Pesquisa identifica principais dificuldades dos empreendedores digitais no Brasil
Com um computador ou smartphone em mãos, identificação de oportunidade e persistência é possível dar início a um empreendimento digital. E esse tipo de negócio tem crescido no Brasil.
O levantamento Negócios Digitais Brasil 2020, realizado pela startup HeroSpark e adiantado com exclusividade à PEGN, identificou que há um grande número de empresas nascentes neste nicho. “Dos respondentes, 23% afirmam ter iniciado seu negócio há menos de 3 meses, enquanto outros 16% estão nessa jornada há menos de 1 ano. Inclusive, esses dados nos fazem acreditar que, definitivamente, 2020 é o ano do empreendedorismo digital”, aposta o CEO da HeroSpark, Nilson Filatieri.
Para entender quem são essas pessoas e como elas se comportam no ambiente digital, a startup entrevistou 579 donos de empresas de diversos portes, sendo que 34% são microempreendedores individuais (MEI). “Outro dado que chama bastante atenção é a profissionalização desses negócios, tendo em vista que mais da metade dos respondentes possui CNPJ e outros 37% dizem não possuir, mas pretendem executar essa tarefa ainda em 2020”, explica Filatieri.
O segmento de atuação dos respondentes é de prestadores de serviços (54%), oferta de cursos online (34%) e venda de produtos (23%) – eles podiam escolher mais de uma opção.
De acordo com Filatieri, a vida nos grandes centros mostra que as pessoas querem e precisam utilizar melhor o tempo. Isso explica Negócios, Marketing Digital e Educação serem os três segmentos mais explorados por estes empreendedores.
Principais dificuldades dos empreendedores
A HeroSpark questionou quais são os principais desafios enfrentados por quem empreende no ambiente digital. O quesito vendas está no topo da lista e é seguido – de longe –, pelo segundo colocado, investimentos.
Fonte:
Revista PEGN
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https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Mundo-digital/noticia/2020/02/exclusivo-pesquisa-identifica-principais-dificuldades-dos-empreendedores-digitais-no-brasil.html