Blog e Notícias

Mix de produto: estratégias de produtos para o seu e-commerce
 Sempre avaliei que, para se destacar no cenário de e-commerce, uma empresa precisa fazer o algo a mais. Vender flores pode ser commoditie, mas vender flores de um jeito que agregue valor é uma arte, não para poucos, mas para quem enxerga isso. Todos os produtos podem ser vendidos de uma forma diferente, que encante o consumidor. Afinal, no fim do dia, seja o produto que for, consumidor sem encantamento é apenas mais uma pessoa que passou pela sua loja e provavelmente nunca mais voltará.

Um varejo existe justamente para servir à clientela com qualidade. Caso o consumidor visite o ponto de venda, mas não se depare com o que estava procurando, certamente migrará para a concorrência — ou escolherá o produto da marca concorrente. Com um mix de produto maldefinido, varejo e indústria perdem vendas.

Precisa estar, primeiro de tudo, no DNA da empresa fazer diferente. Afinal, isso não vem da alta gestão apenas, é preciso que todos sejam ouvidos. É preciso também ter a cabeça aberta para saber que nem todas as ideias vão dar certo, mas ficar parado é muito pior.


Combinação de mix de produto para o e-commerce

Vender flores, muitos fazem, mas quais empresas pensaram em agregar outros produtos e criar kits exclusivos para quem compra? Flor é um ato de amor e carinho, comprada normalmente para celebrar um aniversário, uma conquista, uma data especial, um momento único. Flores e chocolates são uma tradição de décadas, mas será que é apenas com chocolate que flores combinam? O poder de conhecer a fundo o consumidor — e a internet permitiu expandir isso — é fundamental para ampliar a mente e pensar que é possível vender flores com pelúcias, bebidas, semijoias, cesta de café da manhã, bolachas e até brinquedos. E por quê? Bem, a pergunta é: e por que não?

Julio Ribeiro foi um dos maiores publicitários da história da propaganda nacional. Fundador de uma das mais tradicionais agência de propaganda, a Talent, dizia que “mais empresas fecharam por não inovar do que as que tentaram inovar”. Ele, que faleceu em 2018, tinha razão. O mix de produto tem tudo a ver com essa frase, pois inovar não é criar o novo iPhone, mas sim fazer algo de uma forma diferente. O e-commerce, ainda hoje, é uma inovação. Cerca de 90% das lojas de moda, por exemplo, não têm uma loja online, segundo um estudo da plataforma Ozllo.

Ter um grande leque de opções deve ser o foco das marcas. A teoria da Cauda Longa, de Chris Anderson, mostra que há os produtos hit, os mais buscados, e os de nicho, menos buscados. Entretanto, há sempre alguém que busque o que você vende, claro. Os seus produtos hit, como rosas em uma floricultura, por exemplo, terão mais buscas do que produtos muito segmentados.


Mix de produto no marketplace

Sua empresa precisa ter um processo de curadoria de produtos, buscando marcas que possam somar e agregar valor, como Havanna, Ofner e Amor aos Pedaços, por exemplo, consolidadas em seus mercados, que agregam valor a qualquer outro. Uma flor com chocolate é uma coisa, uma flor com um chocolate do Amor aos Pedaços é outra, concorda?

No marketplace, as marcas poderão ter mais espaço para esse mix de produto variado. Afinal, há uma grande tendência de, em breve, todas as lojas serem markeplace no Brasil, ampliando o leque de produtos e consequentemente a busca pela sua loja, atingindo quem procura tanto os produtos hit como os de nicho. Entretanto, ter algo que diferencie seu site da concorrência é fundamental. Por isso mesmo é preciso estar sempre atento ao que pode ser oferecido nas lojas.



Fonte:
E-commerce Brasil

Leia mais em:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/mix-de-produto-estrategias-de-produtos-para-o-seu-e-commerce/
Compartilhar:
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
Voltar para o Blog

Eventos Simultâneos

Expo Empreendedor 2022
Top Speakers 2022
Expo Startup 2022

Patrocinadores 2022

Fininport

Apoio 2022

Portal Solar - Energia solar
CRM & BONUS - Giftback
SendPulse Brasil - Marketing Digital Automatizado
Ipc Brasil - Limpeza Industrial e Profissional
Quinta Valentina - Sapatos e Bolsas Femininas
Mestre Sammy - Quiropraxia, Neurociência e Bioressonância
3RICIAS - Consultoria e Assessoria
VoeBiz - Programa de Fidelidade para Empresas
Assespro SP - Associação

Expositores 2022

Fininport - Investimentos
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
DJ Contabilidade - Contabilidade
SIQ Consultoria e Gestão - Consultoria e Gestão
TELEO - Plataforma de Marketing
CityMart - eCommerce
Consulto - Plataforma de Saúde
Emprego Simples - Plataforma de Empregos
Programasom - Comunicação Audiovisual Full Service
Portal Solar - Energia solar
nart geek - eCommerce
doTERRA - Saúde e Beleza - Óleos Essenciais
Sevilha Contabilidade - Contabilidade
Hyperlocal - Plataformas, Apps e Pagamentos
Empreendedor.tv - Mídia e Conteúdo
Médicos Sem Fronteiras - ONG
Sou Hug - eCommerce
Tv Eventos - Mídia e Conteúdo
Circuito das Feiras - Mídia e Conteúdo
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Café Caramello - Café
Assespro SP - Associação
VoeBiz - Programa de Fidelidade para Empresas
Imobb - Franquia do Segmento Imobiliário
Dias da Silva Atacado e Varejo - Aparelhos Elétricos
Intercontabil Consultoria Empresarial - Consultoria em Contabilidade
ZWORK - Gestão financeira completa - Gestão e Assessoria Financeira
Monkey Minds - Agência de conteúdo
DeRose Method - Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial
Kinsol - Energia Solar
SendPulse Brasil - Marketing Digital Automatizado
Mestre Sammy - Quiropraxia, Neurociência e Bioressonância
Toro Group - Soluções em Logística e Área comercial
Ipc Brasil - Limpeza Industrial e Profissional
Povz - Fintech
Vib Corretora - Benefícios e Gestão de seguros
Gerencianet - Conta Digital, cartão sem anuidade, boletos e mais
RR Cargas - Logística
NaNet Company - Rede Colaborativa
Eco Caixa - Caixas de Papelão Ecológicas
Entrelinhas Marketing - Marketing
Quinta Valentina - Sapatos e Bolsas Femininas
Boa Viagem GPS - Rastreamento
Evolve - Cursos
Deroyque - TI e Consultoria
Algar Telecom - Telecom e Soluções em TI
The Wall Solutions - Investimentos
Netgera ERP -
3RICIAS - Consultoria e Assessoria
AGM Sex - Distribuidora
CRM & BONUS - Giftback
Mary Kay - Cosméticos
S&M Paralegal - Assessoria
Neros Systems - Software
VitaminaWeb - Produtora Digital
ActionCOACH - Business Coaching
RegistrosJá - Registro de marcas
Bueno Networks - Soluções em TI
MCF Info - Soluções em Tecnologia
Grupo Pommer - Serviços multissetorial
Webbiz - Construtor de Sites
MSTECH - Educação e Tecnologia

Mídia

Sympla
Jornal Folha de São Paulo
Promoview
Eventbrite
Doity
App Ticket
Vamo App
Lets Events
Ingresso Live
Go Free Eventos
Central dos Eventos
e-inscricao
even3
Outgo
Ingresse
Portal Radar
Portal Revendedor
Portal Quem Fornece
Feiras e Negócios
Meu Ingresso
Tudo Ingreesso
Sala da Notícia
Portal Sua Franquia
Pense Grande - Fundação Telefonica
Rede Brasil TV
Rádio Transamerica
ISTOÉ Dinheiro
Record TV
TV Eventos
Circuito das Feiras

Fornecedores

iMalaDireta
Estandes.Net
Printi
Gráfica Paulista Cartões
Expo Center Norte

Apoio Institucional

Visite SP São Paulo
Cidade de São Paulo
Cidade de São Paulo

Nós Apoiamos

Instituto Ayrton Senna
Faça sua doação e salve vidas - GRAACC
Médicos Sem Fronteiras

Redes Sociais

A MINDS É UM GRUPO DE MÍDIA E PUBLICIDADE, DESDE 1997 CRIA E DESENVOLVE MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS INOVADORES
imaladireta.com
expoempreendedor.com.br
topspeakers.com.br
citymart.com.br
consulto.com.br
teleo.com.br
festivaldanoiva.com.br
meex.com.br
minds.com.brWhatsApp
Email: [email protected]
CNPJ: 11.442.325/0001-40
Central: (11) 4172.5266
WhatsApp: (11) 9.7799.7208 | (11) 9.8537.1007