Presidente e fundador da Associação Nacional dos Inventores (ANI) - entidade que, desde 1992, assessora inventores independentes e pessoas criativas na negociação de suas invenções com o meio empresarial - Carlos Mazzei é, antes de tudo, um empreendedor. Especialista em Marketing de Novos Projetos, ele responde, de maneira divertida e objetiva, à pergunta sobre ser, ele mesmo, um inventor: Não, nunca inventei nada. Será? Afinal, a própria ideia da criação da ANI foi ele quem teve, há quase 30 anos. Interessado em novos projetos, fui visitar uma feira de inventores nos Estados Unidos e fiquei encantado com o trabalho e com a exposição de centenas de inventos! Como já existia no Brasil uma empresa chamada Fama Marcas e Patentes, decidi me especializar em ajuda aos inventores independentes, relata.
Mazzei é autor do livro Inventei, e Agora? - Como ganhar dinheiro com uma boa ideia. Expert em marcas e patentes,ministra palestras sobre o tema em todo o Brasil, ensinando empresas a trabalhar com a criatividade de seus funcionários.
Representante do Brasil em diversos organismos internacionais de apoio a inventores - é membro do comitê executivo da Federação Internacional das Associações de Inventores (IFIA), órgão sediado na Suíça - é responsável por trazer ao Brasil diversos prêmios de participações nas feiras de invenções em Taiwan, EUA, Bélgica, e no Salão Internacional de Invenções de Genebra (Suíça).
Conhecido como Empresário dos Inventores do Brasil, Mazzei se define: Sou uma pessoa predestinada a trabalhar com isso, mesmo porque não programei nada - as coisas foram acontecendo. Acho que sou o único no Brasil que se dedica realmente a ajudar esses inventores independentes que precisam tanto de um pontapé inicial. Para quem tem uma boa ideia e quer colocá-la em prática, Mazzei tem um conselho que pode ser a chave do sucesso: Primeiro, registre sua ideia e depois passe a divulgá-la, pois ninguém fica rico com o invento escondido na garagem de casa!.