Blog e Notícias

Empreendedorismo em crescimento
Brasil teve 2º melhor desempenho em empreendedorismo em 2018

Cerca de 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estavam envolvidos com alguma atividade empreendedora no ano passado. É o que mostra a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 49 países e que, no Brasil, contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esse foi o segundo melhor desempenho para a taxa de empreendedorismo brasileira desde 2002, quando o índice começou a ser medido.

Em 2018, 2 em cada 5 brasileiros entre 18 e 64 anos estavam à frente de uma atividade empresarial ou tinham planos de ter um negócio. A pesquisa mostra que a taxa total de empreendedorismo, que reúne novos empreendedores e donos de negócios já estabelecidos, chegou a 38%.

Segundo o Sebrae, nesse contexto, uma das informações mais importantes reveladas pela pesquisa é que o empreendedorismo por oportunidade, verificado quando os empresários abrem negócio motivados pela identificação de uma oportunidade de mercado, registrou o melhor resultado dos últimos quatro anos (61,8%).

Novos empreendedores

A pesquisa também revelou um crescimento do público jovem (18 a 24 anos) entre os novos empreendedores. De 2017 para 2018, a participação dessa faixa etária subiu de 18,9% para 22,2% do total de empreendedores que iniciavam uma atividade empresarial, com negócios (formais ou informais) de até 3,5 anos.

A taxa de empreendedorismo inicial (da sigla em inglês TEA) começa a decair a partir dos 45 anos, chegando a 9,7% na faixa dos 55 a 64 anos. Entretanto, mesmo com uma taxa menor, a pesquisa GEM revela que o contingente de pessoas com mais de 55 anos iniciando um negócio é de quase 2 milhões de empreendedores.

Negócios mais estáveis

Em relação às taxas de empreendedores iniciais e estabelecidos, a pesquisa GEM indicou que a TEE (estabelecidos) com 20,2%, superou a TEA (iniciais) em pouco mais de 2 pontos percentuais. Com isso, é possível avaliar que 2018 foi um ano em que, majoritariamente, os empreendedores atuaram de forma a consolidar os negócios criados em períodos anteriores, ou seja, um certo contingente de empreendedores iniciais tornou-se estabelecido, informou o Sebrae.


Fonte:
Agência Brasil Brasília
Compartilhar:
Voltar para o Blog

Patrocinadores

Consulto
Teleo
CityMart
WebBiz
Emprego Simples
DJ Contabilidade
MTR Quality
Empreendedor TV
Editora 3
Sports Value
Café Caramello
High Performance Coaches
Rádio Empreender
Circuito das Feiras
Editora Alta Books

Fornecedores

iMalaDireta
TG Stands
Printi

Apoio

Destino SP
Visite SP São Paulo
Cidade de São Paulo

Mídia

Sympla
Eventbrite
App Ticket
Vamo App
Ingresso Live
Lets Events
Meu Ingresso
Tudo Ingreesso
Doity
Go Free Eventos
Central dos Eventos
Outgo
e-inscricao
POrtal Sua Franquia
Pense Grande - Fundação Telefonica
Portal Quem Fornece
Rede Brasil TV
Rádio Transamerica
ISTOÉ
ISTOÉ Dinheiro
Record TV
Circuito das Feiras
A MINDS É UM GRUPO DE MÍDIA E PUBLICIDADE, DESDE 1997 CRIA E DESENVOLVE MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS INOVADORES
imaladireta.com
citymart.com.br
consulto.com.br
teleo.com.br
topspeakers.com.br
expoempreendedor.com.br
festivaldanoiva.com.br
meex.com.br
empregosimples.com.br
minds.com.br facebook.com/minds.com.br instagram.com/minds.com.br youtube.com/MindsBr WhatsApp
Central: (11) 4172.5266
WhatsApp: 9.7799.7208 | 9.8537.1007
Email: [email protected]
CNPJ: 11.442.325/0001-40