Semenzato, do Shark Tank, quer faturar R$ 6,7 bilhões com franquias em 2022

Para o empresário José Carlos Semenzato, o cenário econômico atual apresenta desafios para alguns segmentos, mas é positivo para o mercado de franquias. "Sempre que há uma crise, o franchising tem um movimento positivo, as pessoas buscam alternativa de renda para suas famílias", disse em entrevista à EXAME na ABF Franchising Expo.

Conhecido por sua participação no programa Shark Tank Brasil, Semenzato é fundador da SMZTO, holding que controla 15 redes, entre elas Espaçolaser, OdontoCompany e Instituto Embelleze. O portfólio do empresário conta com mais de 3,5 mil unidades em operação e faturamento de R$ 4,5 bilhões em 2021.

Na SMZTO, o saldo da pandemia foi positivo graças ao grande peso de redes de odontologia e estética no portfólio. O setor de saúde, beleza e bem estar cresceu 10,5% e teve receita de R$ 38,9 bilhões no último ano, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2022, a alta foi de 13,4% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Na entrevista, Semenzato fala sobre as medidas adotas pela holding na pandemia, o cenário atual e expectativas para este ano. Confira os principais trechos:


Como as franquias da SMZTO atravessaram a pandemia?

Semenzato: A primeira coisa que a gente fez quando começou a pandemia foi colocar todo os sócios em regime de alerta, preservado o caixa no primeiro momento. Nós não sabíamos quando tempo iria durar a paralisação. Fizemos alguns planos de ação para superar aquele momento. Os setores que mais sofreram no nosso portfólio foram restaurantes e educação. Houve uma rápida virada digital, os restaurantes foram para o delivery e a gente conseguiu minimante viver no momento mais grave da pandemia. Já as franquias do segmento de saúde, que tem um peso grande no meu portfólio, não fecharam por serem consideradas um serviço essencial, então nós registramos crescimento mesmo durante a pandemia. Por conta do peso, o balanço ficou positivo.


O cenário atual é de crescimento?

Semenzato: O mercado de franquias tem um efeito positivo durante momentos de dificuldade econômica. Com juros caro e demissões, as pessoas buscam o franchising como alternativa. É um movimento que eu observo há trinta anos. Sempre que há uma crise, o franchising tem um movimento positivo, porque ele é uma alternativa para as pessoas que buscam alternativa de renda para suas famílias. Claro, estamos vivendo um aumento de dívida da população. Vejo o varejo sofrendo um pouco com a falta de crédito, mas não é nada que deve atrapalhar o nosso crescimento planejado.


Como a alta de juros afeta o desempenho das franquias?

Semenzato: Todo setor que depende do limite de crédito do cliente para aprovar uma venda pode ter mais dificuldade. O varejo de produtos terá mais dificuldades. Já os negócios de serviços recorrentes, como de serviços odontológicos e estéticos, eu acredito que vão ter uma vantagem. O setor de educação também, eu posso financiar o meu serviço por meio de boleto bancário, e o consumidor pode pagar com a melhor forma de pagamento para ele. Nós temos as soluções para driblar o momento de alta de juros.


Qual é a meta para o grupo até o fim do ano?

Semenzato: Estamos buscando R$ 6,7 bilhões de faturamento e 4,5 mil unidades no total. Eu espero que a gente consiga bater essa meta. Estamos sinalizando o fechando de junho, as metas estão entre 5% a 10% abaixo do orçado, o que é excepcional. Nós projetamos crescimento da ordem 30% a 40% ao ano. Eu diria que a gente ta bem, estamos 10% abaixo de um orçamento agressivo. Espero que o segundo semestre se mantenha assim.




Fonte:
Exame


Leia mais em:
https://exame.com/negocios/jose-carlos-semenzato-entrevista-franquias/

Todas as Notícias

Seja Expositor

Preencha o Formulário e conheça todas as opções de Estandes, Marketing e muito mais.

Plateia

Garanta seu Ingresso

Prepare-se para uma jornada de 2 dias, que vai destravar todo seu potencial, com os mais brilhantes líderes, em 3 palcos com conteúdo exclusivo.

PASSAPORTE VIP

  • Acesso ao Lounge VIP
  • Assentos reservados nas primeiras filas dos palcos
  • Acesso aos 3 Palcos
  • Fila preferencial na entrada
  • Ingresso válido para os 2 dias
Realizar Inscrição

CONGRESSISTA

  • Acesso aos 3 Palcos
  • Fila preferencial na entrada
  • Ingresso válido para os 2 dias
Realizar Inscrição
Patrocinadores 2025
Bossa Invest - Investimentos em Startups
Equity Fund Group - Investimentos
Apoiadores 2025
Associação Comercial de São Paulo -
Business ForReal - Transformação e Crescimento
Cidade de São Paulo -
Clube BoraFazer - Comunidade global de empreendedores brasileiros
EmpreendaCast - Podcast
Escola de Palestrantes - Mentoria
Grupo Calone - Gestão em B.I.
InCicle - Sistema de Gestão e RH
Mister Wiz - Escolas de Empreendedorismo
Grupo MXE - Multiplicador Empresarial
PRNEWS - Gestão de Reputação
Real Deal Education - Ecossistema potencializador de Negócios
Shark Tank Brasil - Programa de TV
Sony Channel - Canal de tv e entretenimento
Sympla - Ingressos
Visite São Paulo Convention Bureau -
Expositores 2025
Ademicon - Consórcios
Brascare - Cosméticos
Café Caramello - Creme de Café e Franquias
Carmenlee - Cosméticos para lash, brow e nail design
Champs - Maquinas de Sorvetes
Cherry Mint - Bar e Drinks
Circuito das Feiras - Mídia e Conteúdo
CityMart - eCommerce
Conecte Publi - Plataforma de criadores de conteúdo digital
Consulto - Plataforma de Saúde
D+ Contabilidade - Serviços contábeis e soluções empresariais
Dinastia Hub - Aceleradora de negócios
Editora Gente - Editora
E-lembranças - Brindes
Empreendedor.TV - Mídia e Conteúdo
Emprego Simples - Plataforma de Empregos
Esparta - Marcas e Patentes
Especialista Vistorias - Franquias
Estúdio Voz - Estúdio de Podcast
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Fininport - Investimentos
Garimpeira Urbana - Moda
G&C Contábil - Contabilidade
Gori Empreendedor - Soluções contábeis estratégicas
Greenpeace - Meio Ambiente
Grupo Souza Brasil - Registro de Marcas e Patentes
Grupo Uriah - Publicidade
Iavé Sftware - Desenvolvimentos de softwares
iMalaDireta - Plataforma de Marketing
Indeed Institute - Inglês Corporativo
Inglês Essencial - Treinamento
Lash House - Estética
Lavateria - Franquia de Lavanderias
Lexis English Academy - Inglês por Imersão
LimpGOOD - Limpeza Especializada
Mega Robô de Led - Entretenimento
Mestres da Web - Saas
Nap Brasil - Sofás infláveis
OGGI - Sorvetes
Podcast.com.br - Portal de Podcasts
Pontual Contábil - Contabilidade
Portal do Andreoli - Noticias e Mídia
Potential Idiomas - Escola de Idiomas
Projetando Eventos - Estandes
Rei da Cabine - Cabine Fotográfica
Santander - Banco
Security Intel - Proteção e Segurança Cibernética
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Select LED - LED, som e iluminação
Sellit - Marketplace e Social Commerce
SPM Partners - Marketing Digital
Teacher dos Famosos - Cursos de Inglês
TELEO - Plataforma de Marketing
Tv Eventos - Mídia e Conteúdo
VRO - Entretenimento
WI - Consultoria e Assessoria
Yeet - Plataforma de Dropshipping
Fornecedores oficiais
Expo Center Norte - Pavilhão de Eventos
Grupo Calone - Gestão em B.I.
Grupo Macam - Segurança e Serviços Terceirizados
Projetando Eventos - Estandes
Seguro Prático - Corretora de Seguros
Apoiamos
Graac - Tratamento para o câncer infantojuvenil
Greenpeace - Proteção ao meio ambiente
Instituto Ayrton Senna - Educação e Formação
Instituto Center Norte - Inovação social
Médicos sem Fronteiras - Saúde e ajuda humanitária
Nações Unidas Brasil - Organização intergovernamental
WhatsApp
Realização: minds.com.br
Uma Empresa: minds.com.br
A Minds + Exhibition é um grupo de mídia e publicidade, desde 1997 cria e desenvolve meios de comunicação e negócios inovadores
Email: contato@expoempreendedor.com.br
WhatsApp: (11) 4172.5266