Blog e Notícias

Como montar um plano de negócios completo? Aprenda em 8 passos

Indispensável para qualquer empresa, o plano de negócios funciona como um norte para quem quer começar ou expandir um negócio; confira como construí-lo em 8 passos fundamentais.

Para quem sonha em começar a empreender, ou já está dando os primeiros passos, elaborar um plano de negócios é uma das primeiras etapas do processo de construção de uma empresa - e também uma das mais fundamentais. Por definição, um plano de negócios é um documento que reúne todas as informações core do empreendimento: objetivos, produtos, serviços, orçamento, colaboradores, clientes, mercado, segmento, concorrentes, fornecedores, estratégias, etc. É indispensável tanto para quem está abrindo o negócio agora quanto para quem está procurando ampliá-lo.

Tendo esse panorama em mãos, a viabilidade da ideia e a administração da empresa ficam mais claras, o empreendedor consegue planejar o negócio de forma mais detalhada e estratégica, e ainda destaca quais fortalezas podem ser aproveitadas, quais fraquezas precisam ser trabalhadas, quais são as oportunidades mapeadas e os possíveis riscos e ameaças que precisam ser monitorados.

O documento também simplifica a comunicação entre sócios e funcionários, representa uma forma de apresentar a empresa para investidores e fornecedores e ajuda a esclarecer a necessidade de captação de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou de parceria. Vale destacar que esse planejamento não elimina erros ou problemas futuros, mas permite identificar e restringir essas questões no papel, ao invés de cometê-las diretamente no mercado.

Mas, afinal, como construir o plano em si? Existem diversas ferramentas gratuitas e formatos prontos que podem te ajudar nessa tarefa, como o Business Model Canvas, porém, de maneira geral, é preciso seguir 8 passos fundamentais para elaborá-lo. Confira abaixo:


1. Comece com um sumário executivo

Logo de início, é essencial montar um sumário executivo do plano de negócio com um resumo dos seus principais pontos, como os dados básicos dos empreendedores envolvidos e do empreendimento em si. Algumas dessas informações são, por exemplo, a experiência profissional e as atribuições de cada fundador, o nome e a missão da empresa, o seu setor de atividade, a constituição jurídica, o enquadramento tributário, o capital social e as fontes de recursos.


2. Defina o negócio, suas características e diferenciais competitivos

Agora, defina o ramo de atividade do seu negócio, seu local de operação, produtos e/ou serviços oferecidos, suas características mais atrativas, bem como os seus diferenciais em relação ao mercado.


3. Faça uma análise do mercado em questão

Para começar a analisar o mercado em que o seu negócio está ou será inserido, estude os seus clientes. Sejam consumidores físicos ou jurídicos, delineie todas as suas informações e dados mais importantes e procure mapear os seus interesses, comportamentos e hábitos de compra.

Depois, estude seus concorrentes diretos e indiretos, seus atributos, produtos, serviços, preços, atendimento, localização, campanhas recentes e fatos relevantes. Quais empresas mais se destacaram nesse mercado? Quanto cresceram? O que pode ter proporcionado esses resultados tão positivos?

Por fim, faça um estudo dos fornecedores, responsáveis por entregar a matéria-prima e os equipamentos necessários para a empresa operar. O que oferecem? Quais são seus prazos de entrega, preços e condições de pagamento?

Ao final dessas análises, você deve entender se há espaço para a sua empresa no mercado. Se sim, decida como irá posicioná-la e o que fará os consumidores a escolherem no lugar das demais.


4. Construa o planejamento de marketing

Os clássicos 4 Ps do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) são definidos nesta etapa. Em Produto, descreva detalhadamente os principais produtos e serviços oferecidos pela empresa. Em Preço, considere custos, disposição de pagamento do consumidor e benchmarks de mercado. Em Praça, aponte os canais de distribuição, como vendedores internos ou representantes, a localização dos pontos comerciais e/ou a plataforma digital que hospedará o negócio. Já em Promoção, indique as estratégias publicitárias que serão usadas em mídias tradicionais e/ou digitais, amostras grátis, descontos e participações em eventos.


5. Monte o planejamento operacional

Como as coisas funcionarão no dia a dia da empresa? Este é o momento de planejar e organizar cada etapa da operação. Em primeiro lugar, considere o arranjo do empreendimento, descrevendo como será a distribuição das áreas e dos recursos, como matéria-prima, equipamentos e funcionários.

Em seguida, detalhe a capacidade produtiva e os processos operacionais do empreendimento, considerando, em linhas gerais, fabricação, comércio, atendimento, prestação de serviços e rotinas administrativas. Cada etapa deve ter pessoas e materiais direcionados.


6. Organize o planejamento financeiro

Do investimento inicial, passando por custos, despesas, até capital de giro, receita, estimativa de faturamento mensal e, claro, lucros, esta é a etapa de planejar e organizar tudo que se refere aos recursos financeiros do negócio. Neste momento, é importante que o empreendedor faça projeções pessimistas e otimistas de vendas, além de refletir sobre a sazonalidade do empreendimento.


7. Analise cenários estrategicamente

Em complemento à etapa anterior, aqui, é hora de prever cenários que possam interferir diretamente no negócio, seja de forma positiva ou negativa. Considere custos mais elevados em certos períodos, meses com poucas vendas, campanhas com resultados otimistas e pessimistas e ações impactantes de concorrentes. A partir disso, procure quantificar quanto será o lucro ou o prejuízo em cada cenário e determine medidas estratégicas para aplicar como resposta a cada um deles.


8. Faça uma avaliação final do plano

Como última etapa, é essencial fazer uma revisão de cada seção do plano antes de “bater o martelo” e começar a colocá-lo em prática. Lembre-se de que este é um documento vivo, ou seja, ele deve ser revisitado com frequência para incluir eventuais novidades, atualizações e mudanças no empreendimento.



Fonte:
Exame

Leia mais em:
https://exame.com/negocios/como-montar-um-plano-de-negocios-completo-aprenda-em-8-passos_red-01/
Compartilhar:
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
Voltar para o Blog

Patrocinadores 2022

Ânima Educação - Grupo Educacional
Portal Solar - Energia solar

Apoiadores 2022

Fininport - Investimentos
Uber - Mobilidade
Claro -
KingHost - Hospedagem de Sites
SendPulse Brasil - Marketing Digital Automatizado
Ipc Brasil - Limpeza Industrial e Profissional
3RICIAS - Consultoria e Assessoria
Hyperlocal - Plataformas, Apps e Pagamentos
FaleMais Voip - Telefonia VOIP
Quinta Valentina - Sapatos e Bolsas Femininas
Grupo Souza Brasil - Marcas e Patentes
Esparta - Marcas e Patentes
Boomit - Mentorias Online
Innovare - Cobranças
PagCorp - Cartão Pré-pago Empresarial
A2 Soluções Inteligentes - Serviços Paralegais
Easy Global Trade - International fulfilment & Marketplace
MakeVendas - Acelerador de Vendas
Sevilha Contabilidade - Contabilidade
Pic Envios -
WeWork - Soluções de Espaços de Trabalho
Dr. da Dor - Franquia de Saúde
VitaminaWeb - Produtora Digital
Cone Sul - Registros de Marcas e Patentes
Remessa Online -

Expositores 2022

Fininport - Investimentos
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
DJ Contabilidade - Contabilidade
TELEO - Plataforma de Marketing
CityMart - eCommerce
Consulto - Plataforma de Saúde
Emprego Simples - Plataforma de Empregos
Programasom - Comunicação Audiovisual Full Service
Portal Solar - Energia solar
doTERRA - Saúde e Beleza - Óleos Essenciais
Sevilha Contabilidade - Contabilidade
Hyperlocal - Plataformas, Apps e Pagamentos
Empreendedor.tv - Mídia e Conteúdo
Sou Hug - eCommerce
Tv Eventos - Mídia e Conteúdo
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Assespro SP - Associação
Imobb - Franquia do Segmento Imobiliário
Intercontabil Consultoria Empresarial - Consultoria em Contabilidade
ZWORK - Gestão financeira completa - Gestão e Assessoria Financeira
Kinsol - Energia Solar
SendPulse Brasil - Marketing Digital Automatizado
Toro Group - Soluções em Logística e Área comercial
Ipc Brasil - Limpeza Industrial e Profissional
Vib Corretora - Benefícios e Gestão de seguros
RR Cargas - Logística
Eco Caixa - Caixas de Papelão Ecológicas
Entrelinhas Marketing - Marketing
Quinta Valentina - Sapatos e Bolsas Femininas
The Wall Solutions - Investimentos
Netgera ERP - ERP
3RICIAS - Consultoria e Assessoria
AGM Sex - Distribuidora
S&M Paralegal - Assessoria
Neros Systems - Software
VitaminaWeb - Produtora Digital
ActionCOACH - Business Coaching
RegistrosJá - Registro de marcas
Bueno Networks - Soluções em TI
MCF Info - Soluções em Tecnologia
Georgia Guedes - Marketing & Branding In-Design para empresas
IP School - Inglês Particular
Conexão Talento - RH
MATKA - Jornadas para desenvolvimento de pessoas
Touch Eat - Autoatendimento
Cryah - Marketing de performance e conteúdo
GA Assessoria - Marketing
Rapidoc - Telemedicina
RAS - Real Asset Service - Serviços Financeiros
Vip Orange - Vending Machine
FaleMais Voip - Telefonia VOIP
Polli Contabilidade - Contabilidade
KingHost - Hospedagem de Sites
Ganha Tempo - Plataforma para Regularização de documentos de veículos
Grupo Souza Brasil - Marcas e Patentes
Fabrica de Franchising - Soluções para franqueadoras
Ethos - Vendas e Marketing
Soul Bloom - Beleza, cosméticos e cuidados pessoais
Seguro Prático - Corretora de Seguros
T&C Capital - Planejamento Financeiro
Flex Learning - Plataforma Educacional
Jardim do Lírio - Residencial Sênior
Catherine Bloom - Beleza com sofisticação
Tudu Pro - Presentes, Brindes, Vestuário, Papelaria, Pet
Easy Global Trade - International fulfilment & Marketplace
The Growth Agency - Agência
Secure Privacy - LGPD
Escola Cripto - Plataforma Educacional
MakeVendas - Acelerador de Vendas
Porto Valente - Construtora
See - Gestão Financeira
Innovare - Cobranças
Jardim das Borboletas - ONG
MedEye - Soluções e Serviços Médicos
Boomit - Mentorias Online
A2 Soluções Inteligentes - Serviços Paralegais
Fill - Recarga Sustentável de Pinceis
Ademicon - Consórcio e Investimento
FECAF - Faculdade
Ajji Seguros - Planos de Saúde e Seguros
DivinoBit - Serviços e Tecnologia da Informação
Ânima Educação - Grupo Educacional
Bugados - Cervejaria
El Shaddai - Restaurante
Romma - Negócios Imobiliários
Esparta - Marcas e Patentes
PagCorp - Cartão Pré-pago Empresarial
Keynua - Videoassinatura / Assinatura eletrônica
Pic Envios -
G7 Holdings S/A - Holding
Instituto A+ - Escola Pet Cursos
Rede Kai - Comunidade de empresários
Grandiosa - Marcas e Patentes
 - Eletrônica Industrial
Divinemirror - Confecção de Espelhos
Rota 8 - Camisetas Esportivas
Brandili - Calçados e Roupas infantis
Idoneidade Soluções Administrativas - Processamento de documentos promoção de vendas
M Academia - Cursos profissionalizantes para mulheres
Cor de Cereja - Espaço de Beleza
WeWork - Soluções de Espaços de Trabalho
DocSync -
Dr. da Dor - Franquia de Saúde
Some Soluções Contábeis - Contabilidade
A Trilha do E-Commerce - Tecnologia em E-commerce
Fa Holding - Holding de Franquias
Claro -
Call Solution - Teleatendimento
Priscyla França - Chocolates
Heal Saúde -
EKoala - Marketing Digital
Café Amor Espresso - Café
Afro Academy - Edutech
Mel e Cacau Vale das Águas - Apicultores
GOC Contabilidade -
Solmat - Energia Solar
AnaMid - Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital
Ateliê Doces Devaneios - Doces
IGCP Contábil - Contabilidade
Cone Sul - Registros de Marcas e Patentes
BeUni - Plataforma de brindes e produtos personalizados
Remessa Online -
Agência NextWeb -
IBIOBI -
D2B Agency -
Uber - Mobilidade
Atend PRO - Atendimento inteligente
MBO - Assessoria contábil empresarial
Taskier -
Gruve -

Mídia

Sympla
Sony Channel
Jornal Folha de São Paulo
Promoview
Promoview
Rede Globo
Eventbrite
Doity
App Ticket
Vamo App
Lets Events
Ingresso Live
Go Free Eventos
Central dos Eventos
e-inscricao
even3
Outgo
Ingresse
Portal Radar
Portal Revendedor
Portal Quem Fornece
Feiras e Negócios
Meu Ingresso
Sala da Notícia
Portal Sua Franquia
Pense Grande - Fundação Telefonica
Rede Brasil TV
Record TV
ISTOÉ Dinheiro
TV Eventos

Fornecedores

iMalaDireta
Estandes.Net
BeUni
Printi
Gráfica Paulista Cartões
Expo Center Norte

Apoio Institucional

Visite SP São Paulo
Cidade de São Paulo
Cidade de São Paulo
Assespro-SP

Nós Apoiamos

Jardim das Borboletas -
Instituto Ayrton Senna -
Graac -
Médicos sem Fronteiras -
WhatsApp
A MINDS É UM GRUPO DE MÍDIA E PUBLICIDADE, DESDE 1997 CRIA E DESENVOLVE MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS INOVADORES
imaladireta.com
expoempreendedor.com.br
topspeakers.com.br
citymart.com.br
consulto.com.br
teleo.com.br
festivaldanoiva.com.br
meex.com.br
minds.com.br
Email: contato@minds.com.br
CNPJ: 11.442.325/0001-40
Central: (11) 4172.5266
WhatsApp: (11) 9.7799.7208 | (11) 9.8537.1007