Devemos falar "liderança feminina" ou só "liderança"?

A ascensão e queda meteórica da varejista americana de moda feminina Nasty Gal, fundada em 2006 com uma conta no eBay por Sophia Amoruso em seu pequeno apartamento em São Francisco, é o tema de um estudo de caso na HBS (Harvard Business School). Em uma década, a varejista de moda online alcançou US$ 300 milhões (R$ 1,5 bilhão) em receita anual, garantindo a Amoruso um lugar na lista da Forbes das mulheres mais ricas e que fizeram sua fortuna por conta própria.

Mas em novembro de 2016, a Nasty Gal entrou com pedido de falência. Desde então, a HBS revisou o caso, que serve como uma fascinante curva de aprendizado para aspirantes a empresários.

A autobiografia best-seller de Sophia Amoruso, #GIRLBOSS, foi adaptada para uma série de televisão pela Netflix, e Amoruso lançou a Fundação GIRLBOSS para inspirar mulheres a tomarem as rédeas das suas próprias carreiras. O termo girlboss se tornou viral – geralmente estampado em feeds cor de rosa no Instagram –, e criou uma comunidade de mulheres que estão fazendo sucesso nos seus termos.

Essas mulheres devem se orgulhar desse sucesso. Ainda em 2022 continuam a enfrentar inúmeros desafios e a enfrentar estereótipos desanimadores. Um relatório recente da McKinsey indica que menos de 10% dos CEOs da Fortune 500, lista das maiores empresas dos EUA, são mulheres, e apenas 17% dos dólares de VC (venture capital) vão para empresas lideradas por mulheres e colideradas por mulheres.

Mas será que as expressões ‘empreendedorismo feminino’ e ‘girl boss’ estão contribuindo para o problema? Precisamos nos referir ao gênero e ocupação das mulheres quando o mesmo não é feito para os homens?

A Dra. Inès Blal, reitora e diretora executiva da EHL Hospitality Business School, acredita que as mulheres merecem ser lembradas de como trabalharam duro por suas conquistas. “Pesquisas da Harvard Business Review mostram que os gerentes usam palavras mais positivas para descrever os homens do que as mulheres, então uma mulher que atinge esse nível de hierarquia no ambiente atual muitas vezes teve que colocar mais comprometimento, sacrifício e competência.”

Na opinião dela, o termo “empreendedorismo feminino” pode ser para muitas uma maneira de destacar o sucesso das mulheres. Aimee-Louise Carton, fundadora da plataforma de bem-estar emocional KeepAppy e graduada em empreendedorismo na Trinity Business School em Dublin, concorda com esse pensamento. “A decisão de ser definida por uma combinação de gênero e ocupação é uma escolha pessoal, e eu escolho reivindicar isso quando digo que sou uma fundadora mulher”, diz ela.

Carton entende que muitas pessoas considerem esses termos depreciativos. “Pode ser visto como uma forma de reduzir o trabalho de uma mulher ao seu gênero quando ela é muito mais do que isso. No entanto, tenho mais orgulho do que superei e conquistei por ser mulher na sociedade patriarcal em que existimos e os desafios que as fundadoras mulheres e sub-representadas enfrentam”.

Na EHL, a melhor universidade de gestão hoteleira do mundo, cujos graduados ocupam inúmeras posições de liderança na indústria, a Dra. Blal observa os dois lados dessa discussão. O termo, segundo ela, faz alusão ao fato de que, por ser uma mulher, a pessoa será diferente do que consideramos ser a norma. “É como se fosse uma anomalia que vale a pena mencionar”.

Ainda há poucas líderes mulheres

Então, como mudar a percepção de que uma mulher em uma posição de liderança não deve ser considerada uma anomalia, mas algo comum? Antonella Moretto, reitora para programas abertos na escola de liderança POLIMI em Milão, acredita que gênero não deve ter qualquer conexão com capacidade, e a única diferença entre um líder homem e uma líder mulher é o gênero.

“Hoje, ainda temos menos mulheres ocupando cargos de liderança, e isso não é por uma questão de mérito, mas porque muitas vezes não se acredita que as mulheres sejam boas o suficiente para essas posições.”

Houve um progresso nas duas décadas desde que Sophia Amoruso lançou a Nasty Gal, mas ainda há muito a ser feito. Karina Collis, fundadora e CEO da plataforma de software Dialllog CRM, e com MBA na escola de negócios ESCP, na França, diz que “a sociedade passou da ausência para a consciência e da consciência para a ação. Estamos tentando corrigir um desequilíbrio que tem sido prejudicial para as mulheres na sociedade por muito tempo.”

Por mais mulheres na liderança

Mas o que tem que ser feito para garantir que mais mulheres ocupem cargos de liderança? Antonella Moretto, da POLIMI, acredita que isso não deve ser feito através de mentorias femininas, ou de cursos de formação dedicados às mulheres. “Na minha opinião, isso deve ser promovido antes de mais nada por meio de exemplos. Em segundo lugar, o foco para cada mulher que ocupa um papel de liderança não é que ela seja uma mulher, mas de seu valor e por que ela merece estar nesta posição.”

Anna Comas, empreendedora e vencedora de melhor startup no G-Accelerator da GBSB Global Business School, enfatiza isso. “No final das contas, queremos destaque no nosso impacto como empreendedoras e o sucesso de nossas empresas, e não pelo fato de sermos mulheres.”

Para alcançar isso, Wenda Linthorst, fundadora da empresa de neuromarketing Consumatics e aluna do ano na Nyenrode Business University, na Holanda, aconselha as pessoas a “parar de ver barreiras por causa da diferença. Não importa se você é velho, jovem, homem, mulher, o que for, apenas siga seus sonhos e trabalhe com a sua paixão.”

Muitas vezes focamos nas coisas que nos diferenciam dos outros, quando a realidade é que nos negócios existem muitas semelhanças reunidas em um mesmo objetivo: o sucesso.

“Muitas vezes as mulheres acreditam que precisam ser excepcionais para realizar seus negócios, e temem que pedir ajuda seja visto como uma falha pessoal”, diz Carton.

Mulheres em todos os setores e em diferentes níveis estão liderando a mudança. De avós que decidiram trabalhar em uma época em que se esperava que fossem donas de casa, até a última geração de graduadas em áreas de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática); de políticas a profissionais da saúde, estando ou não nas manchetes.

A discussão sobre se devemos ou não usar os termos ressaltando o feminino se resume a uma preferência individual. Muitas veem isso como algo depreciativo, outras como uma forma de destacar o sucesso das mulheres.

Talvez Karina Collis descreva bem o estágio que a sociedade alcançou. “Estamos fazendo um bom progresso, mas o trabalho não está concluído. É por isso que ainda sou uma líder mulher hoje, esperando apenas ser uma líder amanhã.”



Leia mais em:
https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/12/lideranca-feminina-e-o-mesmo-que-lideranca-o-legado-de-girlboss/


Fonte:
Forbes




Expo Empreendedor 2023
Data / Horário: 11 e 12 de agosto de 2023 - Das 11h às 19h
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo
Endereço: Av. Otto Baumgart, 1000 - Vila Guilherme, São Paulo - SP
Site: https://expoempreendedor.com.br
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/expo-empreendedor-2023/1689448
Tel./WhatsApp: (11) 4172.5266 / 9.7799.7208

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário e conheça todas as opções de Estandes, Marketing e muito mais.

Plateia

Garanta seu Ingresso

Prepare-se para uma imersão que vai destravar todo seu potencial, com os líderes mais brilhantes e conteúdo exclusivo.

Patrocinadores 2025
Bossa Invest - Investimentos em Startups
Equity Fund Group - Investimentos
Zhuhai Kameda Technology - Chinese Technology Company
Apoiadores 2025
Ademicon - Consórcios
Associação Comercial de São Paulo -
Bela Blue Beauty - Ecommerce de suplementação
Business ForReal - Transformação e Crescimento
Cidade de São Paulo -
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Kinsol - Energias Renováveis
Shark Tank Brasil - Programa de TV
SME - Ecossistema de Negócios
Sony Channel - Canal de tv e entretenimento
Sympla - Ingressos
Visite São Paulo Convention Bureau -
Vtv Sbt - Emissora
WI - Consultoria e Assessoria
Expositores 2025
777 Solutio - Soluções em Varejo
Adequa.SI - LGPD
Amarelo Brindes - Brindes
Beto - Cafés Especiais
Brascare - Cosméticos de alta performance
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
CAÔ Serviços Especializados - Consultoria em Gestão Empresarial
Carmenlee - Cosméticos para lash, brow e nail design
Champs - Maquinas de Sorvetes
Cherry Mint - Bar e Drinks
Circuito das Feiras - Mídia e Conteúdo
CityMart - eCommerce
Compliance - Consultoria Contábil
Conecte Publi - Plataforma de criadores de conteúdo digital
Consulto - Plataforma de Saúde
Cris Armele - Semijoias e Acessórios
Delta Mais Saúde - Exames Laboratoriais
Dinastia Hub - Aceleradora de negócios
D+ Contabilidade - Serviços contábeis e soluções empresariais
Editora Gente - Editora
EmpreendaCast - Podcast
Empreendedor.TV - Mídia e Conteúdo
Emprego Simples - Plataforma de Empregos
Escola de Palestrantes - Mentoria
ESocial Cred - Crédito Social
Esparta - Marcas e Patentes
Especialista Vistorias - Franquias
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Expresso São Miguel - Transporte
FIAAM FAAM - Centro Universitário
Fininport - Investimentos
FMU - Centro Universitário
Franco Contabilidade - Contabilidade
Garimpeira Urbana - Moda
G&C Contábil - Contabilidade
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Greenpeace - Meio Ambiente
Grupo Keeper - Contabilidade
Grupo Mãos de Arte -
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Grupo Uriah - Publicidade
Iavé Sftware - Desenvolvimentos de softwares
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
InCicle - Sistema de Gestão e RH
Indeed Institute - Inglês Corporativo
Inglês Essencial - Treinamento
Lash House - Estética
Lavateria - Franquia de Lavanderias
Legaliza - Marcas e Patentes
Lexis English Academy - Inglês por Imersão
LimpGOOD - Limpeza Especializada
Mark-se - Marcas e Patentes
Mega Robô de Led - Entretenimento
Mestres da Web - Saas
Mister Wiz - Escolas de Empreendedorismo
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
Nap Brasil - Sofás infláveis
NoRapido - Aplicativo de Entregas
OGGI - Sorvetes
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Pontual Contábil - Contabilidade
Portal do Andreoli - Noticias e Mídia
Potential Idiomas - Escola de Idiomas
PRNEWS - Gestão de Reputação
Projetando Eventos - Estandes
RB Professional - Saúde e Beleza
Real Deal Education - Ecossistema potencializador de Negócios
Refin - Treinamentos  / Recuperação Financeira
Rei da Cabine - Cabine Fotográfica
Rick Bilhares - Mesas de Sinuca
Santander - Banco
Security Intel - Proteção e Segurança Cibernética
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Sellit - Marketplace e Social Commerce
Setpoint Comunicação -
SPM Partners - Marketing Digital
TELEO - Plataforma de Marketing
Tv Eventos - Mídia e Conteúdo
UP Express - Uniformes Profissionais
Valoriza - Registro de Marca
VPW - Assessoria e Regularização
VRO - Entretenimento
Yeet - Plataforma de Dropshipping
Yupi Commerce - Tecnologia
Zappy Plataforma - Tecnologia
Zelly Uniformes - Confecção de Roupas
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
PRNEWS - Gestão de Reputação
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
Nações Unidas Brasil - Organização intergovernamental
Quero Expor minha Empresa
Quero Visitar o Evento
WhatsApp
Realização: minds.com.br exhibition.com.br
WhatsApp: (11) 4172.5266
CNPJ: 58.037.653/0001-25