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O Estado de Presença para Gestão do Stress
A sua cabeça está onde seus pés estão?

Você acorda cansado e vai se deitar cansado? Sente que sua mente não para? Perde o foco com facilidade? Ou termina o dia sentindo que não parou de fazer coisas, mas não foi produtivo como gostaria?

Se você respondeu sim para pelo menos uma dessas perguntas eu posso adivinhar que alguns comportamentos seus no dia a dia estão contribuindo para fazer subir o seu termômetro do stress.

Por exemplo, você está trabalhando e fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Você tem algumas ou muitas pastas abertas no seu notebook, responde o chat, está em uma reunião atrás da outra, olha o whastapp, abre o word e o excel, trabalha naquela apresentação e naquele projeto. Tudo isso simultaneamente.


Será que isso vai dar certo?

Sim porque somos multitarefa. Mas não somos multifoco. O modo polvo pode perder alguns tentáculos no caminho ou o modo malabarista pode deixar alguns pratinhos caírem ou ficarem riscados perdendo a qualidade no processo. A qualidade de uma entrega e a qualidade de vida.

“Pessoas multitarefas são esponjas de irrelevância, o que atrapalha não apenas a concentração, mas também a compreensão analítica e a empatia”. Clifford Nass

Conforme pesquisas da OMS o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

O que é afinal a ansiedade? De maneira bem simplista posso dizer que é um excesso de futuro. É pensar, criar ou se “pré ocupar” com algo que está previsto para mais adiante ou que talvez nem aconteça ou não da forma que sua mente está imaginando.

Segundo ISMA (International Stress Management Association) 32% dos trabalhadores brasileiros apresentam Síndrome de Burnout e 69% dos brasileiros citam o estresse no trabalho como sua maior fonte estressora.

Trago para nossa reflexão a importância do estado de presença para contribuir com a redução do stress, da ansiedade, para o desenvolvimento da nossa inteligência positiva, felicidade, criatividade e produtividade.

Muitas vezes nós, com nossos pensamentos e ações criamos ou aumentamos o nosso stress e por consequência das pessoas que convivem e se relacionam conosco.

Imagine que você passou o dia inteiro no trabalho e chega em casa. Encontra seu marido, esposa, filhos ou quem mora com você e seu corpo chegou no ambiente, mas a cabeça (mente) não veio junto.

E então podem acontecer coisas como, você mergulhar no seu celular sem dar atenção para quem está ali e continuar trabalhando. Ou que se inicie uma conversa e naquele momento você só mexe a cabecinha, mas não está de fato escutando absolutamente nada. Ou responde com: Aham. Sim. Não. Você que sabe. Hein?

Ai alguém comenta: As vezes fico na dúvida se você conversa comigo ou só me responde.

E talvez você possa dizer em resposta: E tem diferença?

No que ouve: E como tem.

Stress a vista e talvez você nem perceba. Mas você não estava ali presente e com isso perdeu momentos preciosos.

A vida acontece no tempo presente. Nosso maior ponto de poder é o aqui agora.

Cada vez que você conversa, mas não olha no olho, enfia a cabeça no celular, diz que escuta mas está fazendo mil coisas ao mesmo tempo é como se você estivesse perdendo a capacidade de desfrutar do momento presente. E imagina a mensagem que passa para os outros.

Tenho escutado bastante em sessões de coaching pessoas dizerem que sentem que não podem parar, que para ficarem mais calmas precisam estar fazendo algo o tempo todo e olhando o celular e respondendo a mensagens independente do horário. É um ciclo que não tem fim se você não colocar um fim.

Onde está o estado de presença, as pausas, aquele momento para se reenergizar? Porque se você chega em casa e continua trabalhando você não está cuidando de você, nem das pessoas mais importantes da sua vida.


Será que isso é ser produtivo?

Para estes casos eu convido você a observar qual é o seu ganho. Todo comportamento, por mais nocivo que seja tem ganho. O que você ganha com essa necessidade de estar ocupado o tempo todo?

“Todo excesso esconde uma falta”.

Depois convido a observar as perdas. O que você pode estar perdendo com esse comportamento?

Colocando na balança e conectando isso com a sua identidade e os seus valores o que vale mais a pena? Em coerência ou não com o tipo de mãe, profissional, pai, líder que você quer ser ...

Toda vez que você está com os pés em um lugar e a mente em outro é como se você estivesse jogando aquele momento da sua vida no lixo. É como perder tempo de vida!

Nossa Renata, como você é dramática ....

Isso é real! É como perder tempo de vida!

Você está vivendo a vida da mesma forma que acelera um áudio 2x no whastapp?

Será que você precisa ter tanta pressa? Ou fazer mil coisas ao mesmo tempo?

Você pode estar na sua viagem dos sonhos, com uma pessoa especial e uma paisagem paradisíaca a frente ... mas se você não estiver presente você não vai desfrutar destes momentos.

Experimente mergulhar num projeto, em um cliente e terminar isso. Depois fazer uma pausa de 5 minutos que seja e ir para o próximo assunto. Observe a qualidade, o foco e a produtividade aumentando.

Experimente brincar com presença por 15 minutos que seja com seus filhos. Jantar sem celular com seu marido. Conversar com a sua esposa com a verdadeira intenção de trocar e escutar. E depois me conte como está a qualidade das suas relações. Está com mais ou menos stress e atritos?

O segredo para ter mais foco, atenção, qualidade de vida, emoções positivas e produtividade está no presente.

Algumas dicas para exercitar o estado de presença:



1. Respire

Notou que sua mente está voando, volte a atenção para sua respiração. Você pode respirar algumas vezes profundamente, observar a temperatura do ar que entra e que sai, o processo da respiração agindo no seu corpo. A respiração é a base da meditação que é outra boa forma de estar no momento presente.


2. Agradeça

O movimento de olhar para o seu dia e agradecer pelas coisas, pessoas e acontecimentos diariamente trás você para o aqui agora e ainda ativa emoções positivas.


3. Aterre

Pode ser na grama ou na terra como o nome sugere ou na sua casa mesmo. Colocar os dois pés no solo com este foco de se sentir com os pés firmes no chão. Você pode até imaginar raízes saindo pela sola dos seus pés e conectando com a terra ou com a natureza.


4. Olhe nos olhos

Ao conversar com alguém presencial ou online, olhe nos olhos da pessoa. Isso ajuda a manter presente e a se conectar com o outro, abrindo para a possibilidade de perceber além do que está sendo dito.


5. Ative seus sentidos

Exercite notar sons próximos de você, sons distantes. Tomar um banho com presença, notando a temperatura da água. Fazer uma refeição notando as cores, texturas e sabores no detalhe. Observar fixamente um objeto por alguns minutos. Esfregar uma palma da mão na outra. Sentir seus batimentos cardíacos por alguns instantes.


6. Prática, prática, prática ....

“Fique no chão, como se tivesse quatro pernas. Dessa forma, você pode ficar neste mundo. Além disso, não olhe para o mundo através da sua cabeça. Em vez disso, olhe através do seu coração. Dessa maneira, você conhecerá a Deus. ” –Ketut Liyer. (Comer, rezar e amar).



Fonte:
Administradores.com

Leia mais em:
https://administradores.com.br/artigos/o-estado-de-presen%C3%A7a-para-gest%C3%A3o-do-stress
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