentrecóte;
Casa X.

Com milhares de lojas abertas em todo o país, as empresas do Grupo SMZTO acabou alcançando um faturamento anual bilionário. Somente no ano de 2020, esse valor totalizou cerca de R$ 3,3 bilhões.


Shark Tank Brasil

José Carlos Semenzato também participa como jurado e "shark" do programa de TV Shark Tank Brasil. Na atração, empreendedores apresentam seus projetos e podem receber investimentos dos jurados.

Através do Shark Tank, Semenzato tem a oportunidade de investir em empresas e negócios como pessoa física. Segundo ele, é possível incrementar o modelo de franquias em companhias tecnológicas.

Além disso, as investidas de Semenzato não se restringem ao programa. A Espaçolaser abriu seu capital na bolsa de valores para poder se capitalizar e expandir suas operações. Essa foi uma decisão para amadurecer os negócios dentro da SMZTO.

Sendo assim, a sua holding de franquias, segundo o próprio José Carlos Semenzato, está virando uma empresa de private equity, adquirindo capital de outras companhias e atuando na melhoria da gestão dessas empresas.

A OdontoCompany, por exemplo, é uma das empresas do Semenzato que se tornou a maior rede de clínicas do mundo, com mais de mil unidades e mais de 1 milhão de brasileiros atendidos. No mesmo segmento odontológico, ele possui a Odonto Sin, que vem se expandindo de forma muito relevante.

São 14 empresas investidas, celebrando em 2021 a franquia de número 3000. Ele se torna cada vez mais conhecido, muito por conta da audiência do programa Shark Tank Brasil, em que tem atuação ativa no investimento de empresas, comumente buscando sempre ter um percentual maior nos projetos de seu interesse. Em sua estimativa mais recente, os ativos de José Carlos Semenzato, segundo ele próprio, somam cerca de R$ 2 bilhões.


Matéria completa:
https://www.suno.com.br/tudo-sobre/jose-carlos-semenzato/

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores 2024
Grupo Ferreira Souza
Cab Motors
Videomedi
Cab Credit
Mister Wiz
Expositores 2024
Bamboo Confecções
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be Hive
beautyin
Belém Saúde
Bem Dito
Big John Burger
Booleria
Cab Credit
Cab Motors
Cabedal
Cartonagem CWB
China Link Trading
Cielo
CityMart
Clínica Arcangeli
Consulto
Cora
DigAÍ
Dr. Jack
EcomSmart
Edutalent
Em Casa com o Chef
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
Expo Center Norte
Fato Contábil
Fininport
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Ferreira Souza
Grupo Uriah
Hug
iMalaDireta
Loovi
Mac Immigration Canada
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Mister Wiz
Moov Eventos
OGGI
Paiva Ribeiro
Picolli Premier
PLX Digital
Projetando Eventos
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Seguro Prático
Shark Tank Brasil
Snapfi
Sony Channel
SOVC
Tejota Cast
TELEO
Thiane Café
Vera Motors
Videalize
Videomedi
VIVA FÁCIL
WAKU WAKU
WM Contabilidade
Expositores 2023
ABC CRED
Ademicon
Agência Mon
Agência NextWeb
Albas Balas De Coco
Amollis
AQBank
AQContábil
Audicoplan Assessoria Empresarial
Ayane Cota
Bachrelli Projetos e Treinamentos
Bamboo Confecções
Basecolor
Batata Brindes
BBQ MEAT
Be You Business Education
beautyin
BECV Contábil
Bem Dito
Benditta Hora
Best Churros
Beta Montanhismo
BLESSA
Bluedot Marketing Digital
Booleria
Bot Company
Brasil Connecting
Brazil Cosmetics
Bric à Brac
BRM3 Consultoria
Bruter Brasil
Cabedal
Cachaça The Malake
Cannabwine
CAÔ Serviços Especializados
Capitu Bolsas
Carrefour Property
Cartonagem CWB
Catherine Bloom
Cerveja do Jessé
Cherry Mint
China Link Trading
China Venture
Chocolates Vitoio
Chopeiras Prime
CityMart
Clínica Arcangeli
Cognitive
Collar Capital
Comunicação Express
Conect Max
Conectar Marketing
Consulto
Cor de Amora
Cora
daki
Davinci
Delta Investiment Banking
Delta Investor
Diagrama Investimentos
Diego Paz Design
Dilubiju
Dona DÔs Doces
doTERRA
Dr. Brother Franchising
Dr. Jack
Dropify
Edix Seguros
Efí
Electra
Elite Empreendedorismo
Em Casa com o Chef
Empório Delícias da Ci
EmpreendaCast
Empreendedor.TV
Emprego Simples
ESPM Jr
Estúdios Voz
Expo Center Norte
Farol Food Truck
Ferras Diamante Imperial
Fininport
Fisio Terapi
GoTo
Greenpeace
Grupo Arcangeli
Grupo Cardoso Brasil
Grupo Criarq
Grupo Ferreira Souza
Grupo RZK
Grupo Souza Brasil
Grupo Uriah
Helena
Helô Doces
HiEz
Hope Produções
Hotel Jabaquara
Hug
iMalaDireta
Infinity Brindes
Insight Academy
iORDER
IP Force
Kitto Creative
Klaus Tecnologia
La Casa
Leide Gourmet
Leopards Tecnologia
LETZGO
LiciStar
Livraria e Editora Andreoli
Livraria Insight
Livraria Scritto Nobeli
Loovi
Lu Estética de Resultados
Lufema
Lune Assessoria Contábil
Mac Immigration Canada
Maloca Games
Master Coach Valdir Junior
MDF Technology
Meester / GoTo
Mega Robô de Led
MegaZap Business
Menna Barreto Centro Educacional
Mister Wiz
Modal Marcas e Patentes
Monedd
Mony CashBack
Moov Eventos
MOSHE 3000
My Nexus
Nanica
Nest Business University
Nimble Evolution
NoRapido
Nova Nobel System
Nunesc Digital
OGGI
Operadora Legal
Orcoma Contabilidade
Paiva Ribeiro
Permanence
Picolli Premier
Pizza Roots
PLX Digital
Polozi
Pompoar App
PostCash
Pronex
Quero Mais
Quilombo Doces
Quiterias Delicias da Vovó
Recanto das Araucárias
Rede Brasil de Televisão
Rei da Cabine
Rei do Brigadeiro
Rei do Transfer
Reinvent Consultoria & RH
Remate
RGS Contabilidade
Saboaria Sálvia
SAE+C
Salcio Branding
Santa Thereza Design
Secretária Virtual
Seguro Prático
Sellenger
Semear Contabilidade
Shark Tank Brasil
Sinapse Finance
Skwid
Solides Tecnologia
Sony Channel
SOVC
Starmeta
Sublinks
Swile
Synapsis Consultoria de Resultados
Tekiio
TELEO
Terapimax
Thianes Café
Tô Nem Aí
Total Coding
TRC Global Finance
Uni Varejo De Moda
Universidade São Judas Tadeu - Ânima Educação
VART
Vera Motors
Videalize
Videomedi
Visão Total
VIVA FÁCIL
VRO
Wine Move
X Craft Beer
Zoho
ZW Ccontabilidade
ZWORK - Gestão financeira completa
Media Partners
Sympla
Feiras e Negócios
Exame
ISTOÉ Dinheiro
Folha de São Paulo
Portal Radar
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Gráfica Paulista - Gráfica
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Videalize - Produtora
Nós apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
WhatsApp
Realização: exhibition.com.br
CNPJ: 11.442.325/0001-40