Por que é importante que marcas tenham propósito?

Hoje, marcas devem navegar pelas complexidades de um cenário social dinâmico, altas expectativas dos clientes e maior averiguação. Marcas que carecem de clareza de propósito muitas vezes se encontram em um território desconhecido, sem um guia. Recentemente, o Subway se viu em maus lençóis novamente, enfrentando a pressão de alguns franqueados depois que a superestrela do futebol e porta-voz da marca, Megan Rapinoe, se ajoelhou durante o hino nacional dos EUA durante as Olimpíadas de Tóquio.

Esses parceiros argumentam que, por se associarem à Rapinoe, suas opiniões estão impactando negativamente a reputação e as vendas da empresa — e, consequentemente, o sustento de donos de lojas. Em parceria com a Rapinoe, o Subway recrutou uma atleta ativista, progressista e franca para representar sua marca, aparentemente sem considerar se seus valores se alinhavam com os deles ou de seus stakeholders. Agora, a marca precisa administrar uma reação complexa.

Mas, se associar a um porta-voz não é suficiente para definir todo o propósito do Subway. A grande pergunta que as empresas precisam fazer a si mesmas é: por que se alinhar com os valores de outra pessoa quando você nem consegue definir os seus próprios? As marcas devem encontrar seu propósito o mais rápido possível. Existem quatro perguntas-chave que podem ajudar as empresas a acelerar esse processo para identificar e comunicar seus propósitos de forma autêntica, independentemente do tamanho.


Qual é a mudança que queremos ver no mundo?

Atualmente, consumidores estão buscando marcas que defendem as causas nas quais eles acreditam. Não é mais suficiente apenas lançar um produto. As marcas devem estabelecer uma posição com mais significado, focando no impacto positivo que elas esperam causar. É preciso definir uma espécie de norte para que a organização esteja enraizada na mudança que deseja fazer. Ter uma ambição ousada dá às companhias algo pelas quais se esforcem, além de uma razão para existir.

A Patagonia é um ótimo exemplo de marca com propósito embutido em seu DNA. A marca de roupas outdoor tem a ambição de “salvar o planeta”, e a alinha a valores claros, informando todas as decisões, desde a experiência do colaborador até ações sociais. Seu propósito precisa estar vinculado ao seu negócio. É preciso haver uma conexão clara e poderosa entre produto, serviço e propósito. E se sua empresa conseguir encontrar esse ajuste, a sinergia entre esses elementos naturalmente estimula o crescimento e a inovação.

O Subway ainda não descobriu o que defende, e agora enfrenta uma crise de comunicação, encontrando-se na companhia de marcas como Papa John’s, que está ativamente associada à sua divisão — com ou sem intenção.


Quem queremos inspirar?

Desde o princípio, as marcas precisam de uma imagem clara de quem desejam que seus clientes sejam. Muitas marcas novas são construídas com um público em mente.  Aquelas sem clareza de propósito devem identificar seus consumidores, embora reconheçam que é impossível para qualquer marca ser querida e amada por todos. Em algum momento, toda marca terá que fazer escolhas difíceis para alienar alguns públicos. Mas, sem um propósito claro, é mais provável que alienem a todos.


Como construímos o propósito da marca a partir de dentro?

Internamente, as marcas precisam inverter a hierarquia. Elas sempre atenderão a diversos públicos: o cliente, a diretoria, as comunidades. Mas as pessoas que detêm o poder geralmente estão na base da pirâmide: os funcionários. Eles são o grupo mais influente na condução do sucesso de uma marca. Eles são os defensores mais impactantes. Mais do que isso, são o tecido conjuntivo que transforma o engajamento em lucro. Os líderes devem descobrir como fazer com que funcionários e clientes andem lado a lado com eles. Ao envolver, incluir e dar vida a esses grupos e ilustrar seus papéis ao longo desse processo, eles podem dar vida ao propósito da marca.


Como comunicamos o propósito?

Quando se trata de comunicação, há uma regra de ouro: as pessoas não se importam com o que você diz; é tudo sobre o que você faz. Os canais e métodos que as marcas usam para comunicar o propósito não são apenas caixas de entrada, são veículos que permitem que as pessoas experimentem o que sua marca representa. Suas comunicações são uma extensão de sua marca e elas precisam existir de uma forma significativa.

O pecado mais mortal para uma marca é seus clientes sentirem que você é uma farsa. As marcas não podem permitir que o público pense que a consideração é uma reflexão tardia e a ostentação é o primeiro pensamento. As marcas que estão ganhando são as que não estão fazendo isso. Seja genuíno.

Enquanto muitas marcas estão passando por um período de crescimento, é importante reconhecer a importância de fazer um balanço e reavaliar seu papel na sociedade em que vivemos – antes que seja tarde demais. A era Trump terminou e não há mais um vilão contra o qual comparar os valores. Agora, quando sua marca representa algo, as pessoas notarão e o responsabilizarão.

O propósito é mais do que uma campanha de marketing. Não é oportunismo a sangue frio ou paixão ardente. É um norte que pode guiar sua marca na incerteza, na crítica e na confusão e a maneira mais poderosa de construir o futuro do seu negócio. Agora é a hora de as marcas reconhecerem a importância do propósito. Como mostra o Subway, é indiscutivelmente o ingrediente mais importante do menu.



Fonte:
Meio & Mensagem

Leia mais em:
https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2021/09/17/por-que-e-importante-que-marcas-tenham-proposito.html

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário

Conheça todas as opções de Estandes, Marketing, Merchandising, Mídia Kit e mais..

Patrocinadores 2024
C6 Bank - Banco, Conta Digital, Cartão sem Tarifas
Correios -
Grupo Boticário - A beleza de crescer juntos
Mastercard - Pagamentos
Apoiadores 2024
4blue - Educação e Gestão empresarial
Ademicon - Consórcios
Anhembi Morumbi - Universidade
Ânima Educação - Grupo Educacional
Bossa Invest - Investimentos em Startups
Care Systems Bio Enzymes - Biotecnologia
Casa do Ads - Mentorias e Cursos de Marketing Digital
Catherine Bloom - Cosméticos e Velas Aromáticas
China Link Trading - Consultoria de Importação
Claro Empresas - Telefonia
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
Comunidade de Autoconhecimento - Cursos e treinamentos
Editora Gente - Editora
Escola de Palestrantes - Mentoria
FEA Júnior USP - Consultoria
Goshen Land - Expansão de Negócios
Grupo Calone - Gestão em B.I.
hub4pay - Incentivo e Premiações
MegaZap Business - Chatbot omnichannel
MUNTE - Construtora e Incorporadora
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
Oracle Netsuite - ERP em nuvem
Pini Personalizados - GIFTS
Quadrifica -
RapChef - Refeições congeladas e Franquias
RCHub - Contabilidade
Real Deal Education - Ecossistema potencializador de Negócios
Santander - Banco
Shark Tank Brasil - Programa de TV
Shopee - Marketplace
Simplesdesk - Inteligência Artificial em atendimento
Simplo CRM - Software CRM e Serviços de Marketing
Sony Channel - Canal de tv e entretenimento
Transfeera - Plataforma de Pagamentos
WI - Consultoria e Assessoria
WorkMonitor - Gestão de Produtividade
Expositores 2024
2CX - Customer Experience
4Tech Innovation - Tecnologia e Gestão
Ab IMOBI - Franquia imobiliária
Açaí Tenório - Açaí
Agência MDAP - Agência de Marketing Digital
Agência MON - Agência de Marketing
Agitel Telecom - Inteligência na comunicação
Ahoba Viagens - Franquia de Viagens
AMA - Associação de Amigos do Autista - Assistência Social, Saúde e Educação
Ancoraggio Café - Eventos
Andrade - Gestão de Franquias
Anitta Contábil  - Soluções Empresariais / Contabilidade
Anúncio do Bairro - Agência de Marketing Digital
Apper Confeitaria - Doces
AROMADEGAIA - Óleos Essenciais
Art&spresso CAFÉ - Acessórios Femininos Diferenciados
WILLCA - Treinamento
Avendaz - Consultoria
AZ BANK - Consultoria Financeira
Balteus - Agência de Marketing e Consultoria
Batataria Leve Sabor - Batata Recheada
Batatas Drikas - Batata no cone
BBQ MEAT - Alimentação
Bee Delivery - Logística
Belém Saúde - Segurança e Saúde do Trabalho
Bem Dito - Food Trailer
Bem Estar Bem - Eventos Corporativos na área de bem-estar
Bem Minas Empório - Queijos e doces
Big John Burger - Hamburgueria
Biscoiteria - Doces
Biscoitos da Bisa - Loja de alimentos naturais
Blanco Eventos - Crepe Francês
Booleria - Monte seu bolo
Brazil Cosmetics - Cosméticos
BSK PRIME - Boutique do churrasco
Busca Livros - Livros e Periódicos
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
Carmenlee - Cosméticos para lash, brow e nail design
Champs - Maquinas de Sorvetes
Cherry Mint - Bar e Drinks
Churros da Rô - Churros
Circuito das Feiras - Mídia e Conteúdo
CityMart - eCommerce
Compliance - Consultoria Contábil
Consulto - Plataforma de Saúde
ContConnect - Contabilidade e Gestão Financeira
Convo4U - Marketing e Atendimento para WhatsApp
Creators Hub - Hub de Influenciadoras
Dacosta Registro de Marcas - Propriedade Intelectual
DAS Assessoria e Consultoria Empresarial - Consultoria e Contabilidade
DBV Company -  Franquia de Serviços de Limpeza
Devise - Software House
DigAÍ - Plataforma de entrevistas
Do Chef Creperia - Crepe
Dog do PC - Food
doTERRA - Óleos Essenciais
Drika Brindes - Brindes Personalizados
Drusa Eventos - Eventos e Festas
Duckbill - Franquia de Coffee shop
Ecarpay RH - Folha de Pagamento e Gestão de Benefícios
ECOA - Cursos e Treinamentos
EcomSmart - Tecnologia
Editora Escala - Editora
Editora Lisboa - Editora / Livros de coautoria
Editora Unbewusste - Editora
Edutalent - Tecnologia
Elyhmax - Cosméticos
Em Casa com o Chef - Food Trailer
EME Doctors - Arte da Medicina
EmpreendaCast - Podcast
Empreendedor.TV - Mídia e Conteúdo
Emprego Simples - Plataforma de Empregos
Encanto de Minas - Revenda de Pão de Queijo
Erkon - Registro de Marcas
EscaEsco Digitalização - Digitalização e Estúdio
Espaço Cultural Nova Bonsucesso - ONG
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
Exact Sales - Software
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Exposição Digital - Agência de Marketing Digital
Fábrica de Bonecos - Confecção
Farol Food Truck - Hamburgueria
Fast Massagem - Franquia de Massagem
Fato Contábil - Assessoria Contábil e Empresarial
Feito Com Amor by Tah - Papelaria Criativa
Fininport - Investimentos
Firebull Burger - Hamburgueria
Fisio Terapi - Aparelhos de Massagem
Flavored Popcorn - Franquia e Produtos personalizados
Flex Correria Express - Entregas rápidas
Fome de Pizza - Máquinas para pizzarias
Fujifilm Brasil - Fotografia e Saúde
GF Nutri Consultoria - Consultoria na Área de Alimentos
Glow Gourmet - Geladinhos Gourmet
GO! Foods - Café
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Greenpeace - Meio Ambiente
Grin Store - Darkstores e Last Mile
Grupo ABC - Soluções em Terceirização
Grupo Arbo - Turismo e Eventos
Grupo Fast - Holding de Franquias
Grupo Mark - Representação comercial
Grupo Princesa - Marcas e Patentes
Grupo Sama Comunicação - Marketing Criativo
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Grupo Uriah - Publicidade
Hackeando Processos - Consultoria
Hair Fast - Franquia de Tratamentos capilares
Health Money - Gestão Financeira
Héctor - Contador Digital
HI SERVICE - Higiene e Inovação
Ilhas de Atibaia - Hotel Resort
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
InCicle - Sistema de Gestão e RH
Inglês Essencial - Treinamento
InstalFone Telecom - Serviços de telecomunicações empresarial
Institulo CES - Crescimento Pessoal e Empresarial
Konectah - Marketing digital
Lado Ah Lado - Corretora de Seguros
LAM Consultoria Empresarial - Consultoria Empresarial
Lapidare - Centro de Treinamento em Cirurgia Plástica, Estética e Dermatologia
Laser Fast - Franquia de Depilação a laser
Lash House - Estética
Lataria Food Truck - Hamburgueria
LAT - Consultoria e Desenvolvimento de negócios
Lavateria - Franquia de Lavanderias
Leggero - Café
Leide Gourmet - Doces Artesanais
LT Culinária - Comida japonesa
Macarrão na Chapa - Gastronomia
Mary Kay - Cosméticos
MAXI ACESSÓRIOS - Joias e Semijoias
MCF Info - Soluções em Tecnologia
Mega Robô de Led - Entretenimento
Meu Baiano - Gastronomia Regional
MG Consultoria Contábil - Contabilidade
Mídia Brindes - Brindes personalizados
Mister Wiz - Escolas de Empreendedorismo
Modal Marcas e Patentes - Registro e Marcas
myBro. Corretora - Corretora
Nap Brasil - Sofás infláveis
Natureza em Saúde - Suplementos alimentares
N Conteúdos - EAD
NextWeb - Agência de Marketing
Nobru Coffee e Donuts - Cookies, Donuts, Café
Núcleo Zainaghi - Cursos e Palestras
Ônix Comex - Comércio Exterior
Óticas Central - Franquia de Óticas
Padda Bank - Fintech e Meios e pagamentos
Parceiro Ton - Maquininhas de Cartão
Parmê da Rê - Parmegianas
Pastel do Jé - Alimentação
Pequenas Mordidas - Doces
Pipocando na Nave - Pipocas Gourmet
Pluss TV - TV por assinatura
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Portal do Andreoli - Noticias e Mídia
Presentare - Consultoria e Comunicação
Prisma Colors - Corantes para Tintas
Projetando Eventos - Estandes
Protemix - Consultoria e Treinamento em segurança do trabalho
Província Marcas e Patentes - Jurídico e Registro de Marcas e Patentes
Rede Brasil de Televisão - Canal de TV
Refin - Treinamentos  / Recuperação Financeira
Rei da Cabine - Cabine Fotográfica
Rei do Brigadeiro - Brigadeiros Gourmet
Renascimento Óleos Essenciais - Cosméticos e Óleos Essenciais
RiviaDev - Tecnologia
Sabino Bike - Café Especiais
Sabor e Cor Ateliê Gourmet - Pipocas Gourmet
Associação São Joaquim - Serviços de assistência social
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - Painéis de LED, som e iluminação
Serv Color - Gráfica e Brindes
SETHI - Indústria de Máquinas Injetoras
SeuDin - Benefício de Organização Financeira
Silent System - Wireless Audio Systems
Sítio Camões - Óleos Essenciais
Snapfi - Aplicativo para empreendedores
Sol Cenografia e Produções - Acessórios femininos
SPM Partners - Marketing Digital
Starfusion - Software House
Starhouse Varais - Varais sob medida, Redes de proteção e Decoração
Strong Expert - SMS, Ura e higienização de dados
Super Estágios - Recrutamento e Seleção
Teacher dos Famosos - Cursos de Inglês
TELEO - Plataforma de Marketing
Terapimax - Aparelhos de Massagem
The Event by Sebas  - Eventos
Thiane Café - Food Bike
TRABBE - Tecnologia
Trufaria São Paulo - Confeitaria
Tv Eventos - Mídia e Conteúdo
TWA Delícias de Morango - Doces
USE PLUXY - Moda praia
Vapt Vupt Soluções Financeiras - Reabilitação de CPF E CNPJ
VectaX - Soluções
Visual E-Commerce - Tecnologia
Vitorino Seguros - Corretora de planos de saúde
VIVA FÁCIL - Assistente pessoal
VoIP Group - Tecnologia
Voxfree - Soluções em Atendimento
VRO - Entretenimento
WAKU WAKU - Cafeteria
Webbing Brasil - Desenvolvimento de Sistemas, Aplicativos e Produtos digitais
We Do Logos - Plataforma
WM Contabilidade - Contabilidade
WORKSPECIAL - Máquinas e Equipamentos
Xmotion - Franquia de treinamento Full Body
Zelly Uniformes - Confecção de Roupas
Ziel Natural Cosmetics - Cosméticos - Beleza Limpa e Circular
ZIPPI - Fintech
Zippywall - Revestimento adesivo pra parede
ZUKI - Segurança e Medicina do Trabalho
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
Nações Unidas Brasil - Organização intergovernamental
WhatsApp
Realização: minds.com.br
Uma Empresa: minds.com.br
A Exhibition / Minds é um grupo de mídia e publicidade, desde 1997 cria e desenvolve meios de comunicação e negócios inovadores
Email: contato@minds.com.br
Telefone / WhatsApp: (11) 4172.5266