Blog e Notícias

Mix de produto: estratégias de produtos para o seu e-commerce
 Sempre avaliei que, para se destacar no cenário de e-commerce, uma empresa precisa fazer o algo a mais. Vender flores pode ser commoditie, mas vender flores de um jeito que agregue valor é uma arte, não para poucos, mas para quem enxerga isso. Todos os produtos podem ser vendidos de uma forma diferente, que encante o consumidor. Afinal, no fim do dia, seja o produto que for, consumidor sem encantamento é apenas mais uma pessoa que passou pela sua loja e provavelmente nunca mais voltará.

Um varejo existe justamente para servir à clientela com qualidade. Caso o consumidor visite o ponto de venda, mas não se depare com o que estava procurando, certamente migrará para a concorrência — ou escolherá o produto da marca concorrente. Com um mix de produto maldefinido, varejo e indústria perdem vendas.

Precisa estar, primeiro de tudo, no DNA da empresa fazer diferente. Afinal, isso não vem da alta gestão apenas, é preciso que todos sejam ouvidos. É preciso também ter a cabeça aberta para saber que nem todas as ideias vão dar certo, mas ficar parado é muito pior.


Combinação de mix de produto para o e-commerce

Vender flores, muitos fazem, mas quais empresas pensaram em agregar outros produtos e criar kits exclusivos para quem compra? Flor é um ato de amor e carinho, comprada normalmente para celebrar um aniversário, uma conquista, uma data especial, um momento único. Flores e chocolates são uma tradição de décadas, mas será que é apenas com chocolate que flores combinam? O poder de conhecer a fundo o consumidor — e a internet permitiu expandir isso — é fundamental para ampliar a mente e pensar que é possível vender flores com pelúcias, bebidas, semijoias, cesta de café da manhã, bolachas e até brinquedos. E por quê? Bem, a pergunta é: e por que não?

Julio Ribeiro foi um dos maiores publicitários da história da propaganda nacional. Fundador de uma das mais tradicionais agência de propaganda, a Talent, dizia que “mais empresas fecharam por não inovar do que as que tentaram inovar”. Ele, que faleceu em 2018, tinha razão. O mix de produto tem tudo a ver com essa frase, pois inovar não é criar o novo iPhone, mas sim fazer algo de uma forma diferente. O e-commerce, ainda hoje, é uma inovação. Cerca de 90% das lojas de moda, por exemplo, não têm uma loja online, segundo um estudo da plataforma Ozllo.

Ter um grande leque de opções deve ser o foco das marcas. A teoria da Cauda Longa, de Chris Anderson, mostra que há os produtos hit, os mais buscados, e os de nicho, menos buscados. Entretanto, há sempre alguém que busque o que você vende, claro. Os seus produtos hit, como rosas em uma floricultura, por exemplo, terão mais buscas do que produtos muito segmentados.


Mix de produto no marketplace

Sua empresa precisa ter um processo de curadoria de produtos, buscando marcas que possam somar e agregar valor, como Havanna, Ofner e Amor aos Pedaços, por exemplo, consolidadas em seus mercados, que agregam valor a qualquer outro. Uma flor com chocolate é uma coisa, uma flor com um chocolate do Amor aos Pedaços é outra, concorda?

No marketplace, as marcas poderão ter mais espaço para esse mix de produto variado. Afinal, há uma grande tendência de, em breve, todas as lojas serem markeplace no Brasil, ampliando o leque de produtos e consequentemente a busca pela sua loja, atingindo quem procura tanto os produtos hit como os de nicho. Entretanto, ter algo que diferencie seu site da concorrência é fundamental. Por isso mesmo é preciso estar sempre atento ao que pode ser oferecido nas lojas.



Fonte:
E-commerce Brasil

Leia mais em:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/mix-de-produto-estrategias-de-produtos-para-o-seu-e-commerce/
Compartilhar:
Voltar para o Blog

Patrocinadores Premium

Line Soluções Financeiras
Fininport

Apoiadores

Sua empresa vai mais longe com VoeBiz
ecoskin

Expositores

iMalaDireta
Contabilhub - Soluções de contabilidade e gestão
Vib Corretora - Consultoria Especializada em benefícios e gestão de seguros
VBJ Engenharia - Projeto de Aeronaves Experimentais do Futuro
Aspirador Rainbow - Grupo Rainbow Brasil
Daiana Stanguine Acessórios - Aliança Prime
Tempero Pilão - Distribuidor SP - O tempero do seu coração
Teleo
Maq-Injet - Revolucionar o mercado de injeção plástica com o patenteado processo de injeção pneumática
Contab Express - Soluções em Contabilidade
Casara Representaçoes
Poli Junior - Projetos de engenharia acessíveis para o seu negócio
Totalsilco - Representação e comércio de produtos químicos
Etherna Treinamentos - Consultoria em Educação Financeira e Desenvolvimento Humano para empresas, grupos de pessoas e casais
CityMart
BEST TWICE - Pesquisar os problemas do cotidiano e buscar formas de reduzir seus efeitos
Charb Essence - Especializados na venda de aromatizadores e difusores para ambientes
Consulto
Domingos Sávio Zainaghi Advogado trabalhista. Escritório de Advocacia com assessoria jurídica em direito do trabalho, causas cíveis, desportivas
lemit ti - Deixamos o caminho entre a tomada de decisões de crédito, ações de contato com os clientes já existentes mais rápida, assertiva e segura
Locus Iuris - Descomplicamos o direito para você e sua empresa
AR NCICERT | Certificado Digital Soluti
Newpen - Free Your Dreams | papelaria, escritório, stationary e lifestyle
Somos um Call Center Diferentão
pessoas motivadas a criar laços, fidelização, confiança, identificação e novas formas de relacionamento
ACQIO é uma fintech de produtos e serviços financeiros para alavancar a economia do Brasil
Trust Leilões
Ser Energia SOlar
hug Infláveis
Lions Proteção Veicular
Agência de Marketing Nextweb
Doo Marketing
LN Solução Empresarial
Brinquedoteca Tia Docinho
Factory X Envelopamento
MP Ma Peat
4 Gamers
Premium Phone - Escola Técnica
Hotel Blue Tree Premium Morumbi
Programa Eco Bagagens
Printi - Mais que uma Gráfica Online
Effect Energia Solar
ProgramaSom
Ignis Digital
Siq Consultoria e Gestao
Emprego Simples
Ademicon
Fênix Consulting
Empreendedor TV
Isofund
DJ Contabilidade
Médicos Sem Fronteiras
Itu Pneus
Mary Kay
Lokas e Dondokas
ANMA Joias

Mídia

Feiras e Negócios
Sympla
Jornal Folha de São Paulo
Promoview
Portal Radar
Portal Revendedor
Eventbrite
App Ticket
Vamo App
Lets Events
Doity
Go Free Eventos
Central dos Eventos
Outgo
e-inscricao
Portal Quem Fornece
Ingresso Live
Meu Ingresso
Tudo Ingreesso
Portal Sua Franquia
Pense Grande - Fundação Telefonica
Rede Brasil TV
Rádio Transamerica
ISTOÉ
ISTOÉ Dinheiro
Record TV
TV Eventos
Circuito das Feiras

Fornecedores

iMalaDireta
Printi
Gráfica Paulista Cartões
Outsidebox
DJ Contabilidade
Hotel Blue Tree Premium Morumbi

Apoio Institucional

Destino SP
Visite SP São Paulo
Cidade de São Paulo
Cidade de São Paulo

Nós Apoiamos

Faça sua doação e salve vidas - GRAACC
AACC - Associação de Apoio à Criança com Câncer
Instituto Ayrton Senna
World Wide Fund for Nature
Fundação Dorina Nowill para Cegos
Médicos Sem Fronteiras
A MINDS É UM GRUPO DE MÍDIA E PUBLICIDADE, DESDE 1997 CRIA E DESENVOLVE MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS INOVADORES
imaladireta.com
citymart.com.br
consulto.com.br
teleo.com.br
topspeakers.com.br
expoempreendedor.com.br
festivaldanoiva.com.br
meex.com.br
minds.com.brWhatsApp
Email: [email protected]
CNPJ: 11.442.325/0001-40
Central: (11) 4172.5266
WhatsApp: (11) 9.7799.7208 | (11) 9.8537.1007