4 mitos sobre o empreendedorismo que merecem ser discutidos
Empreender pode ser uma alternativa profissional e financeira para muitas pessoas, principalmente para as mulheres. Mas nem tudo é um cenário cor de rosa
Por diversas vezes já dividi com vocês, neste espaço do Valor, as perguntas mais comuns que as pessoas me fazem como mulher empreendedora. São dúvidas sobre organização do tempo, administração financeira, redes de relacionamento e muitas outras.
Gosto de compartilhar minhas experiências e de descolorir expectativas romanceadas sobre o mundo empreendedor. Empreender é importante e pode ser uma alternativa profissional e financeira para muitas pessoas, principalmente para as mulheres. Mas nem tudo é um cenário cor de rosa.
Resolvi listar mitos e falsas impressões que circulam por aí sobre empreendedorismo. Espero que gostem.
1.Empreendedor não tem chefe
Então… não é bem assim. Se não temos um chefe direto, como é comum no ambiente corporativo, temos obrigações a cumprir: metas, tarefas, contratos, entregas, pagamentos, reuniões e por aí vai. Além disso, convivemos diariamente com nossos clientes, a quem devemos nossa prestação de contas. Afinal, sem o cliente, nosso negócio não existiria. Sem esquecer, é claro, nossos parceiros, fornecedores, colaboradores…
2.Empreendedor trabalha pouco e faz seu próprio horário
Quem pensa assim, costuma quebrar a cara logo no início. Sem uma rotina de trabalho, sem prazos a cumprir, sem uma agenda organizada de compromissos, a probabilidade de o negócio afundar é gigantesca. A primeira coisa que todo bom empreendedor aprende é a organizar o seu tempo. Isso lhe permite aliar os compromissos financeiros com os pessoais de forma equilibrada. No geral, empreender exige sacrifício e dedicação. Geralmente, nossa jornada de trabalho vai além das 8 horas por dia. E dependendo do negócio, fim de semana são mais dois dias de trabalho.
3.Todo empreendedor é rico
Empreender, assim como qualquer outra atividade profissional, requer conhecimento, capacitação, empenho, oportunidades, reconhecimento externo e sorte. Mesmo assim, muitas vezes as coisas não saem como planejamos. Além de tudo isso, empreender é investir tempo e dinheiro. Dinheiro, aliás, que muitas vezes não temos. É mais fácil um empreendedor se endividar do que enriquecer. E como sempre digo: não há fórmulas mágicas para o sucesso.
4.O sucesso de um empreendedor é instantâneo
Não, infelizmente não é. Como em qualquer profissão, o sucesso depende de muita coisa. Ao mesmo tempo, sucesso é um termo relativo e pessoal. Minha medida de sucesso pode ser diferente da sua. Agora, se estamos associando sucesso com êxito financeiro, minha resposta é semelhante à questão anterior. O sucesso de qualquer empreendimento está associado, principalmente, ao negócio em si. Ou seja, seus diferenciais frente à concorrência e o que ele entrega efetivamente de valor aos clientes. Sabe aquela história de atender necessidades (gosto de usar a palavra “dor”)? Então, se um negócio supera as expectativas do consumidor, a probabilidade de sucesso é maior.
Repetindo o que disse lá em cima, no empreendedorismo não há fórmulas mágicas nem receitas infalíveis para o sucesso. Eu acredito, sim, em dedicação, trabalho, resiliência, honestidade, sorte e na vontade genuína de ver nossas ideias saindo do papel.
Espero não ter desmotivado o leitor. Pelo contrário. Meu papel nestes anos tem sido desmistificar esses mitos e, principalmente, ajudar outras pessoas no ambiente empreendedor, mostrando as coisas boas e os obstáculos que encontramos pelo caminho.
Para mim, empreender é uma oportunidade de inserir pessoas marginalizadas no mercado de trabalho dentro do ambiente profissional. Dessa forma, geramos renda e ajudamos a construir uma sociedade menos injusta.
Fonte:
Valor Investe
Leia mais em:
https://valorinveste.globo.com/blogs/seu-negocio/post/2021/09/4-mitos-sobre-o-empreendedorismo-que-merecem-ser-discutidos.ghtml